Home / DMAutos

DMAUTOS

Audi Q8 híbrido leve ganha duas novas versões do motor V6

Norton Luiz
Editor de Veículos

Com passaporte já carimbado para desembarcar no mercado brasileiro ainda este ano, importado da Eslováquia, o SUV-cupê Audi Q8, modelo topo da família Q da marca, está recebendo duas versões do motor V6 na Europa. Um dos motores é o TFSI 3.0, a gasolina, o mesmo que será ofertado no modelo que vem para o Brasil, e o outro é uma versão adicional do 3.0 TDI. O Q8 é o que se pode chamar de SUV com as linhas elegantes de um cupê de quatro portas.

O motor TFSI de seis cilindros 3.0 com injeção direta do novo Audi Q8 55 TFSI rende 340 cv e desenvolve seu torque máximo de 500 Nm na ampla faixa de rotação de 1.370 a 4.500 rotações por minuto. Graças ao motor turbo alimentado a gasolina, o Audi Q8 corre de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

O motor 3.0 TDI é uma versão diesel de três litros, que estará disponível apenas para o mercado europeu. Esse motor fornece 231 cv de potência e também desenvolve um amplo torque de 500 Nm. O torque máximo está disponível entre 1.750 e 3.250 rpm. O Audi Q8 45 TDI acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcança uma velocidade máxima de 233 km/h.

Híbrido leve

Todos os motores do Audi Q8 trabalham em conjunto com o sistema híbrido leve, que pode reduzir o consumo em até 0,7 litros por 100 quilômetros na condução do motorista. Seus componentes mais importantes são uma bateria de íon de lítio e uma chave de partida do alternador de correia (BAS) que alimenta o sistema elétrico principal de 48V do cupê SUV com eletricidade.

Ao desacelerar, o BAS permite que até 12 kW de energia sejam recuperados e alimenta isso na bateria. Em velocidades entre 55 e 160 km/h, o Q8 pode deslocar-se por até 40 segundos com o motor desligado quando o motorista solta o acelerador. O BAS, em seguida, reinicia os seis cilindros rapidamente e muito suavemente. O intervalo de início e parada começa aos 22 km/h.

O câmbio tiptronic de oito marchas e a tração integral permanente quattro também cuidam da transferência de potência nas novas versões do motor. Ambas as versões do Q8 são equipadas com rodas de 19 polegadas com pneus 265/55 como padrão.

A suspensão com controle de amortecimento e o Audi Drive Select, equipamento que oferece quatro modos de condução também fazem parte do equipamento de série, juntamente com o sistema de infotainment MMI Navigation plus e o cockpit virtual Audi. O modelo ainda oferece duas telas touchscreen são sensíveis ao toque com respostas sonoras e vibrações.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias