Norton Luiz
Editor de Veículos
A próxima geração do Macan será uma série 100% elétrica. Foi o que decidiu o Conselho Supervisor da Porsche AG. Desta forma, o primeiro SUV compacto da marca com propulsão totalmente elétrica deverá sair da linha de montagem a partir de 2021. O desenvolvimento da nova série representa uma expansão da linha Porsche no campo da eletromobilidade. O Taycan - primeiro carro-esportivo da Porsche movido exclusivamente a eletricidade - será lançado no mercado no final de 2019, seguido logo depois por seu derivado, o Taycan Cross Turismo.
Com a mudança, o SUV entra no mesmo segmento que o Audi e-tron e o Mercedes-Benz EQC. As primeiras unidades devem sair da fábrica em Leipzig (Alemanha) em 2021. "Até 2022, estaremos investindo mais de seis bilhões de euros em mobilidade elétrica e, em 2025, a metade dos novos veículos da Porsche terão um sistema de propulsão elétrico, disse Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Porsche AG.
Apesar disso, comenta ainda Oliver, “ao longo dos próximos dez anos, vamos focar numa combinação de sistemas consistindo em motores a gasolina ainda mais otimizados, modelos híbridos plug-in (que podem ser carregados na rede elétrica normal) e carros-esportivos operados exclusivamente a eletricidade”.
A decisão de fabricar a nova geração do Macan nas instalações da Porsche em Leipzig, na Alemanha, foi tomada já no início de julho do ano passado. A realização desse investimento em eletromobilidade na fábrica de Leipzig cria a oportunidade para produzir no futuro veículos totalmente elétricos na linha de montagem já existente.
A nova geração do Macan dará o tiro de partida para a eletrificação. Como o Taycan, este SUV compacto utiliza tecnologia de 800 volts e é baseado na arquitetura Porsche PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em colaboração com a Audi AG - destacando a viabilidade futura das instalações e aumentando ainda mais sua flexibilidade e eficiência.