Mustang BullittTM
Norton Luiz
Editor de Veículos
A Ford apresenta três grandes novidades no Salão Internacional de Detroit 2018, nos EUA. Um dos grandes destaques é o Mustang BullittTM de terceira geração – em edição limitada comemorativa do 50º aniversário do filme clássico “Bullitt”, de Steve McQueen. Estreiam também o novo Edge ST, o primeiro SUV tunado pela Ford Performance (divisão de carros de alto desempenho da marca) e a Nova Ranger, esta exclusiva para o mercado americano.
O novo Ford Mustang BullittTM, apresentado no evento pela atriz Molly McQueen, neta de Steve McQueen, será lançado em meados deste ano nos EUA e é equipado com um motor V8 5.0 especialmente calibrado com potência de mais de 480 cv e torque de 569 Nm, chegando à velocidade máxima de 262 km/h.
O novo Mustang BullittTM tem transmissão manual e exibe uma bola branca na manopla do câmbio, como um tributo ao modelo original. Também vem com válvula ativa no sistema de escapamento, tunada para dar ao carro um ronco característico. Outro equipamento de série é o painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas, igual à do novo Mustang que começa a ser vendido no Brasil este ano, mas com uma tela de boas-vindas exclusiva, em verde, e a imagem do BullittTM estampada.
Suas opções de cor são limitadas ao preto Shadow e ao clássico verde Dark Highland usado no filme. Outras características que homenageiam o carro dirigido por McQueen são os frisos finos cromados ao redor da grade e das janelas dianteiras e as clássicas rodas de alumínio de 19 polegadas. Por dentro e por fora, o veículo traz poucos emblemas. Externamente, vê-se apenas o logotipo circular BullittTM aplicado na falsa tampa de combustível na traseira.
Edge ST
Disponível apenas nos EUA, o novo Edge ST é a primeira versão revelada pela Ford da linha 2019 do utilitário esportivo. No final do ano, o modelo também será lançado na Europa nas versões Vignale, ST-Line, Titanium e Trend, com novos motores diesel, estilo aprimorado e tecnologias sofisticadas de assistência ao motorista.
O novo Edge ST tem características avançadas de dirigibilidade e frenagem. Destaque para a nova transmissão de oito velocidades com engates rápidos, o motor V6 mais potente da categoria e tecnologias inéditas no segmento, como assistência de manobras evasivas, piloto automático adaptativo com stop-and-go e assistência de manutenção na faixa.
Também desenvolvida para atender o consumidor americano, a Ford apresenta nova Ranger com motor EcoBoost 2.3 a gasolina, transmissão automática de 10 velocidades e tecnologias avançadas como a assistência de frenagem com detecção de pedestre.
O novo Edge ST traz o motor V6 mais potente da categoria, um EcoBoost 2.7 de duplo turbo, especialmente tunado, com potência de 340 cv e torque de 515 Nm. A transmissão automática de oito velocidades com engates rápidos e a suspensão com ajuste esportivo garantem uma condução dinâmica. Além disso, o novo modo “Sport” permite uma resposta de aceleração e padrões de mudança mais agressivos, junto com um som de escape mais forte.
O Edge ST exibe novo estilo na dianteira e na traseira, uma grade de malha aberta para otimizar a refrigeração, saias laterais largas, dupla saída de escape e rodas de 21 polegadas exclusivas. O interior tem console central redesenhado e um novo botão de câmbio rotativo que facilita o acesso à base de carregamento sem fio, aumentando a sensação de modernidade e sofisticação do veículo.
O novo Edge vem de série com mais tecnologias de assistência ao motorista que qualquer outro SUV da categoria nos EUA, incluindo recursos inéditos na marca e no segmento. Outros equipamentos incluem câmeras dianteira e traseira de 180 graus, estacionamento automático aprimorado e sistema de áudio premium B&O Play da Harman, com 12 alto-falantes, especialmente ajustado para o Edge.
Ranger exclusiva
A nova versão exclusiva da Ranger para os EUA traz um estilo exterior único, com faróis e lanternas traseiras de LED e tecnologias avançadas como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego com cobertura para reboque – inédita no segmento, assistência de frenagem com detecção de pedestre, assistência de manutenção na faixa e piloto automático adaptativo.
Novas funcionalidades também tornam a direção da picape mais fácil e divertida, em estrada e fora de estrada. O pacote opcional FX4 Off-Road adiciona protetores de carroceria, pneus especiais e suspensão tunada. O sistema de gerenciamento de terreno e o controle Trail ajudam a rodar em pistas mais radicais.