Norton Luiz
Editor de Veículos
As linhas de veículos Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque produzidas na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, Rio de Janeiro, chegam à versão 2018 equipadas com a nova geração de motores Ingenium nas opções diesel e gasolina. E já estão disponíveis nas revendas da marca do País. O Discovery Sport, vendido em seis versões, custa entre R$ 224.700 e R$ 289.900. Por sua vez, o Evoque, com sete configurações, começa de R$ 228.500 e vai até R$ 293.100, incluindo a conversível.
Os novos motores Ingenium que equipam os dois modelos traz estrutura extremamente leve com ampla utilização do alumínio, cabeçotes de DOHC de 16 válvulas com comando variável e balanceadores duplos que proporcionam índices de ruído e vibração ainda menores.
Com 240 cv de potência, a gasolina, o propulsor 2.0 Ingenium substitui a linha GTDi usada no Range Rover Evoque desde seu lançamento, em 2011. Ele traz melhorias significativas em relação ao seu antecessor. Uma delas é a disposição do torque máximo de 35 kgfm disponível a apenas 1.250 rotações.
O novo motor Ingenium empurra o Evoque da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos e o faz atingir a velocidade máxima de 217 km/h. Tal desempenho é garantido com a ajuda de um turbocompressor de duplo fluxo, alimentado por um coletor de escape integrado que reduz significativamente o atraso (turbo lag) e diminui o tempo de resposta do motor.
O propulsor também conta com um sistema inteligente de elevação das válvulas continuamente variável (CVVL), que permite que o motor "respire" com máxima eficiência, otimizando a potência e o torque.
Ingenium Diesel
A linha 2018 do modelo passa a ser oferecida também com motor Ingenium diesel 2.0, de 240 cavalos, de 51 kgfm de torque, uma opção a mais aos clientes que já contavam com o Ingenium diesel de 180 cv desde 2016.
O Ingenium diesel leva o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos e à velocidade máxima de 204 km/h. Esse motor de alta performance tem 7,2 kgfm adicionais de torque e atinge de 0 a 100 km/h 1,4 segundos mais rápido que o já aclamado motor diesel de 180 cv anterior.
O propulsor é equipado com um Turbo, com compressores duplos sequenciais, que proporcionam a combinação ideal entre potência e excelente dirigibilidade em situações de baixa velocidade.
Seu sistema de injeção de combustível common-rail de alta pressão e a total otimização do fluxo nos injetores, que otimizam ao máximo o consumo ao mesmo tempo em que oferecem excelente potência.