Norton Luiz
Editor de Veículos
A quinta 5ª geração do novo Toyota RAV4, que começa a ser comercializada no próximo dia 13 de junho como modelo 2020, pode ser considerada um novo marco na história do modelo no mercado brasileiro, a começar pela nova motorização híbrida. Modelo quer bater de frente com Chevrolet Equinox, Honda CR-V, Volkswagen Tiguan e Peueot 3008, que não é, definitivamente, páreo para o japonês da Toyota.
O SUV, produzido nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, introduz mudanças de destaque também na nova Arquitetura Global Toyota (TNGA), e nos novos Sistemas de tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e de segurança ativa “Toyota Safety Sense” (TSS), que faz sua estreia na versão SX.
Utilitário mais vendido no mundo em 2018, o Novo RAV4 Hybrid foge um pouquinho da proposta eminentemente urbana do segmento ao apresentar espírito aventureiro. Contudo, mantém a sofisticação e a modernidade inerentes à vida nas cidades. O modelo chega ao mercado em duas versões, S Hybrid e SX Hybrid, com preços de R$ 165.990 e R$ 179.990, respectivamente.
O sistema de propulsão híbrida do RAV4 é composto por quatro motores (um 2.5 DOHC de quatro cilindros e 16V, a gasolina, de 178 cv, e três elétricos de 120 cv ) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv. Com sistema híbrido, o RAV4 pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros. Mas toda essa autonomia depende muito do modo de condução. Números da Toyota apontam que o RAV4 Hybrid faz 14,3 km?l na estrada e 12,8 km/l na cidade.
Equipamentos
A versão de entrada S Hybrid traz sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7” e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button).
E mais: sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e funç ;ão Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC), dentre outros.
A versão SX Hybrid, por sua vez, oferece todos esses equipamentos, e acrescenta teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).
Os novos faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo. Os faróis traseiros LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme.
O novo RAV4 Hybrid vem com rodas de liga leve de 18 polegadas (225/60R18) nas versões S e SX. Esta conta também com teto solar panorâmico. O SUV da nova geração é mais baixo 10 mm, ficando mais ágil e mais estável. O modelo cresceu 30 mm no entreeixos, 15 mm na altura do solo e rodas com 1” maior.
Interior renovado
O interior do novo RAV4 Hybrid foi completamente renovado, empregando materiais com mais qualidade e realçando o ambiente nos detalhes. Todas as versões possuem uma tela colorida de TFT 7 polegadas, que permite ao motorista escolher entre um aspecto analógico ou digital.
O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid, enquanto a versão SX Hybrid, conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow. O RAV4 oferece ainda sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação (Sistema Smart Entry) e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Push Start Button).
A versão SX traz abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).
Multimídia
No quesito comodidade, o novo RAV4 Hybrid conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes. Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que contribuem para maior segurança.
No console central, um sistema de carregamento sem fio para smartphones foi disponibilizado para potencializar a experiência do usuário. Os bancos possuem partes revestidas em couro e material sintético. O assento do motorista tem seis posições de regulagem elétrica de distância, altura e lombar e memória para duas posições, distância e altura. Para um maior conforto, os bancos dianteiros são ventilados.
Os assentos confortáveis dos bancos traseiros são ajustáveis e rebatíveis, além de contar com descansa-braços central e porta copos. Com capacidade para 580 litros, o porta-malas do Novo RAV4 Hybrid é um dos maiores da categoria.
As versões S Hybrid e SX Hybrid contam com chave com comandos integrados para trava e destrava das portas e do porta-malas, enquanto a última ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento (passando o pé embaixo do para-choque traseiro). Elas oferecemquatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport. Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante.
O modelo, que utiliza a mesma plataforma do Camry, denominada GA-K, incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, que são aquelas que têm tração.