Norton Luiz
Editor de Veículos
Sedã com a linhagem esportiva de um GTI. O novo Jetta GLI, importado do México, foi apresentado pela Volkswagen em São Paulo e começa a ser vendido na próxima semana com preço sugerido de R$ 144.990, sem o teto solar, cujo equipamento opcional custa R$ 4.990.
O modelo esportivo é equipado com motor 2.0 TSI, de 230 cv, e transmissão DSG de dupla embreagem e 6 marchas, mesmo conjunto do Golf GTI. Do irmão hatch, o Jetta GLI herdou também as inovações tecnológicas e os recursos de segurança e de assistência à condução.
O novo Jetta 2020 inova também no visual, ficando agora com design esportivo, é, exceto alguns detalhes, o mesmo carro vendido no México e nos Estados Unidos. O Jetta traz muitas mudanças, mas o destaque fica mesmo por conta do motor 2.0 TSI. Este propulsor já é conhecido por ter sido utilizado na versão anterior, com a diferença de que agora rende 230 cv entre 4.700 a 6.200 rpm e 35,7 kgfm entre 1.500 a 4.600 rpm.
O Jetta GLI, cuja esportividade fica estampada na aparência externa do sedã, utiliza suspensão multilink na traseira, diferencial blocante mecânico e os freios do Golf R. O esportivo de três volumes acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h. O consumo médio do modelo, segundo a Inmetro, é de 9,9 km/litro na cidade e 12,5 km/litro na estrada.
A aparência externa do Jetta GLI é bastante expressiva, a começar pelos novos para-choques com novo desenho. Os faróis são Full-LED e a A grade dianteira traz friso horizontal na cor vermelha. Os faróis são full-LED e a entrada de ar dianteira se de destaque pela grade em estilo colmeia, enquanto a traseira o difusor e o aerofólio ficam na tampa do porta-malas. Internamente, causam boa impressão as linhas e costuras vermelhas no painel, volante, colunas e bancos.
O Jetta GLI conta, de série, com faróis Full-LED, seis airbags, bancos de couro com aquecimento e ventilação, direção elétrica, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina, sensores de chuva e crepuscular, Isofix, Vidor se travas elétricas, ar-condicionado digital de duas zonas retrovisores laterais com ajuste elétrico e aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo e painel de instrumentos digital Active Info Display.
O modelo oferece ainda seletor de modo de condução, start-stop, central multimídia Discover Media com tela de 8” e GPS, volante multifuncional com paddle-shift e ajuste de altura e profundidade. Destaque para o sistema de som Beats de 300 watts, amplificador digital de 8 canais, 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer.
Além do teto solar, que abrange mais da metade do teto do veículo, o Jetta GLI traz como ouro opcional a cor metálica. O sedã está disponível em seis cores: três sólidas (Branco Puro, Cinza Puro e Vermelho Tornado), duas metálicas (Cinza Platinum e Prata Pyrit) e uma perolizada (Preto Mystic).