Norton Luiz
Editor de Veículos
A Lexus comemora a marca de 10 milhões de veículos comercializados. Os números registrados foram registrados também em função da alta de vendas do modelo de luxo no final do ano passado, quando a marca teve seu melhor desempenho em todos os tempos. Além disso, a pioneira no lançamento de um carro híbrido de luxo do mundo em 2005 e que oferece 11 modelos eletrificados globalmente, ultrapassou a marca de 1,45 milhão de unidades híbridas auto recarregáveis vendidas em todo o mundo.
As vendas de veículos híbridos da Lexus aumentaram quase 20% em 2018 em relação ao ano anterior, um resultado que ressalta a herança e o comprometimento da marca com a eletrificação.
No ano passado, a Lexus comercializou 698.330 veículos em todo o mundo, representando um aumento de 4,5% em relação a 2017 (668.515 unidades). A variedade de veículos utilitários de luxo, como o RX e o NX, modelos ícones como LC e LS, juntamente com o novo ES e a chegada do UX, proporcionaram à marca global de estilo ao seu melhor ano de vendas.
“A Lexus continua a desfrutar de um crescimento substancial em todo o mundo, expandindo sua presença nos mercados emergentes e reafirmando sua força nos mercados estabelecidos. O foco claro da marca em produtos incríveis e experiências marcantes fornecidas pelos melhores revendedores apoiarão seu crescimento global nos próximos anos”, disse o presidente da Lexus International, Yoshihiro Sawa.
Mercado brasileiro
Os modelos da marca Lexus são comercializados no Brasil desde 1994, com vendas shop in shop nas concessionárias da Toyota. Entretanto, desde 2012, quando foi inaugurada a primeira revenda em São Paulo, a empresa trabalha para desenvolver um modelo de negócios com distribuição em lojas próprias.
Atualmente, já são 25 pontos de contato com o cliente, oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms em todo o País. A expansão representa, em média, 80% de cobertura do mercado automotivo de luxo em todo o território nacional.
Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em novembro de 2018, a Lexus confirmou que o Brasil será o primeiro País no mundo a contar com um portfólio de veículos 100% híbrido. Atualmente, a marca comercializa cinco modelos no Brasil, quatro deles híbridos: o compacto premium CT 200h, os SUVs NX 300h e RX 350 (único movido somente a combustão) e os sedãs de luxo ES 300h e LS 500h.
No ano passado, a Lexus comercializou 784 modelos no Brasil e em 2019 planeja chegar a mais de 2 mil unidades vendidas. Para isso, baseia-se na expansão e consolidação de sua rede de concessionárias, na qualidade do serviço e tratamento diferenciado dispensado a seus clientes e no lançamento do Lexus UX, que deve chegar ainda no primeiro trimestre deste ano.