Home / DMAutos

DMAUTOS

Jeep Wrangler Rubicon será vendido no Brasil no segundo semestre  

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Jeep confirmou nesta quinta-feira, em São Paulo, a importação do Wrangler Rubicon. O anúncio foi feito durante o evento comemorativo ao Dia Mundial do Jeep e que no Brasil é chamado de o Dia do 4x4. Inédita no país, a versão Rubicon chega ao mercado no segundo  semestre, com todos os diferenciais que o tornam ainda mais apto para o fora de estrada. O motor 2.0 16V turbo, 4 cilindros em linha, de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, trabalha associado com a nova  transmissão automática de oito velocidades, três a mais do que a anterior.

Todo Wrangler já nasce com o selo Trail Rated que comprova seu potencial off-road. Desta forma, o modelo, capaz de encarar qualquer tipo de terreno, cumpre  as exigências da Jeep nos quesitos tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão. Foram exatamente estas as constatações tiradas do modelo durante o test-drive que a Jeep promoveu para jornalistas especializados no dia dedicado ao 4x4.

Uma versão incrível em força, potência, espaço interno e tecnologia disponibilizada a bordo. O Jeep Rubicon impresisiona pela aparência robusta e deixa evidente só pela sua presença imponente tratar-ser de um aventureiro nato. A unidade colocada à disposção pela Jeep para o test-drive foi bastante disputada pelos jornalistas presentes no evento, todos ávidos para pilotar o bruto na trilha de considerável grau de dificuldade preparada pela marca dentro do Clube Hípico Santo Amaro.

No Wrangler Rubicon, o sistema Rock-Trac 4x4 tem eixos Dana 44 de última geração e alto desempenho com relação reduzida de 4:1. Os outros recursos exclusivos serão: diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok, barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, suspensão 5 cm mais alta, pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas e mais proteção sob a carroceria.

Wrangler Sahara

Enquanto a versão Rubicon é anunciada para o próximo semestre, a  nova geração do Jeep Wrangler, na versão Sahara, já está sendo  comercialzada no mercado brasileiro. Essa versão também foi colocada à prova no test-drive realizado nesta  nesta quinta-feira , em São Paulo. O modelo, importado de Ohio, nos EUA, chega ao País nas configurações de duas e quatro portas, com preços de R$ 259.990 e R$ 274.990,respectivamente.

Durante todo o dia jornalistas especializados do País tiveram também contato com o modelo de perfil  off-road da marca, originado do pioneirismo do Jeep Willys MB de 1941. Ícone da marca quando o assunto é aventura, o Wrangler mostrou-se altamente eficiente durante o test-drive realizado em São Paulo.

Deu pra sentir a força desse aventureiro fabricado  em Ohio, nos Estados Unidos. O motor 2.0 16V, turbo, a gasolina, com  172 cv e 40,8 kgfm de torque, é o mesmo do Rubicon, assim como a transmissão. O propulsor impressiona pela força e potência. É como se pra ele não existissem obstáculos indisponíveis. A transmissão é altamente macia e a suspensão trabalha sem criar qualquer desconforto no sobe e desce, no salta daqui e dali, apesar do seu porte grande.

O espaço interno é outro detalhe que chama a atenção, garantindo um ambiente bastante favorável para realização de trilhas e passeios mais longos. Se o condutor quiser usufruir de  plena sensação de liberdade, as portas e o teto rígido podem são removíeis.

O modelo 2019 perdeu 100 kg em relação ao antecessor em razão do uso de aluminio em quasse toda a carroceria e a partida pode ser dada de forma remota. Na nova geração, o Wrangler ganhou mais capacidade off-road graças a dois sistemas 4x4 avançados.

Pela primeira vez na história do modelo uma caixa de transferência  de duas velocidades com tração integral permanente e uma relação reduzida de 2,72:1. Chamada de Selec-Trac, a nova caixa de transferência é intuitiva e permite que o condutor o configure e esqueça, enquanto a força é constantemente entregue às rodas dianteiras e traseiras.

As posições específicas para off-road continuam existindo, com a tração 4x4 dividida igualmente entre os dois eixos e a 4x4 reduzida. Tudo sempre selecionado pelo robusto seletor ao lado da alavanca de câmbio.

Uconnect de última geração

Pela primeira vez, o Jeep Wrangler oferece a quarta geração do conjunto multimídia Uconnect, com tela de toque de 8,4 polegadas. O novo sistema inclui recursos fáceis de usar, potência de processamento aprimorada, tempos de inicialização mais rápidos e gráficos de alta resolução.

Além de navegação GPS própria e conectividade com os sistemas Apple Car Play e Android Auto, outra exclusividade do Uconnect no Wrangler são as Off-Road Pages. Essas telas passam informações importantes como os graus de inclinação lateral e longitudinal do veículo, o modo de tração selecionado, o grau de esterço da direção, as coordenadas geográficas, altitude em relação ao nível do mar, entre outras.

À frente do motorista, salta aos olhos a tela colorida de 7” no centro do quadro de instrumentos, com inúmeras possibilidades de configuração e uma simpática surpresa ao dar a partida – um dos vários easter eggs espalhados pelo veículo. Nesse visor, também podem ser selecionadas muitas das informações do monitor central do Uconnect.

Segurança

A segurança e proteção dos ocupantes são itens primordiais no Wrangler 2019, refletindo  nas dezenas de componentes de segurança ativos e passivos. Como por exemplo: quatro airbags sendo dois frontais e dois laterais, controles de tração, de estabilidade (ESC) e oscilação da carroceria (ERM), assistente de partida em rampa (HSA), assistente de descida (HDC), monitoramento de pontos cegos (BSM)e coluna de direção ajustável em altura e profundidade.

E ainda: freios a disco nas quatro rodas com ABS, pontos Isofix para fixação de assentos infantis, monitoramento de pressão dos pneus, repetidores de direção nos retrovisores, nivelamento automático dos faróis, câmera traseira ParkView com linhas dinâmicas, sensores traseiros de estacionamento ParkSense, sistema de entrada e partida sem chave, entre outros.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias