Norton Luiz
Editor de Veículos
Ford amplia a linha Cargo com o lançamento da versão 3031 8x2. Trata-se do primeiro caminhão do segmento com segundo eixo direcional fabricado pela marca. O novo semipesado, estreante em um segmento que representa 18% das vendas totais de caminhões no mercado brasileiro, começa a ser vendido neste mês.
As primeiras vendas são para frotistas que já tiveram acesso ao produto na fase experimental. O modelo custa entre R$ 280 mil e R$ 290 mil, preços que podem ser negociados para baixo, obviamente, de acordo com cada volume de compra.
Produzido na unidade de São Bernardo do Campo (SP), o Cargo Power 3031 8x2, com peso bruto total (PBT) homologado para 29 toneladas, tem capacidade para 30.150 kg. O semipesado utiliza motor Cummins de 306 cavalos e duas opções de transmissão da marca Eaton, manual de nove marchas ou automatizada (Torqshift) com 10 velocidades.
Destinado à múltiplas aplicações em viagens de média e longa distâncias, o novo 3031 8X2 tem dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria.
O mercado de caminhões, que sofreu queda brusca em 2016 e 2017, vem se recuperando e deve vender pouco mais de 72 mil unidades ao longo de 2018, contra 51.561 negociadas no ano passado. A Ford oferece taxa de 0,96% para pessoa jurídica, entrada de 20% e saldo em 48 meses, com carência de 90 dias.
A Ford faz uma estimativa de vender cerca de 20 unidades/mês do novo caminhão no primeiro momento e em torno de 300 unidades manuais e automatizadas ao longo de 2019, o que, na sua opinião, dependerá também do ritmo de crescimento do segmento.
“Com o novo Cargo 3031 8x2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6x2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.
O modelo oferece flexibilidade de aplicações, podendo receber implementos para carga seca, tanque, graneleiro, frigorífico, baú, guindaste, dentro outros.
Oswaldo Ramos acredita que 80% das vendas do novo Cargo Power 3031 8x2, devem focar a versão automatizada Torqshift. Segundo ele, os clientes estão percebendo pouco a pouco as vantagens dessa transmissão em economia de combustível e menor desgaste da embreagem.
Indagado sobre a participação de Goiás no ranking de vendas de caminhões da Ford, Oswaldo Ramos classificou o Estado como um dos fortes consumidores da marca, ficando no primeiro pelotão de vendas com o São Paulo, Rio Grande do Sul, e Minas Gerais. “Goiás é um Estado muito forte na compra de caminhões da Ford, excercendo um papel importante no crescimento da economia quando o assunto é o transporte de cargas”, assinalou Ramos.
O novo Cargo 3031 8x2 oferece grande versatilidade em suas diferentes configurações. É disponível com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria, ampliando o espaço útil para carga. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).
“Com o novo Cargo 3031 8x2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6x2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões, que confirmou para o futuro o lançamento de sete novos modelos Torqshift, com tração 4x2 e 6x4.