Norton Luiz
Editor de Veículos
A Mercedes-Benz começa a implantar o conceito de Indústria 4.0 no Brasil. A Empresa inaugurou em sua fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, uma linha completamente nova de montagem de caminhões. Trata-se de um passo importante rumo à modernização da indústria automotiva do futuro.
“Somos o primeiro fabricante de veículos comerciais a inaugurar uma linha de montagem de caminhões inovadora, no rumo da Indústria 4.0. Já estamos vivendo o futuro”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
A tecnologia digital, a hiperconectividade, dados na nuvem e a Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, já são realidade na Mercedes-Benz do Brasil. Na nova linha de produção, os colaboradores estão no comando das tecnologias, obtendo altos padrões de qualidade e produtividade, além da maior flexibilidade para atendimento às demandas dos clientes.
A nova linha de montagem faz parte de um investimento de R$ 500 milhões aplicados pela Empresa desde 2015. Foram três anos de construção de um prédio totalmente novo que concentra a montagem de caminhões, dos leves aos pesados, e a logística de peças, num sistema moderno, integrado e inteligente de produção.
“As tecnologias inovadoras da indústria 4.0 que já estão sendo aplicadas serão expandidas a todos os processos produtivos da marca, como às linhas de agregados (motores, câmbios e eixos) e à fabricação de chassis de ônibus em São Bernardo do Campo, como também à planta de Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde produzimos cabinas e os caminhões Actros”, diz Philipp Schiemer.
Além de revolucionar a indústria de veículos comerciais no País, a nova linha de montagem é inovadora também para o Grupo Daimler. “Está nascendo aqui uma das mais modernas fábricas de caminhões do Grupo Daimler”, afirma Philipp Schiemer. “Com o investimento em nossa Fábrica 4.0, reafirmamos a confiança da Empresa na retomada do crescimento econômico do Brasil e na sustentabilidade do mercado de veículos comerciais”.
A nova linha de montagem de caminhões Mercedes-Benz é 15% mais eficiente em termos de produção do que a anterior. A meta é alcançar 20% de ganho de eficiência logística, graças a exemplos como a redução de armazéns de peças de 53 para 6, ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45%, e à redução do armazenamento de componentes de 10 dias para no máximo 3 dias.
A nova linha de montagem de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil chama a atenção pelo diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de última geração, totalmente conectados. A alta tecnologia aplicada por toda linha permite, por exemplo, disponibilizar dados em tempo real para diversas áreas da fábrica.
Entre os recursos tecnológicos destaca-se um App móvel que permite acompanhar 100% da produção da nova linha de caminhões pelo celular. Essa ferramenta tem interface com a planta de Juiz de Fora e com diversas áreas de São Bernardo do Campo. Além disso, também terá com as demais fábricas de caminhões do Grupo Daimler.
“Todos os dados gerados pelo aplicativo e por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e os AGVs (Automatic Guided Vehicle ou Veículos Guiados Automaticamente), estão sendo armazenados na nuvem com a inteligência do Big Data. Através desses dados, utilizando de recursos Analytics, podemos monitorar a qualidade de todos os nossos produtos”, explica Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.
Entre os diferenciais tecnológicos dessa nova linha de montagem de caminhões incluem-se: Mais de 60 AGVs, mais de 100 apertadeiras eletrônicas, mais de 40 monitores de TV que dispensam papeis na orientação aos montadores em cada estação de trabalho, modernas impressoras 3D e, em breve, óculos de realidade aumentada.
Na logística de peças, destacam-se novas empilhadeiras com câmeras que orientam toda a movimentação e sensores luminosos nas prateleiras de estoque que monitoram a entrada e a saída de materiais.
O layout inovador também é uma grande novidade da linha de montagem de caminhões. Graças ao conceito “One roof assembly”, todos os modelos de caminhões podem ser produzidos no mesmo prédio, com a flexibilidade de ordem de montagem de qualquer modelo, do leve ao pesado.
Já o conceito “Fishbone” resulta em estoque e supermercado de peças, pré-montagem e montagem final totalmente integrados, otimizando e agilizando o processo de produção de caminhões.