Norton Luiz
Editor de Veículos
Andamos na grandalhona SW4. Não totalmente desapegado da Hilux pelo fato de utilizar o mesmo conjunto mecânico da irmã picape, o SUV da quarta geração do fabricante japonês segue vida própria faz bastante tempo. Lembra quando era conhecido e carregava até a inscrição Hilux SW4? Pois bem, não tem mais e não é de agora. Ambos continuam irmãos, mas cada um para o seu lado, carregando identidades próprias. A SRX 2.8 turbodiesel 4x4, de 7 lugares, representa hoje 75% das vendas da linha SW4.
A SW4 testada pelo DMAutos, se destaca pelo design, recursos de tecnologia e requinte, no que a bruta da Toyota tem de sobra. Andamos na versão topo da linha, a SRX 2.8 turbodiesel 4x4 de 7 lugares, que custa um pouquinho mais de R$ 252.000. Além da versão SRX diesel, objeto da nossa avaliação, a linha SW4 tem outras sete versões, sendo três SR 4x2 e uma SRV 4x2, com motor 2.7 flex, de 5 e 6 lugares, manual e automática, uma SRX 4.0 V6 a gasolina e outras duas 4x4 de 5 lugares (uma SR e outra SRX) com motorização 2.8 diesel, automáticas.
A SW4 SRX, com sua proposta de luxo, traz um pacote recheado de itens de série. Não há opcionais para a versão e muitos do que oferece não era empregada na versão anterior, como os Leds de iluminação diurna, chave presencial, airbag de joelho para o motorista, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e botão de partida.
Motor
Como na picape Hilux, a SW4 SRX utiliza sob o capô o mesmo propulsor 2.8 turbo com injeção direta, que e rende 177 cv e 45,9 kgfm de torque e partir de 1.600 rpm. Um baita motor. É silencioso e responde bem nas acelerações. Ele leva a grandalhona de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e tralha associado à transmissão automática de seis velocidades, com modo sequencial por aletas atrás do volante.
Na cidade, o SUV anda bem, mas seu peso parece deixar o motor meio preguiçoso na primeira aceleração. A impressão se desfaz segundos depois quando o motor começa a encher de acordo que o pé vai afundando no acelerador. É nítida a força que o propulsor turbo apresenta. É preciso segurar o pé para não fazer besteira no trânsito.
Colocamos a SW4 também na estrada numa viagem entre Goiânia e Caldas Novas. Ai, sim, conhecemos um SUV poderoso. No meio do caminho tivemos que fazer uma frenagem mais busca, quando notamos um barulho estranho nas rodas dianteiras e sentimos o volante tremer. Em velocidades mais baixas, pisadas mais fortes no pedal de freios não traziam qualquer desconforto. Fizemos algumas frenagens de propósitos, mas o barulho não surgia.
Na volta a Goiânia, levamos a SW4 SRX turbo na revenda Toyota. Lá, ficou constatado empeno nos discos de freios dianteiros, originado na fabricação. Feito o reparo, voltamos para as ruas com o imponente utilitário esportivo da Toyota. Os freios a disco, agora nas quatro rodas, funcionaram de forma perfeita, favorecidos também pelos pneus 265/60 R128 de uso misto.
O fato de ser grande, não significa que o SW4 SRX da Toyota seja gastador. Pelo contrário. No modo ECO, acionado por botão no console, a média de consumo registrada foi de 9,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
O espaçoso SW4 SRX facilita o acesso de passageiros à terceira fileira dos bancos. Crianças viajam bem no sétimo e oitavo banco do SUV. Adultos conseguem viajar nessas poltronas, mas em trechos bem curtos. A SW4, com 2.130 kg, mede 4,79 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,83 de altura e 2,74 o entre-eixos. O tanque tem capacidade para 80 litros.
Off-road
Nas curvas, os pneus cantam um pouco e a carroceria robusta resiste bem às rolagens. A eficiente suspensão Independente com braços duplos triangulares (dianteira) e eixo rígido (traseira) e o sistema de controles de tração e estabilidade dão firmeza ao utilitário. Outro ponto positivo do SW4 SRX é no off-road, graças ao seletor eletrônico de tração, bloqueador do diferencial traseiro e do assistente de descidas.
O SUV SW4 se mostra robusto em todos os detalhes, como nos parachoques cheios de arrojo. , Os detalhes cromados da carroceria, as lanternas e os faróis de led transmitem modernidade. No interior, o conforto surpreende pelo acabamento e nos materiais utilizados. A ergonomia é generosa, a coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade, a tela multimídia é bem prática, embora não tanto intuitiva. O SUV tem câmera de ré, mas faltam sensores de estacionamento.
Valeu a experiência de andar durante 10 dias no SUV de luxo da Toyota. Nem se compare com seu antecessor. O Toyota SW$ SRX é um SUV bonito, com design moderno e bastante atraente no conforto, comodidade e na motorização. Se você é um interessado na compra, tenha certeza que não irá se arrepender. É uma excelente compra, mas saiba que teto solar, freio de mão elétrico e velocímetro digital no mostrador central ainda faltam no modelo.
Versões:
SRX 4x4 A/T Gas. de 7 lugares
SR 4×2 M/T flex de 5 lugares
SR 4×2 A/T flex de 5 lugares
SR 4×2 A/T flex de 7 lugares
SRV 4×2 A/T flex de 7 lugares
SR 4×4 A/T diesel de 5 lugares
SRX 4×4 A/T diesel de 5 lugares
SRX 4×4 A/T diesel de 7 lugares