Norton Luiz
Editor de Veículos
O Honda HR-V, que mostra sua primeira reestilização com o modelo 2019, deitou e rolou no segmento dos SUVs compactos entre 2015, quando foi lançado, e 2016. Não tinha pra ninguem, se bem que a concorrência não era tão acirrada como nos dias atuais.
Só deu o HR-V na liderança de vendas nos seus dois primeiros anos de mercado. Até os Jeep Compass e Renegade, hoje os primeiros colocados em vendas no segmento, já sucumbiram diante do modelo da Honda.
Depois o HR-V perdeu fôlego e atrativos diante de novos SUVs. Foi desbancado pelo próprio Compass e também pelo Jeep Renegade e passou a sofrer ameaças do Nissan Kicks e do Hyundai Creta. A disputa entre os SUVs compactos havia esquentado e, perdendo cada vez mais espaços, o SUV da Honda já dá sinais concretos que quer reparar os estragos na sua imagem e parte novamente para o embate no segmento.
Além dos dois SUVs da Jeep, o HR-V disputa o mercado mais diretamente com o Nissan Kicks e com o Hyundai Creta, modelos bastante atualizados que vêm crescendo na preferência do cosumidor.
Os resultados positivos começaram a aparecer já no começo deste ano. Em janeiro e fevereiro o HR-V ficou na terceira posição entre os mais vendidos, perdendo para os Jeep Renegade e Compass. No ano passado os números não foram tão bons e o modelo da Honda amargou posições mais distantes nas estatísticas.
Crossover
O HR-V, que pode ser chamado também de crossover pelo seu porte alto, traz as mudanças sinalizatórias que podem ajudá-lo a recuperar o terreno perdido. Design moderno e com linhas robustas o carro tem. Era preciso um pouco mais de incremento e a Honda começou a fazer o dever de casa melhorando seu modelo onde ele precisava mudar. Deu um tapa de leve no interior, mexeu no câmbio e na suspensão. Houve melhorias ? Pera aí. Voce vai ficar sabendo na leitura mais à frente.
Andamos na versão mais completa do HR-V 2019, a EXL, que custa R$ 108.500. Foram oito dias com o SUV. Rodamos boa parte no perímetro urbano, com consumo um pouquinho acima dos 10 km/l com gasolina. Acelerador cá em cima e o carro na velocidade do trânsito. O SUV da marca japonesa é agradável ao volante e oferece conforto.
No entanto, foi na rodovia, numa viagem de Goiânia a Primavera do Leste e Paranatinga, no Mato Grosso, rodando mais de 1.800 km de ida e vola, que conhecemos verdadeiramente um HR-V mais decidido e bem melhor na parte mecânica e suspensão.
O amigo Nelson Choze, piloto profissional com passagem pela Stock Cars e que compete no Campeonato Centro-Oeste de Marcas e Pilotos, nos fez companhia na viagem. Ele dirigiu boa parte e em alguns momentos fez observações positivas do HR-V. Gostou do desempenho, do motor 1.8 i-VTEC 16V, da suspensão, do espaço interno, da posição alta de dirigir e da maciez do câmbio CVT.
Desempenho
No quesito desempenho, Nelson foi só elogio. Parecia que sua atenção maior esteve voltada para o conjunto motor, suspensão e câmbio. São pontos que chamam a atenção de qualquer piloto,mesmo quando o carro não é o de corrida. Afinal, piloto gosta mesmo é de performance, aceleração mais pesada.
Nelson Choze comentou positivamente sobre o torque do motor 1.8 16V i-VTEC FlexOne, com 140 cv com gasolina (torque de 17,3 kgfm) e 139 cv, com etanol (torque de 17,4 kgfm), ambos a 6.300 rpm. Ele definiu o motor como valente nas acelerações, do tipo que passa confiança nas retomadas e ultrapassagens. Sobre o câmbio CVT, que simula 7 marchas, foi enfático: “Tá muito legal, redondinho e macio”.
Nelson não sabia que esse câmbio foi recalibrado no modelo 2019. Coube a mim dizer a ele que sim. O câmbio passou por uma nova programação com a finalidade de aumentar a rotação do motor de forma progressiva. Ele: “Só podia ter sido isso mesmo. Ví logo que tinha algo de novo, com significativa melhoria”. Ouro ponto positivo do SUV da Honda é a direção elétrica, que faz a condução ficar mais confortável.
