Norton Luiz
Editor de Veículos
A Ford comemora a produção de 10 milhões de unidades do superesportivo Mustang. O modelo escolhido para simbolizar o marco de produção foi um Mustang GT Conversível branco Wimbledon, com motor V8 de 466 cv, câmbio manual de seis velocidades e tecnologias avançadas de assistência ao motorista, produzido na fábrica da Ford em Flat Rock, Michigan, EUA.
O primeiro Mustang de série (VIN 001) produzido em 1964 era da mesma cor e modelo, com motor V8 de 166 cv e câmbio manual de três marchas. No Brasil, o “muscle car”, o carro esportivo mais vendido do mundo há três anos consecutivos e líder do mercado norte-americano nos últimos 50 anos, agora em sua sexta geração, já somou 700 unidades vendidas em seis meses de lançamento, que representam nada menos que 96% da categoria.
“O Mustang é o coração e a alma desta empresa e um dos carros preferidos em todo o mundo”, disse Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford. “Quando vejo um Mustang passar na rua em Detroit, Londres ou Pequim, sinto a mesma emoção de quando comprei meu primeiro carro – um Mustang cupê 1966 que dirigi por todos os Estados Unidos quando era adolescente. É um carro que faz todo o mundo sorrir em qualquer idioma.”
Como parte da comemoração, mais de 60 proprietários do modelo de várias épocas ajudaram a escrever o número 10.000.000 com os carros na fábrica de Flat Rock, com sobrevoo de três caças P-51 Mustang. Durante seus 54 anos de história, o Mustang foi produzido também em San Jose, Califórnia, em Metuchen, Nova Jersey, e na fábrica original em Dearborn, Michigan.
Mustang GT
Considerado o melhor de todos os tempos, o Mustang 2018 é oferecido no Brasil na versão de topo GT Premium, com motor V8 5.0 de 466 cv, transmissão automática de 10 velocidades com opção de trocas no volante e pacote de performance de série.
Ele vem com suspensão adaptativa MagneRide, freios esportivos Brembo, seis modos de condução, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga.
Painel digital configurável de 12 polegadas, escapamento com válvula ativa, registro de dados de performance Track Apps e Line Lock, que bloqueia eletronicamente as rodas dianteiras para o preaquecimento dos pneus traseiros, são outros recursos exclusivos do Mustang.
Versões históricas
1965 – Lançamento do Shelby GT350 e estreia do Mustang 2+2 com teto totalmente fastback
1968 – O Mustang 390 GT estrela o filme “Bullitt” com Steve McQueen e o motor Cobra Jet 428 é introduzido na linha
1969 – Lançamento dos modelos de alta performance Boss 302 e Boss 429
1970 – Introdução da entrada de ar “Shaker” no capô
1974 – Estreia do Mustang II em meio à crise do petróleo, suspendendo a oferta do motor V8 até 1975
1976 – Introdução da versão Cobra II na linha
1979 – Estreia da plataforma “Fox” do Mustang de tendência europeia
1982 – Retorno do Mustang GT após 12 anos de ausência
1984 – Estreia do Mustang SVO (Special Vehicle Operations), de produção limitada
1993 – Estreia da edição limitada Mustang Cobra SVT (Special Vehicle Team)
2000 – Retorno do Mustang Cobra R SVT de competição
2001 – Estreia da edição limitada comemorativa Mustang Bullitt
2003 – Retorno do Mustang Mach 1 com entradas de ar “Shaker” no capô
2004 – A produção do Mustang é transferida da fábrica de Dearborn para Flat Rock, após 40 anos
2007 – Volta da versão California Special
2008 – Volta do Mustang Bullitt
2011 – Estreia do novo motor V8 5.0 de 417 cv no Mustang GT
2012 – Lançamento do primeiro Mustang Boss 302 desde 1971, com motor V8 de 446 cv
2015 – Lançamento do Mustang de sexta geração, o primeiro com suspensão traseira independente, e dos modelos Shelby GT350 e GT350R com motor V8 5.2 de virabrequim plano
2018 – Renovação do estilo, introdução do motor V8 5.0 de 466 cv e do Pacote de Performance II
2019 – Lançamento da edição limitada Mustang Bullitt, com 486 cv.