Norton Luiz
Editor de Veículos
O novo SUV de grande porte Audi Q8 será lançado no mercado europeu no segundo semestre deste ano. O modelo imponente deverá marcar presença no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Dessa forma, é muito provável que no próximo ano o SUV topo da marca alemã desembarque no mercado brasileiro já em 2019.
Primeiro modelo da marca no novo segmento de SUV Cupê (tem essa característica por combinar a elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte), o Q8 estreia no mercado europeu com motor 3.0 V6 TDI diesel. Esse propulsor traz tecnologia híbrida leve, com uma rede elétrica de 40 volts, bateria de ion-lítio e um gerador que atua como alternador. Esse sistema permite que o SUV ande com motor desligado em velocidade e até 160 km/h e recupere até 12 kilowatts durante as desacelerações.
O motor 3.0 do Audi Q8 entrega 290 cv de potência e 61,1 kgfm de torque e trabalho associado ao câmbio automático Tiptronic de 8 marchas e o sistema de tração integral Quattro. Esse motor leva o Q8 de 0 a 100 em apenas 6,3 segundos. No próximo ano o modelo receberá a versão 3.0 TFSI a gasolina, de 344 cv de potência.
Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV Cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso. Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.
O Q8 traz a nova cara da família Q. A robusta grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro. O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas e das portas e o difusor de ar trazem uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência off-road.
myAudi
Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional. Tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital. Uma faixa, que tem como base uma faixa preta, conecta as lanternas, assim como no Audi quattro original. Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.
Com o conceito operacional MMI sensível ao toque do novo Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.
A operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função. Além disso, o controle de voz em linguagem coloquial transforma o Q8 em um parceiro de diálogo inteligente. Os motoristas podem expressar seus comandos livremente. O controle de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir restaurantes por perto.
Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit totalmente digital. Sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional. A versão plus opcional inclui uma terceira visualização mais esportiva. O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.
Sistema de infotainment
O Q8 chegará a mercado europeu com o sistema de infotainment topo de linha, o MMI Navigation Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. O sistema de navegação reconhece as preferências do motorista com base em viagens anteriores e, portanto, pode fazer sugestões inteligentes. Os serviços online da Audi connect adicionam recursos preditivos ao processo de planejamento de rotas.
A chave Audi connect (opcional) permite ao motorista bloquear/desbloquear o veículo e ligar o motor usando um smartphone compatível com Android. Perfis de usuários individuais permitem que até 400 configurações preferenciais sejam armazenadas para vários motoristas. Com o aplicativo myAudi, os clientes também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o MMI.
O Q8 é topo de gama em termos de qualidade de som e conexão graças ao Audi phone box e ao voice-over LTE. O mesmo se aplica ao sistema de som Bang & Olufsen, que oferece um som 3D. A música se desenrola exatamente como foi gravada na sala de concertos.
O SUV Cupê Q8 dá suporte ao seu motorista em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o adaptive cruise assist (controle de cruzeiro adaptativo), efficiency assist (assistente de eficiência), crossing assist (assistente de cruzamentos), lane change warning (alerta de mudança de faixas), curb warning (aviso de meio-fio) e as câmeras de 360 graus. Um dos destaques é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019. Sob a supervisão do motorista, o sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma.
Piloto de estacionamento
O motorista sai do carro e ativa o processo usando o aplicativo myAudi no smartphone. O piloto de estacionamento remoto oferece um nível semelhante de conveniência. Por trás de todos esses recursos está o controlador central de assistência ao motorista, que calcula continuamente um modelo diferenciado do ambiente e usa essas informações para gerenciar os sistemas de assistência. Os dados necessários são obtidos – dependendo dos opcionais selecionados – de até cinco sensores de radar, seis câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser.