Mercedes-AMG C 63 S
Norton Luiz
Editor de Veículos
Mercedes lança no Brasil versões mais esportivas do linha Classe C 63. Com motorização mais apimentada, o Mercedes-AMG C 63 S, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e as versões Mercedes-AMG C 63 e Mercedes-AMG C 63 S Coupé já estão disponíveis no mercado com preços públicos de R$ 499.900,00, R$ 546.900,00 e R$ 555.900,00, respectivamente.
O motor V8 4.0 litros biturbo, presente nas rês novas versões Mercedes-AMG C 63 S, Mercedes-AMG C 63 e Mercedes-AMG C 63 S Coupé, em duas potências: 476 cv ou 510 cv, com torque máximo de 650 ou 700 Nm. A transmissão comum à linha é a AMG SPEEDSHIFT MCT 9G com embreagem de arranque em banho de óleo.
O motor de 510 cv que equipa o C 63 S e o C 63 S Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 e 3,9 segundos, respectivamente. A velocidade máxima é de 290 km/h (limitada eletronicamente). Por sua vez, o de 476 cv do C 63 em 4,1 segundos, com velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h. O V8 biturbo, com forte ligação com o motor do Mercedes-AMG G, já é usado em diversos veículos AMG Performance, como no Mercedes-AMG GT. AMG DYNAMICS
Dependendo do motor, até seis programas de condução estão disponíveis: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+", "RACE" e "Individual". (O modo RACE é exclusivo para C 63 S). Esses níveis são selecionáveis por meio do controle de troca de marchas do console central com o novo programa de condução AMG DYNAMICS, que pode ajustar as características de dirigibilidade do C 63 às diferentes necessidades e condições de pilotagem de modo muito mais diferenciado.
Suspensão
Independente dos programas de condução, o motorista pode, como antes, usar as teclas do display no console central para selecionar o modo de transmissão manual, seu nível de suspensão favorito e também o som do escapamento, por exemplo. Com seu sistema de ajuste eletronicamente controlado, a suspensão de aço AMG RIDE CONTROL do C 63 oferece dinamismo esportivo e conforto em longas viagens. A suspensão conta com quatro braços no eixo dianteiro e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro.
O ajuste adaptativo dos amortecedores vem de série. Esse sistema totalmente automático e controlado eletronicamente ajusta o amortecimento de cada roda às necessidades do momento. O amortecimento é ajustado individualmente para cada roda e depende do estilo de condução, superfície da estrada e do ajuste de suspensão selecionado.
Por meio de um comando no console central, o motorista pode escolher entre três diferentes conjuntos de características de amortecimento: "Comfort", "Sport" e "Sport+", influenciando dessa maneira a experiência de condução, que pode ser desde muito confortável até mais rígida e esportiva.
Condução
Para melhor tração e dinamismo de condução, o C 63 e o C 63 S são equipados com um bloqueio de diferencial eletrônico. Ele reduz o escorregamento da roda interna nas curvas, sem recorrer a intervenções do sistema de freios. Isso permite ao motorista acelerar mais cedo nas saídas de curvas. O veículo permanece mais estável nas frenagens em alta velocidade e possui melhor tração ao acelerar rapidamente nas arrancadas.
A direção assistida eletromecânica tem redução variável e impressiona por sua sensibilidade precisa. A servoassistência da direção é reduzida em altas velocidades e aumenta consideravelmente em velocidade baixa. Com a direção nos modos "Comfort" e "Sport", ela é conectada automaticamente ao programa de condução selecionado no momento.
Apelo emocional
Visualmente, a aparência do novo C 63 tem um apelo ainda mais emocional: o acabamento do radiador exclusivo da AMG ressalta a identidade da marca, reforçando, ao mesmo tempo, a aparência muscular do veículo. O interior foi beneficiado com um cockpit totalmente digital com inconfundíveis mostradores AMG e pela nova geração de volantes AMG.
O dinamismo de condução é baseado, entre outros pontos, na cuidadosamente recalibrada suspensão de aço AMG RIDE CONTROL com ajuste adaptativo de amortecimento.
O modelo possui sistema de som surround Burmester e conta com sete airbags, considerando airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro dianteiro, além de windowbags para condutor, passageiro dianteiro e passageiros do banco traseiro.