Norton Luiz
Editor de Veículos
A Volkswagen Caminhões e ônibus marca seu ingresso no segmento de 3,5 toneladas, um dos mais disputados no Brasil e na América Latina com o lançamento do modelo Delivery Express. O fabricante apresenta também o modelo Delivery 4.150. Os dois modelos leves, fabricados sob medida para entregas urbanas, chamam a atenção por oferecer agilidade em manobras rápidas e robustez.
O Delivery Express traz ainda a vantagem de poder ser guiado por motoristas com carteira de habilitação categoria B, além de trafegar em áreas onde a circulação de caminhões é restrita, característica dos grandes centros urbanos. Nas estradas o Delivery Express se destaca também pelo rodado simples na traseira, o que oferece o benefício da cobrança de pedágio no valor de um automóvel.
A VW Caminhões apresenta também ao mercado o Delivery 4.150. Com ele, o fabricante ingressa também em um segmento antes não explorado pela marca já contando com financiamento via Finame.
Ao ingressar na cabine da família de caminhões Delivery o motorista já poderá sentir que o modelo é feito sob medida, volante de múltiplas regulagens e menor diâmetro. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, o que facilita a operação e proporciona ergonomia de carro de passeio.
A manobrabilidade dos modelos também se destaca como pela eficiência na categoria, graças ao maior ângulo de esterçamento e ganho na capacidade de realizar as manobras em vias estreitas.
“Trata-se dos lançamentos mais aguardados do segmento de 3,5 e 4 toneladas, que traduzem o know-how da marca Volkswagen combinando a expertise de carro de passeio e de trabalho, numa sincronia que chega para fazer história no transporte de cargas”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Motor
O Delivery Express tem motor Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia de pós-tratamento de gases EGR, dispensando o Arla 32. Alcança 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas e agilidade nas entregas urbanas, com a melhor potência e torque da categoria.
Para este modelo, a Engenharia de Resende desenvolveu um set de airbags tanto para o motorista como para os passageiros. O airbag dos passageiros é o maior da América Latina, com 160 litros, e associado a cintos de segurança com pré-tensionadores, entrega alto padrão de segurança aos ocupantes.
Por sua vez, o modelo Delivery 4.150 é equipado com motor Cummins ISF de 2,8 litros e 150 cv de potência, com sistema de pós-tratamento de gases EGR que dispensa o Arla 32. A transmissão manual ESO-4106 combina-se ao conjunto de powertrain, conferindo também a melhor potência e torque da categoria.