E a suspensão o que achou? Perguntei ele. “Parece bem suave nos impactos com os buracos - e como tinha burados na pista!. Não dá aquela pacanda seca no final do curso do amortecedor”, respondeu. “No geral, uma suspensão bem ajustada e firme”, completou. O Honda HR-V 2019 adota um novo conjunto de suspensão com novos amortecedores com sistema stop hidráulico, o que confirma a suavidade nos impactos quando os amortecedores alcançam o fim do curso.
A viagem seguiu em ritimo mais forte do lado do Mato Grosso, onde a conservação das rodovias está em ótimas condições. Esse é o quadro ao menos das rodovias que utilizamos a partir de Barra do Garças, saindo de Aragarças (GO), atravessando o Rio Araguaia.
Consumo
O Consumo batia na casa dos 11,7 km/l, com gasolina, andando acima dos 120 km/h em estrada praticamente sem trânsito e plana. Do lado de Goiás, no sai de um e cai em outro buraco, principalmente entre Jussara em Aragarças, foi impossível fazer média.
Para quem exigiu bastante do motor a economia foi absoluta considerada. Sem tanta pressa, consegue-se 13 ou mais km/l. No retorno, com o tempo mais folgado e menos acelerado, a média chegou a 12,3 km/l.
O HR-V puxa os irmãos Civic e City na parte dianteira. Uma barra cromada mais larga e que se estende até os faróis, também novos e agora com projetores em todas as versões. Os novos projetores melhoraram a luminosidade e garantiram aspecto mais sofisticado. Ganharam também destaque os faróis de neblina. Na traseira, as laternas são em Led e se estendem à todas as versões.
Interior
O HR-V 2019 muda no interior, onde as portas, maçanetas e alto-falantes receberam aro cromado, console central é em preto brilhante e os bancos em couro. A Central Multimídia, com tela de 7 polegadas, é bastante funcional e intuitiva, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Quer navegador GPS 3D e reconhecimento de voz? No EXL tem.O quadro de instrumentos traz aros iluminados, podendo ser personalizada a cor.
O novo R-V melhorou significativamente a acústica da espaçosa cabina. Na versão EXL o trabalho foi mais reforçado em relação às demais versões, com a utilização de mais isolante no assoalho, ns portas, nos para-lama dianteiro e no porta-malas, com capacidade de 437 litros. O resultado foi bastane satisfatório, uma vez que o barulho do motor só invade a cabine com uma aceleração mais forte.
O Honda HR-V 2019 é vendido nas versões LX, EX e EXL, com preços de R$ 92.500, R$ 98.700 e R$ 108.500, respectivamente. As três com equipadas com motor 1.816V i-VTEC FlexOne e câmbio CVT simulando 7 marchas,
Lista de equipamentos
Honda HR-V LX 1.8 CVT 2019: traz de série airbags frontais, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, faróis com luzes diurnas em LED, sinalização de frenagem de emergência, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, alarme, ar-condicionado, console central e apoio de braço das portas em couro, moldura soft touch no painel, trio elétrico, sistema de som AM/FM com tela de 5 polegadas, CD player, USB, Bluetooth e quatro alto-falantes, limpador de para-brisa com função intermitente, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, duas entradas USB, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico com Brake Hold, banco traseiro bipartido e reclinável, bancos com sistema de rebatimento Magic Seat, rodas de liga-leve de 17 polegadas, lanternas traseiras em LED, entre outros.
Honda HR-V EX 1.8 CVT 2019: Traz todos os itens da LX e acrescenta airbags laterais, volante revestido em couro, alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado digital com comandos touchscreen, aletas atrás do volante para trocas de marchas, faróis de neblina, câmera de ré multivisão, retrovisores externos com indicador de direção, rack de teto, entre outros.
Honda HR-V EXL 1.8 CVT 2019: Traz todos os itens das versões LX e EX e acrescenta airbags laterais do tipo cortina, bancos com revestimento em couro, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS, maçanetas externas cromadas, faróis com acendimento automático, rebatimento elétrico dos retrovisores e função tilt down do lado do passageiro, detalhes internos cromados, entre outros.