Norton Luiz Editor de Veículos
O Toyota Yaris estreou no mercado brasileiro em junho de 2018. Seu propósito é bem específico: o de não ser apenas mais um hatch para disputar a fatia do bolo no segmento dos compactos.
O modelo, que depois ganhou a parceria do irmão sedã, chegou para brigar a altura entre os hatch compactos. E vai aos poucos se firmando como uma boa opção no segmento.
Hyundai HB20, Ford Ka, Fiat Argo, Volkswagen Polo, o Chevrolet Onix e os fracos em vendas da PSA, o Citroen C3 e o Peugeot 208 são os alvos do Toyota Yaris na configurações hatch e sedã.
Se não alcançou ainda seu objetivo pelo menos o caminho parece sem obstáculos. O Toyota Yaris nunca teve a pretensão de ser o centro das atenções para ser notado. Quer, sim, ir passando confiança e a certeza de uma compra certa ao consumidor.
O hatch do fabricante japonês tem boa aparência e isto já é possível enxergar logo de cara. Neste quesito o modelo não precisa se esforçar nada para ser notado. O conforto é atrativo e a mecânica eficiente.
Boa impressão
O Toyota Yaris, lançado no Brasil cerca de seis anos depois de ganhar as ruas da Europa, estreia com boa impressão. O modelo foi lançado nas versões XL 1.3 manual, XL 1.3 CVT, XL Plus 1.5 CVT, XS 1.5 CVT e XLS 1.5 CVT. Os preços partem de R$ 60 mil e vão até R$ 77.500 na versão mais completa com carroceria hatch.
O DMAutos testou a versão mais completa, a hatch XLS 1.5 CVT. Apresentamos aqui as impressões ao dirigir o veículo pelas ruas de Goiânia. Fomos também para a rodovia, numa viagem de cerca de 340 km de ida e volta a Caldas Novas.
O Yaris que roda no mercado brasileiro é um pouco diferente do que foi apresentado na Europa. Uma nova versão foi desenvolvida em 2013 para os países considerados emergentes. Depois foi reestilizada um ano depois de ser lançada no Brasil.
O Yaris é um hatch com design agradável, com conforto interno e nível tecnológico. Não fica abaixo dos concorrentes.
Entre o Etios e o Corolla
Posicionado entre o Etios e o Corolla, o Yaris desembarcou no mercado forçando as aposentadorias das versões XLS e Platinum, do Etios, e da GLi, do Corolla.
Era preciso abrir portas para a chegada do novo modelo. Asssim, a Toyota fez o reposicionamento das versões dos dois modelos. A media foi adotada para permitir que o Yaris fosse de encontro aos consumidores sem ter que protagonizar uma disputa interna que não seria nada benéfica.
O Yaris testado causou ótima impressão. Na aparência, agrada bastante nas linhas modernas e nos detalhes bem trabalhados. Com visual de quem é bem resolvido na vida, o hatch chama a atenção pela coluna traseira na cor preta. Além disso, tem a parte de trás ostentando modernidade pelo desenho que foge bastante do convencional.
No interior, o Yaris hatch é igualmente bem resolvido. A versão XLS 1.5 CVT traz peças bem acabadas e encaixadas, além da boa qualidade. O preto com superfícies brilhante predomina. Essa cor compõe bem com os frisos cromados e bancos com revestimento parcial em couro.
Para não dizer que não lembramos de falar do espaço interno, fica aqui no registro. O hatch faz jus ao porte do veículo. Pontos positivos para o piso plano e o porta-malas com capacidade para 310 litros.
O Yaris oferece uma excelente dirigibilidade e se comporta seguro. Responde bem nas acelerações mais fortes. Pisar fundo no acelerador para arrancar mais rápido faz o motor gritar um pouco e leva ruídos para a cabina. O barulho é perceptível, mas não chega a incomodar.
Motorização
O motor 1.5 flex, de 110 cv e 14,9 kgfm de torque (é o mesmo motor do Etios, mas com um ganho de 3 cv a mais). É associado transmissão CVT, que simula sete marchas. O conjunto trabalha oferecendo respostas satisfatórias tanto no desempenho quanto no consumo.
O Yaris hatch mede 4.145 mm de comprimento, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos.
Gostei bastante do Yaris e recomendo o modelo. Trata-se de uma compra que atende às expectativas de quem busca um hatch bonito, bem acabado e equipado com itens de comodidade e segurança e com motor que surpreende pela agilidade e no baixo consumo.
Pesando 1.150 (20 kg a mais do que a versão sedã), o Yaris XLS 15 CVT registrou uma média de consumo de 11,2 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada, rodando com gasolina no tanque. As médias são consideravelmente baixas para um hatch de mais de uma tonelada e com um motor com litragem e potência fora dos padrões dos números alcançados.
Equipamentos
Para você, leitor, entender melhor o quanto a versão XLS 1.5 CVT do Yaris hatch testada pelo DMAutos é completa, informamos abaixo os itens de cada uma das cinco versões disponíveis no mercado. Lembramos que a XLS abocanha todos os itens das versões anteriores e acrescenta outros.
XL: vidros elétricos (dianteiros e traseiros), controle eletrônico de estabilidade, auxiliar de partidas em rampas, retrovisor interno eletrocrômico ar-condicionado, sistema de som (com quatro alto-falantes), acendimento automático de faróis, volante multifuncional (com ajuste em altura), computador de bordo com 12 funções, cintos de três pontos, faróis de neblina, rodas de liga-leve e alarme.
XL Plus Tech (traz os itens da XL e acrescenta): central multimídia, ar-condicionado digital automático com filtro antipólen, partida por botão, dois tweeteres, sistema de abertura e travamento das portas por sensores na chave, apoio de braços traseiro com porta-copos e banco traseiro rebatido 60/40.
XS (traz os itens da XL Plus Tech e acrescenta): roda de liga leve acabamento preto e prata, volante e manopla de couro; retrovisores externos na cor da carroceria, elétricos e rebatíveis, computador de bordo com tela 4,2 polegadas e 16 funções, acabamento interno das portas e bancos revestidos parcialmente de couro.
XLS (traz todos os itens da XS e acrescenta): cinco airbags, sensor de chuva, teto solar, maçanetas externas cromadas, faróis com máscara negra e luzes de posição de led e lanternas de led.
Preços das versões:
XL 1.3 manual – R$ 59.590
XL 1.3 CVT – R$ 65.590
XL Plus 1.5 CVT – R$ 69.590
XS 1.5 CVT – R$ 74.590
XLS 1.5 CVT – R$ 77.590