Home / DMAutos

DMAUTOS

Audi lança a perua RS 4 Avant da quarta geração por R$ 546.990

Norton Luiz
Editor de Veículos

A família dos modelos RS da Audi ganha mais um membro no Brasil, com o lançamento da perua esportiva RS 4 Avant da quarta geração, importada da Alemanha, e que havia sido mostrada no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo. Apresentando detalhes esportivos inspirados detalhes esportivos usados no Audi 90 Quattro IMSA GTO, a Stationwagon RS 4 Avant chega ao mercado com preço de R$ 546.990, valor que pode ser acrescido de mais R$ 59 mil caso comprador queira adquirir os dois pacotes disponíveis para o modelo.

Já colocada à venda, a perua RS 4 Avant é equipada com o novo motor V6 2.9 TFSI biturbo, que rende 450 cv de potência entre 5.700 e 6.700 rpm e 61,2 kgfm de torque entre 1.900 rpm e 5.000 rpm. Ele trabalha associado à transmissão automática de oito velocidades e tração integral permanente quatro. Sua aceleração de 0 a 100 se dá em apenas 4,1 segundos e a velocidade máxima é de 280 km/h. O consumo médio de combustível, segundo a Audi, é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.

O motor V6 2.9, fornecido pela Porsche, substitui o V8 4.2 aspirado, de 450 cv (mesma potência doV6  2.9 ) e 43,8 kgfm. Contando, talvez o leitor não imagina a capacidade de rendimento desse propulsor. Foi exatamente o que sentimos andando no RS4 Avant no Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP, durante seu lançamento. O motor é nervoso ao extremo e responde muito fácil às acelerações, ao ponto de grudar o condutor no banco por conta da pressão exercida (em breve, matéria completa sobre nossas impressões sobre o RS 4 Avant).

Caráter esportivo

O caráter esportivo do RS 4 Avant não tem como referência apenas o motor V6. O design da perua não nega a pegada agressiva que oferece. As caixas de rodas, por exemplo, são mais largas em 300 milímetros cada. A mudança foi feita para poder a receber a bitola e rodas de 20 polegadas da versão. Os novos para-choques têm entradas de ar maiores na dianteira e um difusor integrado na traseira, onde aparecem de forma harmoniosa as saídas de  escape ovais e o spoiler de teto.

Outro ponto que credencia a perua RS 4 Avant, baseada na A4, como uma legítima esportiva é a suspensão adaptativa rebaixada em 7 mm em relação à convencional. O modelo oferece ainda os modos de condução Comfort, Dynamic, Auto e Individual, permitindo que o condutor possa dirigir a esportiva RS4 ao seu gosto e em cada situação de trânsito ou rodovia.

A capacidade do porta-malas é de 505 litros, podendo chegar a 1.510 litros com o banco traseiro rebatido. A abertura e o fechamento da tampa podem ser feitos pelo sistema hands-free. Isso significa que basta fazer movimentos com o pé sob o para-choque traseiro.

O Audi RS 4 traz é tecnologicamente avançado e, dentre outros itens, traz de série ar-condicionado de três zonas, central multimídia com tela de 8,3 polegadas com leitor de DVD e memória de 10 GB e integração com Apple CarPlay e Android Auto.

Audi Virtual Cockpit

No interior todo preto do RS 4 Avant, o Audi Virtual Cockpit, com gráficos específicos da linha RS, fornece informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel.

O sistema de som é da Bang & Olufsen de 755 Watts de potência, 9 alto-falantes e dois subwoofers. A nova arma esportiva da marca alemã, o primeiro de outros 10 lançamentos prometidos para este ano (o próximo será o RS 5 Coupé, apresentado junto com RS 4 Avant, mas que só chega ao mercado no final deste mês, com preço já informado de R$ 556.990), oferece dois pacotes de opcionais.

Um é o que adiciona freio de composto de cerâmica, que aumenta significativamente a capacidade de frenagem e custa R$ 45 mil. O outro, o Assistance Tour, é o que oferece itens de comodidade e segurança, que sai por 14 mil. Este incorpora, por exemplo, o controle de velocidade de cruzeiro com Traffic Jam, e o alerta de saída de faixa e o assistente de farol alto. O preço pode parecer salgado, mas o RS 4 Avant é um esportivo de muito bom gosto e impecável em todos os detalhes.

Especificações técnicas:

Motor: 2.9 turbo TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/2.894 cm³
Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm
Torque máximo: 600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm
Tração: quatro
Transmissão: tiptronic, 8 velocidades
Peso: 1.715 kg
Comprimento: 4.781 mm
Largura: 1.866 mm
Altura: 1.404 mm
Distância entre-eixos: 2.826 mm
Tanque de combustível: 58 litros
Porta-malas: 505 litros
Aceleração: 0 a100 km/h em 4,1 segundos
Velocidade máxima: 280 km/h

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias