Norton Luiz
Editor de Veículos
A Hyundai CAOA apresentou nesta quarta-feira o novo caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). O modelo urbano de carga, desenvolvido pela engenharia brasileira em conjunto com a matriz coreana, substitui o HD 78 no mercado brasileiro. O HD 80 foi pensado em todos os detalhes para dar segurança e agilidade no transporte de cargas nos grandes centros urbanos.
O HD 80 é equipado com motor 3.0 biturbo, diesel, de quatro cilindros, de 170 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Ele traz sistema EGR, que dispensa o uso de ARLA 32, e injeção eletrônica de combustível Commom Rail. O preço de R$ 118.800 é bastante atraente diante dos valores praticados pela concorrência do segmento VUC (Veículo Urbano de Carga).
Com o lançamento do novo HD 80, a Hyundai CAOA reafirma a importância que o segmento de caminhões leves tem para a estratégia de crescimento da empresa no mercado brasileiro, disponibilizando um modelo projetado para atender plenamente os anseios e necessidades dos clientes dos mais variados ramos de atuação, desde autônomos e frotistas até órgãos do governo e grandes empresas.
Disponível em versão única de acabamento, o novo caminhão leve da marca coreana se destaca pelo chassi resistente que possibilita ao Cliente configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.
O Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal, que confere modernidade ao design funcional já aparente no seu antecessor. No interior, as evoluções do modelo estão no quadro de instrumentos e console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.
O Hyundai HD 80 vem equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). Com essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais seguras, independentemente da situação.
O Peso Bruto Total (PBT) aumentou de 7.800 kg disponível no HD 78 para 8.000 kg no HD 80. Isso representa dizer que o novo caminhão leve da Hyundai tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria – aberta ou fechada, entre outras). Esses implementos pesam em média 800 kg, o que possibilita o transporte de carga líquida - considerando o peso do implemento - em torno de 4.463 kg.
A potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm mostra um ganho de quase 10% em relação ao seu antecessor. Já o torque máximo é de 40,8 kgf.m (400 N.m), sendo que ele está disponível a partir de 1.500 rpm, permanecendo constante até 2.200 rpm. Isso se traduz, por exemplo, em força e agilidade no momento de tirar o veículo da inércia. Seu tanque tem capacidade para 150 litros de diesel, contra 100 do HD 78.
Entre os principais diferenciais do motor do Hyundai HD 80 está a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation, em português: Recirculação de Gases do Escape), que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes, atendendo, assim, as exigentes normas da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).
Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. Essa transmissão é a mesma do HD 78.