Norton Luiz
Editor Veículos
Apostando na retomada de crescimento do mercado de caminhões neste ano – 2016 e 2017 foram de quedas históricas nas vendas – a Iveco lança a nova família de caminhões pesados Hi-Road 360, 400 e 440, nas configurações 4x2, 6x2 e 6x4. O modelo Hi-Road, substituto do Stralis, que deixou de ser produzido há cera de seis meses, herdou melhorias introduzidas no modelo Hi-Way.
O lançamento, que ganha status de família, chamada de Hi-Family, chega ao mercado para aumentar a participação da marca no segmento de entrada dos pesados. O Iveco Hi-Road atende basicamente o setor da agricultura e traz como principais características o custo benefício, conforto para o motorista e a robustez que o segmento exige nas operações.
O pesado Hi-Road é resultado do investimento de US$ 30 milhões dos US$ 120 milhões anunciados no ano passado pela montadora italiana para novos investimentos até 2019. O novo caminhão começa a ser produzido em janeiro e já tem 200 unidades vendidas, sendo 100 destas para compradores diferentes. O preço previsto para a versão 6x2, de 440 cv, a que deve representar o maior volume de vendas, é de R$ 380 mil.
O Hi-Road, ideal para operações de médias e longas distâncias, se destaca pelo baixo custo operacional, graças às novas turbina e calibração e ao aumento de torque no motor. Destaque também para o menor peso de tara do segmento, que contribui para a redução de custos com combustível.
Motores
Os motores que impulsionam o Hi-Road são o Cursor 9 e 13, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O Cursor 9 tem potência de 360 cv (4x2), e o Cursor 13 tem duas faixas de potência, 400 cv (4x2 e 6x2) e 440 cv (4x2, 6x2 e 6x4), com torque máximo de 2.250 Nm. A transmissão é automatizada de 16 velocidades à frente + duas marchas à ré, e o tanque de combustível tem capacidade, de série, para 900 litros.
Todo o sistema elétrico do Hi-Road passou também por revisão e a cabine, totalmente nova e agora a mais leve do mercado, foi desenhada em parceria com a matriz italiana. Destaques para o teto alto de série, para-sol, defletor de ar lateral com maior aerodinâmica e defletor inferior.
Mercado
O novo caminhão Iveco nasce para brigar no segmento dos pesados com modelos intermediários do mercado, principalmente na faixa do 6x2 de 440 cv, onde entram o Mercedes-Benz Axor e VW Constellation. Essa faixa, incluindo também as versões 6x4, representa 45% das vendas.
“O segmento de pesados no Brasil representa 37% do mercado total de caminhões e a nova proposta de caminhão apresentada pela Iveco promove flexibilidade nas aplicações com diversas opções de tração, além de potências variadas e dois entre-eixos”, ressalta Ricardo Barion, diretor de Marketing e Vendas da Iveco para a América Latina.
O Hi-Road chama a atenção pela imponência e pelo design moderno, com toques da participação de mãos italianas. Contudo, deve-se ressaltar também, o que constatamos durante o teste-drive com o modelo, na pista da Iveco, em Sete Lagoas (MG), a comodidade e a ergonomia interna da cabine.
Entram nessa conta da comodidade itens de série, como trio elétrico (vidro e trava elétrica, além do retrovisor aquecido e elétrico), banco High Comfort, ar-condicionado e climatizador, rádio com CD, MP3 e entrada USB, volante com comandos integrados, box térmico e cabine com suspensão pneumática - com quatro bolsas.