Norton Luiz
Editor de Veículos
O retorno da versão Touring, equipada com motor 1.5 Turbo, de 173 cv de potência, é a principal novidade na linha 2020 do Honda HR-V que está sendo lançada no mercado. A versão, que retorna na linha 2020 para completar a família do SUV, fica ainda mais completa com a adoção de equipamentos inéditos.
Além do motor 1.5 Turbo, a versão Touring recebe teto solar panorâmico, Honda LaneWatc, denre outras novidades e chega com preço de R$ 139.900. As demais versões do SUV HR-V - LX, EX e EXL - , que partem de R$ 94.400, trazem também novos equipamentos.
Na linha 2020, a versão EXL passa a oferecer os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como uma nova grade frontal com acabamento em black piano, mudanças que aumentam o refinamento do SUV.
A versão EX, por sua vez, ganha central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto e sensores de estacionamento traseiros.
Essa nova central possibilita operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze (navegação disponibilizada por meio do Android Auto e Apple CarPlay). Ela reproduz músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay).
Já a versão LX recebe câmera de ré integrada à central multimídia de 5", com três modos de visão, facilitando as manobras e aumentando a visibilidade do condutor.
Visual marcante
O visual marcante do HR-V, recentemente renovado na linha 2019, ficou ainda mais refinado na versão Touring. A dianteira, por exemplo, apresenta uma nova personalidade, com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED, bem como uma nova grade frontal, com acabamento em black piano, que complementam o visual robusto e sofisticado do HR-V.
O inédito teto solar panorâmico da versão Touring – o primeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil – agrega estilo ao HR-V na sua versão mais completa. Na parte traseira, o logotipo "Turbo" e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o design da versão Touring.
O interior do HR-V, reconhecido pela boa qualidade dos materiais, recebe um toque adicional de estilo na versão Touring. Essa versão passa a ter – de acordo com a cor externa – a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos – revestidos em couro – laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring.
Equipado com a tecnologia Smart Entry, o HR-V Touring permite a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo.
Os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a câmera de ré – com três modos de visualização - e o exclusivo sistema Honda LaneWatch, que equipam o HR-V Touring permitem visibilidade total em manobras e durante a condução.
O sistema Honda LaneWatch é composto de uma câmera instalada no retrovisor direito. Ele amplia o ângulo de visão do motorista, além do proporcionado pelo espelho retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia, ao se acionar a seta, ou mesmo ao pressionar um botão na alavanca.
Com isso, o condutor passa a ter muito mais segurança em mudanças de faixa e mais comodidade em manobras. O HR-V Touring traz ainda equipamentos exclusivos, como sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático.
A versão Touring recebe a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com navegador GPS integrado ao sistema.
Motores
As versões LX, EX e EXL do HR-V 2020 são equipados com o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol, que é combinado à transmissão CVT – com simulação de sete velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL.
A versão Touring, que marca a estreia da motorização turbo com injeção direta no HR-V, motor 1.5 de quatro cilindros, calibrado especificamente para o HR-V, gera 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
Este propulsor é acoplado a transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring.
O HR-V traz de série em todas as versões sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, com três modos de utilização(Utility, Tall e Long), ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring).
Traz ainda de série desde a versão de entrada vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
Exceto na versão LX, as demais, incluindo a nova Touring, oferecem ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais, e aletas para trocas de marcha no volante, habilitando a simulação de sete velocidades na transmissão CVT, e volante com revestimento em couro.
Na versão EXL e Touring, os bancos são revestidos em couro, airbags laterais do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, central multimídia de 7" com navegador integrado, bem como espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré.
O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.
Preços:
HR-V LX: R$ 94.400,00
HR-V EX: R$ 101.700,00
HR-V EXL: R$ 111.900,00
HR-V Touring: R$ 139.900,00