Norton Luiz
Editor de Veículos
Foi dada a largada para a implantação da nova placa no padrão Mercosul, medida que tem como objetivo unificar e integrar a identificação de veículos em todos os países-membros do Mercado Comum do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). A nova placa terá, em vez de três letras e quatro números, três letras, um número, uma letra e dois números (BRA 8A52, por exemplo). A data-limite para a implantação dos novos modelos em todo o país é 1º de dezembro deste ano. No Rio de janeiro, no entanto, a mudança já começou.
Em Goiás, a implantação deve ter início logo após o processo licitatório que vai definir empresas para fabricação e estampagem das placas veiculares. O edital da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (12). Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a nova placa no padrão Mercosul será oferecida aos motoristas goianos assim que a licitação for finalizada.
O edital, apenas para empresas já credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estipula que o valor da placa seja o mesmo ou inferior do que é cobrado atualmente no Estado, ou seja, R$ 190,40.
Padrão visual
A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. A plaqueta que identifica o Estado e o município de registro também será aposentada. Em seu lugar haverá somente a inscrição “Brasil”. A nova placa terá mais mecanismos de proteção, com itens de segurança similares ao usados em cédulas de dinheiro. Um QR Code e um chip permitirão a rastreabilidade da placa por todos os países do Mercosul.
No caso específico do Brasil, as peças continuarão tendo 40×13 cm para carros ou, no caso de motos, 20×17 cm. Também levarão dois elementos extras de identificação de origem: a bandeira do Estado e o brasão do município. Diferentemente do que ocorre com as placas atuais, que sofrem alterações na pintura de fundo, o tipo de veículo agora será identificado pela cor dos dígitos (preto: carro particular; cinza: veículo de coleção; vermelho: comerciais ou de aprendizagem; amarelo: diplomático ou consular; azul: veículos de órgãos oficiais).
Segurança
Durante cerimônia de lançamento do novo modelo, no último dia 11, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse que a medida tem o principal objetivo de contribuir com a segurança pública. “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento”, destacou. A frota registrada no Brasil é de 97 milhões de veículos, que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do bloco comercial.
O diretor do Denatran Departamento Nacional de Trânsito), Maurício Alves, lembrou que a implementação da nova placa já está em discussão há muitos anos nos países do Mercosul. “Desde 2011 o Brasil assumiu esse compromisso. Foi necessária a união de todo o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para que isso fosse possível. Fizemos um grande empenho para que não custasse mais caro aos cidadãos”, disse. O Brasil é o terceiro país do bloco a uniformizar a padronização de identificação dos veículos, depois de Uruguai e Argentina.
Nesta fase inicial, a troca não é obrigatória. O novo padrão será implementado em automóveis zero-quilômetro e naqueles que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, alteração de categoria de direção ou quando houver a necessidade de troca da placa por um outro motivo.
Os proprietários de veículos já circulando podem escolher se querem antecipar a troca para o novo padrão. Reboques, semirreboques, motonetas, quadriciclos, triciclos, ciclomotores e tratores poderão ser identificados apenas pela placa traseira. Se a previsão for mantida, o padrão Mercosul só será exigido para todos os veículos no Brasil a partir de 2024.