Norton Luiz
Editor de Veículos
A quinta geração do utilitário esportivo do Subaru Forester, mostrada pela primeira vez no Salão de Nova York (EUA),desembarca no mercado brasileiro em duas versões e com preços de R$ 159.990 e R$ 169.990. A diferença de R$ 10 mil está no pacote de equipamentos EyeSight. 0 motor é sempre o 2.0 boxer aspirado e o câmbio automático do tipo CVT.
O modelo apresenta estilo parecido com o antecessor, mas traz itens novos em seu conjunto de luzes e novas rodas. Importado com exclusividade pela Caoa, o Forester conta com um para-choque dianteiro envolvente e robusto, integrando a grade frontal hexagonal da Subaru.
Ainda na parte frontal, os faróis contam com tecnologia Full LED e sistema de luz direcional para curvas, o que assegura mais luminosidade e segurança, principalmente para condução noturna. Como novidades, o SUV Subaru Forester oferece também faróis de neblina em LED e faróis com LEDs diurnos (DRL).
Nas laterais, a aparência esportiva do Subaru Forester é reforçada pelos para-lamas com saliências realçadas pelas saias laterais e pelas rodas de liga-leve de 18 polegadas, agora com 10 raios e alto brilho metálico. Já na traseira, as lanternas possuem assinatura em LED.
O New Subaru Forester passa a utilizar também a moderna Subaru Global Platform (SGP), recentemente apresentada em outros modelos Subaru. Com isso, as medidas foram ampliadas, privilegiando o espaço para cabeça, ombros e pernas. Ele cresceu 3,5 cm e seu porta-malas agora tem capacidade para 520 litros, subindo para 2.154 litros com o banco traseiro rebatido.
O SUV Forester traz sistema de entretenimento redesenhado, ergonômico, intuitivo e facilmente acessível. O sistema Multimídia agora passa a contar com um moderno display de 8 polegadas e o sistema conta com Apple Car e Android Auto para que os ocupantes possam manter-se conectados. Outro ponto de destaque é o Sistema Premium de som Harman/Kardon, agora de série.
Conjunto mecânico
O Subaru Forester conta com a motorização – 12 kg mais leve do que a versão anterior - Boxer 2.0 litros aspirado de 156 cv e 20 Kgf.m. O New Forester passa a contar também com sistema Auto Start Stop, tecnologia que realiza o desligamento automático do motor quando o veículo não está em movimento.
Outra evolução do Forester para melhorar a eficiência do motor foi a introdução da Active Grill Shutter. A grade dianteira com controle abre ou fecha automaticamente suas aletas mudando sua configuração, em função da velocidade do veículo, a temperatura do liquido de arrefecimento do motor e a temperatura da cabine, além de ser um importante componente aerodinâmico.
Esta motorização trabalha em conjunto com a última geração do câmbio automático CVT Lineartronic. Anteriormente de seis velocidades, agora trabalha com sete velocidades e ficou 7,8 kgs mais leve. Além da redução de peso, nesta transmissão foi ampliado o alcance da relação de marchas para melhorar o desempenho de aceleração e eficiência do consumo de combustível.
Tração integral permanente
O Subaru Forester está equipado de série com sistema de tração integral permanente Subaru Symmetrical All-Wheel Drive. Essa tecnologia distribui a energia gerada pelo motor de maneira equilibrada para as quatro rodas, conferindo ao modelo ainda mais dirigibilidade e segurança em variadas condições climáticas e tipos de terrenos.
O modelo conta ainda com a tecnologia Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que permite ao motorista selecionar as características de condução do veículo em dois modos (Intelligent, que evidencia o conforto e a economia de combustível, e Sport, com respostas rápidas mais ágeis.
Entre as novidades apresentadas pelo novo modelo, agora os motoristas poderão ativar o X-Mode por meio do novo interruptor rotativo para ultrapassar estradas acidentadas ou irregulares. O motorista do Subaru New Forester poderá ainda optar entre dois modos de operação do X-Mode: Snow/Dir (terra, areia ou cascalho) ou D. Snow/Mud (lama ou barro).
O modo Deep Snow/Mud interrompe o controle de tração, enquanto o controle de torque da ECU permite que o motor gere rapidamente o torque máximo para trabalhar em estradas ruins. O New Forester também conta com o Hill Descent Control (Controle de Descida em Declives) que mantém automaticamente uma velocidade constante ao descer ladeiras, enquanto o X-Mode é ativado.
Além disso, o SUV conta com o Auto Vehicle Hold – AVH (Retenção de Veículo em Rampa), que mantém o carro estático tanto na subida, como na descida, ou em qualquer situação, independente do intervalo de tempo, permitindo ao motorista tirar o pé do freio nestas circunstâncias e o veículo só se movimenta após o motorista encostar o pé no acelerador.
Tecnologias
Entre as tecnologias, o New Forester utiliza o Steering Responsive Headlights - SRH – (Faróis Direcionais para Curvas), a direção da iluminação dos faróis move-se para esquerda ou direita, de acordo com a posição do volante, para melhorar a visibilidade em curvas para antecipar a detecção de veículos, pedestres e objetos durante a noite.
Com o Rear Cross Traffic Alert - RCTA – (Alerta Traseiro de Tráfego Cruzado), radares detectam veículos de ambos os lados ao dar ré. O sistema alerta os condutores por meio de indicadores LED na superfície do retrovisor externo e com avisos sonoros quando houver risco de colisão.
Os mesmos radares detectam veículos que se aproximam por trás. O Blind Spot Detection - BSD – (Detector de ponto cego), avisa o motorista por meio do indicador LED na superfície do espelho retrovisor externo e com um aviso sonoro. Outra tecnologia de segurança é o sistema EyeSight, pioneiro na utilização de câmera estéreo para fornecer um sistema de assistência ao condutor.
O EyeSight utiliza duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com excelente nível de reconhecimento de objetos, desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada país. Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos.
Os modelos do Subaru Forester que possuem o sistema EyeSight estão equipados também com o Reverse Automatic Braking - RAB – (Frenagem Automática Traseira), utiliza quatro sensores no para-choque traseiro para detectar objetos atrás do veículo, podendo alertar o condutor com avisos sonoros, além de poder aplicar automaticamente os freios para evitar uma colisão ou reduzir possíveis danos.