Home / DMAutos

DMAUTOS

Dirigimos o novo Chevrolet Camaro SS 2019 nas versões conversível e coupé

Norton Luiz
Editor de Veículos

Andamos no novo Chevrolet Camaro SS 2019. No evento de lançamento do superesportivo, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 29, a General Motors proporcionou a oportunidade, mesmo que com a presença de um instrutor no banco do passageiro, de pilotar o Muscle Car norte-americano, de personalidade forte, na pista do Autódromo da Fazenda Capuava, na região de Campinas, interior paulista.

As versões conversível e coupé, com teto solar, que começam a chegar ao País no final de janeiro do próximo ano, ou seja, dentro dos próximos 60 dias, sem preço ainda definido, roncaram cheias de razão na pista demarcada com cones em alguns trechos. O fabricante preferiu travar um pouco a pista para segurar a vontade incontida de acelerar o motor 6.2 V8, de 461 cv de potência do motor, que rende 62,9 kgfm de torque.

O motor V8 de 461 cv do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. O Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê. Não rodamos tão alto assim, mas foi possível sentir o desempenho e a força do motor nas aceleradas mais pesadas.

Impossível não sentir fortes emoções no comando do lendário Camaro, cuja sexta geração ganhou um novo facelift, nova transmissão automática sequencial de 10 velocidades, com a inédita launch control (função de controle de largada), e a terceira geração do MyLink, além de outras tecnologias de ponta, como aquecimento dos pneus traseiros e retrovisor interno por câmera.

Produzido nos Estados Unidos e com mais de 6 mil unidades comercializadas no País, o novo Camaro, de aparência esportiva imponente, se destaca também pelas cores diferenciadas, como o Azul Egípcio, o Laranja Imperial e o Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto. Não é complicado fazer a escolha de compra pelo Chevrolet Camaro. Difícil mesmo é decidir por qual versão levar para casa e de fazer a escolha da cor.

Transmissão

Vamos falar um pouco da nova transmissão do Camaro SS, agora de 10 marchas, enquanto a anterior era de oito. Mais tecnológica e eficiente, a nova transmissão AT10 otimizou os escalonamentos e tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais fortes.

Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. A função de controle de largada permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais.

Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas. Essa função, selecionada no painel, exige o uso os dois pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o pé direito no acelerador eleva o giro do motor.

Alta performance

O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes que otimizam a estrutura e a rigidez; distribuição igualitária de peso entre os eixos; carroceria com elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo.

Outro destaque é o sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

Os pneus oferecem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 na dianteira e 275/35 ZR20 na traseira. Detalhe importante: Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.

Além do modo específico para Circuito, - que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor - o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio com o carro icônico. Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionadas por segurança, como o volante centralizado.

Multimídia

Outra importante inovação da Chevrolet que estreia com o Novo Camaro é a terceira geração do multimídia MyLink, agora mais focada nas necessidades do usuário. O equipamento adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi.

Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo agora 8 opções degradês. Vale ressaltar ainda a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo.

O Camaro traz avançados recursos, como painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.

No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h. O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias