Norton Luiz
Editor de Veículos
De olho num mercado que deve crescer 43,5% este ano, a Ford Caminhões apresentou à imprensa a linha Cargo Power 2019, equipada com o novo motor Cummins ISB 6.7 de 306 cv de potência. A apresentação foi na pista de testes da companhia, em Tatuí (SP). O destaque da linha é o novo modelo 2431, que tem tração 6×2 e transmissão automatizada TorqShift. Foi o primeiro evento de caminhões da empresa em 2018, com direito a test drive para os jornalistas.
O motor Cummins da linha Cargo Power tem torque de 1.100 Nm disponível numa faixa ampla de 1.100 a 1.900 rpm. Com esses números, assume a condição de ser o motor mais forte na faixa de até 7 litros.
A nova linha da Ford não se restringe apenas aos modelos Cargo 2431 6x2 e Cargo 3031 8x2, com transmissão manual ou automatizada Torqshift, mostrados em Tatuí. Conta também com o Cargo 1731 rígido, Cargo 1731T cavalo-mecânico, Cargo 2631 6×4, Cargo 3131 6×4, também com transmissão manual ou automatizada Torqshift. Mas o destaque mesmo fica por conta do Cargo 2431.
“Nosso objetivo é conquistar a liderança do segmento 6x2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, afirma Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões. Somente no segmento chassi rígido, o crescimento, segundo a Renavam, será de 21,9% este ano.
A Ford sempre foi dona de posição de liderança nos segmentos de caminhões semileves e leves – nos quais teve participação de 34,1% e 31,4%, respectivamente, em 2017. Com o lançamento da linha Cargo Power, a marca quer ampliar sua fatia também nos médios e pesados, em que obteve no ano passado a seguinte participação: médios 4x2: 17,2%; médios 6x2: 16,3%; e pesados 6x4: 15,6%.
O cargo 2431 6x4 já está nos pontos de venda (mais de 100 distribuidores no País) com preço promocional: as 500 primeiras unidades têm o mesmo valor do modelo anterior, o cargo 2429, com 290 cv de potência. Este continua em produção, mas apenas com câmbio manual de 6 velocidades e redução nos cubos de rodas (dupla velocidade)
Novidades
A grande novidade do Cargo 2431 6x2 e 8x2 é a mudança no conjunto do trem de força. O sistema foi recalibrado, ganhou mais força (306cv) e diminuiu o consumo de combustível, comparando com o modelo anterior (290CV), sem aumentar a emissão de gases. “Tem mais torque em qualquer rotação se comparado ao Cargo 2429”, lembrou o gerente de Engenharia do Trem de Força, Nelson Palmerio.
A linha Cargo Power também já vem de fábrica com o sistema de telemetria Fordtrac ativado, que inclui funções de monitoramento e segurança. Equipado com a tecnologia mais moderna do mercado, ele permite registrar os principais parâmetros de comportamento do motorista, como velocidade, frenagens e consumo de combustível, e contará futuramente com uma central de monitoramento para acompanhar o veículo em tempo real, com equipe de apoio técnico.