Ao lançar a linha 2020 da picape Toro, na última semana, em Pernambuco, a Fiat foi além dos detalhes, como preços e remodelagens, já previstos para a apresentação, e lançou mão da nova e inesperada aposta da marca.
Trata-se da Toro Ultra, uma versão diferenciada com dynamic cover de série, cobertura com tampa de carbono removível e santantônio incorporado com motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.
A solução é muito parecida com as picapes transformadas dos anos 1980 e deve ajudar a montadora a se manter no topo das vendas. Líder de vendas desde seu lançamento em 2016, a Toro tem hoje 29,3% de market share entre as picapes médias e grandes.
Na versão Ultra, a tampa rígida removível facilitará caso o cliente queira carregar a caçamba com objetos maiores que sua capacidade quando fechada. Segundo executivos da marca, a tampa aumenta a segurança no transporte na caçamba e também a integridade da carga, devido à melhor vedação.
Fiat Toro Ultra apresentação proteção contra infiltrações exclusivas da Picape
A Fiat garante que a proteção contra infiltrações é muito melhor que o de uma capota marítima. Chamado comercialmente de Dynamic Cover, o sistema de cobertura rígida está em desenvolvimento pela Mopar, o braço de personalização da Fiat Chrysler, e será exclusivo da Toro Ultra.
Além da tampa, que veda totalmente a caçamba, que tem capacidade volumétrica de 820 litros, volume muito superior a vários SUVs, a Toro 2020 Ultra tem diferenciais estéticos, como o adesivo que identifica a versão na lateral e bordados nos bancos dianteiros.
A moldura do para-lama também passou por modificação para essa versão. Protótipo por enquanto, o Fiat Toro Ultra ainda não tem preço, mas seu lançamento ocorrerá no último trimestre de 2019. Estima-se que o valor fique em torno dos R$ 160 mil, cobrados atualmente pela Toro Ranch.
De resto, as mudanças para a nova linha, já eram esperadas. A picape ganhou duas novas versões Endurance, com câmbio manual de seis marchas no motor 1.8 flex e uma inédita configuração movida a diesel e caixa automática de nove marchas.
Há ainda o pacote de acessórios S-Design, por R$ 5 mil, aplicado nas versões Freedom e que deixa a picape mais próxima das linhas usadas pelos carros da Fiat na Europa (rodas de liga leve pintadas de preto, estribo lateral, retrovisores pretos e adesivos decorativos) e três novas cores: Marrom Deep, Azul Jazz e Prata Billet. O interior recebeu bancos de tecido e couro sintético, nova cor nas molduras do painel e apoio de braço central traseiro.
Todas as configurações Endurance trazem os equipamentos básicos de série condizentes com a categoria, tanto em conforto quanto em segurança, tais como ar-condicionado manual, direção elétrica com regulagem em altura e profundidade, travas e vidros elétricos nas quatro portas, ABS, controles de tração e estabilidade, controlador de velocidade e dois airbags, entre os principais. O sistema Hill Holder garante aarrancada do veículo em subida. Uma novidade na versão, também incorporada a toda linha Fiat Toro, é a inclusão do alarme com comando na chave.
Versões e preços da linha 2020
– Toro Endurance 1.8 Flex MT5 – R$ 92.990
– Toro Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 98.990
– Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 129.990
– Toro Freedom 1.8 Flex AT6 – R$ 109.990
– Toro Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design – R$ 114.990
– Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 140.990
– Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 S-Design – R$ 145.990
– Toro Volcano 2.4 Flex AT9 – R$ 122.990
– Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 152.990
– Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 159.990