Norton Luiz
Editor de Veículos
Yamanha anuncia a chegada da nova geração da trail Lander ABS de 250 cc para a segunda quinzena deste mês, com preço público sugerido de R$ 16.990. Fabricante confirma uma motocicleta com novo design, mais segura e mais confortável e inspirada no conceito que reflete agilidade e leveza, que remete à XT 660R.
A inspiração tirada da icônica big trail fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque. A Yamaha Lander ABS terá três opções de cores. Azul (Competition Blue), Branco (Sports White) e Preto (Black Eclipse).
O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250. Conta agora com assento em dois níveis, mais largo e ergonômico. Outra mudança está no tanque de combustível, que saltou na sua capacidade de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.
A Lander ABS é equipada com luz de posição e tanto a lanterna quanto o farol passam a ser em Full Led, enquanto o painel digital traz indicadores de consumo médio e instantâneo. A Yamaha criou o Kit Touring para nova Lander ABS, com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.
Graças a sua agilidade e versatilidade, A Lander ABS é uma moto perfeita para o “off-road urbano” do dia a dia, podendo ser utilizada para locomoção até o trabalho, para o lazer e em pequenas viagens por estradas ou por caminhos de terra.
Chassi e suspensão
O chassi da nova geração da Yamaha Lander ABS recebeu mudanças para acomodar o novo tanque de combustível e o assento em dois níveis. Todo fabricado em aço, o chassi da nova trail de 250cc da Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo.
Outros componentes responsáveis pelo desempenho e estabilidade são as suspensões. Elas garantem suavidade no funcionamento, filtrando com eficiência as irregularidades do piso. Na dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável na compressão da mola, tem curso de 204 mm.
As rodas da nova Lander têm diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira, capazes de garantir um surpreendente desempenho no asfalto e uma boa aderência na terra
O sistema de freios que equipa a nova Yamaha é composto por um disco de 245 mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. A grande novidade é a adoção do sistema ABS – Anti-lock Bracking System – como item de série. Presente na roda dianteira, ele impede o seu travamento em condições de baixa aderência de piso.
Totalmente digital e com iluminação em Led, o painel da nova Lander oferece boa leitura em qualquer situação. Nele, o destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo – bastante úteis emc viagens e também no uso diário. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.
Motor
O moor da Lander ABS 2020 é monocilíndrico, de arrefecimento misto – já que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote, associado a um câmbio de 5 marchas.
A Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.