Honda CRF 250RX
Norton Luiz
Editor de Veículos
A Honda traz ao Brasil a nova linha 2019 de motocicletas de competição off-road da família CRF. A apresentação foi feita na última sexta-feira, no Autódromo de Goiânia, aproveitando o clima da 26º Edição do Rally dos Sertões. Representada pelas motocicletas CRF 250 e 450, a nova família off-road, com cinco versões e destinada às competições de motocross, enduro e rali, começa a ser vendida ainda esse ano com preços que partem de R$ 40.590 e vão até R$ 44.990.
A pré-venda dos modelos japoneses começa nesta segunda-feira, dia 20, e a Honda espera comercializar cerca de 200 unidades ainda em 2018. A linha CRF 450, a mais poderosa off-road de competição da Honda, poderá ser encontrada nas versões CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX. Já a família CRF 250 virá ao Brasil com as versões CRF 250R e CRF 250RX. Todas elas projetadas visando atender pilotos profissionais e praticantes do off-road.
Três das motocicletas CRF que chegam ao Brasil merecem destaque especial: a CRF 450X, totalmente renovada, e as novas CRF 250RX e CRF 450RX. As CRF 450RX e CRF450X, em versão 2019, receberam muitos aperfeiçoamentos, resultando em motocicletas ainda mais competitivas, capaz de atender tanto as expectativas dos mais experientes pilotos de rali e enduro, como as daqueles que desejam uma moto de especificação para as trilhas de final de semana.
Por sua vez, a inédita CRF 250RX, derivada da CRF 250R de motocross, e inspirada na “irmã maior” CRF 450RX, é direcionada a pilotos que preferem e/ou necessitam da agilidade que uma 250 pode oferecer.
HONDA CRF 450R
Projetada para a prática do motocross, a versão 2019 da CRF 450R estreia um novo chassi e balança de suspensão traseira, plenamente adequados para suportar toda a força do motor que ganhou torque e potência máxima.
Mais leve que sua predecessora de 2018 – quase um quilo a menos – a CRF450R inaugura na linha 2019 o HRC Launch Control, sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert.
O motor também permite escolher, por meio do EMSB - Engine Mode Select Button, entre três níveis diferentes de emissão de potência – Standard, Smooth (suave) ou Agressive.
Completam as principais novidades da CRF 450R 2019 o novo guidão Renthal Fat Bar ajustável em quatro posições, o par de ponteiras de escape mais longas e o tanque de combustível em titânio, que auxilia de maneira inequívoca a redução da massa. A CRF 450R pesa apenas 112 kg.
Específica para enduro, a CRF 450RX, deriva diretamente da CRF 450R de motocross. As diferenças se concentram à roda aro 18” (aro 19” na CRF 450R), tanque de combustível de plástico e com maior capacidade (8,5l contra 6,3l) e a existência do cavalete lateral em alumínio forjado.
Como na irmã “R”, a CRF 450RX se vale do motor monocilindro SOHC Unicam, dotado do HRC Launch Control e do Engine Mode-EMSB em três níveis. Outro ponto em comum à ambas é o guidão Renthal, os aros de alumínio pretos e o sistema de partida elétrica. O peso em ordem de marcha é de 116 kg.
HONDA CRF 450X
A CRF 450X é uma genuína integrante da família das Honda CRF 450 de competição, distinguindo-se o motor SOHC, dotado de ventoinhas nos radiadores, o que auxilia na manutenção do equilíbrio térmico e, consequentemente, na confiabilidade.
Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF 450R e CRF 450RX – e a presença de um conjunto de carenagem/number plate com farol e quadro de instrumentos dotado de velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia restante. O peso em ordem de marcha da CRF 450X é de 125 kg.
HONDA CRF 250R
A 250R é equipada com o HRC Launch Control, permitindo que o piloto possa escolher entre três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert. Como na CRF 250RX, a “R” também possibilita três ajustes de motor via EMSB - Engine Mode Select Button.
O motor monocilindro DOHC, igual ao da CRF 250RX, tem ajuste que privilegia a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva, característica desejável no motocross. Também o ajuste das suspensões Showa é mais rígido que na CRF 250RX assim como a roda traseira é de 19” (18”na CRF 250RX).
Um diferencial particular na CRF 250R é o tanque de menor capacidade (6,3l) feito em titânio, o que faz dela a mais leve da família: apenas 108 kg em ordem de marcha.
HONDA CRF 250RX
Derivada da CRF 250R de motocross, a CRF 250RX, ideal para aplicação trail e enduro, utiliza o mesmo chassi e motor da 250R. Este, porém, tem acerto diferente resultando em respostas menos agressivas ao acelerador. Mesmo assim, o motor monocilindro DOHC com quatro vávulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI.
Como nas CRF 450R e CRF 450RX, também estão presentes na CRF 250RX o EMSB - Engine Mode Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e o HRC Launch Control System com os mesmos três níveis de auxílio a largada.
O tanque de plástico tem capacidade de 8,5 litros e possibilita autonomia de aproximadamente 65 km. Cavalete lateral de alumínio forjado e a partida elétrica. A CRF pesa 11 kg.
Equipamentos comuns à todas as CRF
-suspensão dianteira upside-down Showa SPG 49mm,
-suspensão traseira Pro-Link Showa
-injeção eletrônica PGM-FI
-partida elétrica
-bateria 12V de Li-ion
-discos de freio de 260mm (dianteiro) e 240mm (traseiro)
-rodas de alumínio DID pretas
Preços da linha CRF 2019
CRF 250R – R$40.590
CRF 250RX – R$41.990
CRF 450R – R$43.590
CRF 450X – R$44.590
CRF 450RX - R$44.990