Home / DMAutos

DMAUTOS

Novo motor V6 3.0 turbo leva o Porsche Macan S a 254 km/h

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Porsche amplia sua linha de SUVs compactos com o lançamento do Macan S. O novo modelo da fabricante de carros esportivos apresenta um novo motor V6 a gasolina turboalimentado equipado com filtro de partículas. Ele entrega 260 kW (354 cv) e tem um torque máximo de 480 Nm, representando um aumento de 10 kW (14 cv) e 20 Nm em comparação ao modelo anterior.

O Macan S chega ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano, mas o pacote de opcionais e preço não estão definidos, mas na Europa custa R$ 272.469.

Quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono, o novo Macan S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, ou seja, é 0,1 segundo mais rápido que o modelo anterior. A velocidade máxima do veículo é 254 km/h. O consumo de combustível (NEDC) é de 8,9 l/100 km.

O novo Macan S oferece todas as inovações de produto da última geração da linha de modelos Macan. Elas incluem a barra de LED na traseira e o novo sistema Porsche Communication Management (PCM) totalmente conectado com uma tela de toque de 10,9 polegadas.

Novo motor V6 com turbo central

O Porsche Macan S agora vem equipado com um novo motor V6 turbo de 3.0 litros, com posicionamento central do turbo. A colocação do turbocompressor no interior do V do motor resulta em menores percursos para os gases de escapamento entre as câmaras de combustão e a turbina, assegurando reações mais intensas e imediatas.

O chassi do Macan traz pneus com larguras diferenciadas (mais largos na traseira) e a tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM) e foi reformulado e otimizado uma vez mais como parte da alteração visual desse modelo. No eixo dianteiro, garfos de molas feitos de alumínio substituem os componentes de aço anteriores.

O sistema de controle Porsche Active Stability Management (gerenciamento ativo de estabilidade), a suspensão pneumática com altura ajustável, com pistões de rolagem otimizados e nova hidráulica nos amortecedores, além do sistema Porsche Torque Vectoring Plus (vetoreamento de torque) são oferecidos como opcionais para melhorar ainda mais a dinâmica de condução e dirigibilidade do modelo.

Um trabalho detalhado também foi feito nos freios do novo Macan e o motorista irá notar, acima de tudo, a mudança na sensação ao pisar no pedal. O pedal pesa agora cerca de 300 gramas menos que a peça anterior, feita de aço, e atua sobre o cilindro-mestre do freio através de um braço de alavanca mais curto.

A concepção ainda mais esportiva do novo Macan S se reflete nos discos de freios dianteiros maiores, com o diâmetro aumentado em 10 mm para 360 mm, e a espessura 2 mm maior, para 36 mm. Todas as novas pastilhas de freios não utilizam cobre. O Macan S também pode ser equipado opcionalmente com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB - freios de composto de cerâmica).

Reformulação visual

O Macan S também foi beneficiado por todas as inovações incluídas na última reformulação visual, que incluem uma barra luminosa tridimensional traseira em LED. Os faróis de LED são de série e o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS - sistema de luzes dinâmico) opcional pode ser usado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa.

O novo Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações), que agora inclui uma tela de toque full-HD de 10,9 polegadas, é totalmente ligado em rede de série e inclui navegação online com informações de trânsito em tempo real através do sistema "Here Cloud"*, conexão com telefone celular, duas interfaces de áudio e controle por voz inteligente.

Outros itens oferecidos de série incluem o Porsche Connect Plus* (com módulo de telefone LTE e leitor de cartão SIM), uma conexão Wi-Fi e um conjunto de novos serviços Porsche Connect.

O volante esportivo GT que foi lançado no 911 enriquece o design interior esportivo do Macan S. O seletor de modos integrado ao volante - incluindo o botão Sport Response (resposta esportiva) - faz parte do pacote opcional Sport Chrono.

Para maior conforto e conveniência, é possível incluir opcionalmente o novo Traffic Jam Assist* (assistente de engarrafamento, que não será disponibilizado para o Brasil), um para-brisa aquecido e um ionizador que, juntamente com o filtro de partículas do ar que é equipamento de série, melhora ainda mais a qualidade do ar no interior do veículo.

O novo Macan já está disponível para encomendas na Europa, com os preços na Alemanha começando por 64.356 euros (o equivalente a R$ 272.469), incluindo VAT (imposto sobre valor adicionado) e equipamento específico para o país.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias