A nova geração do Volvo S60 já tem data para chegar ao mercado brasileiro. O lançamento será no próximo mês de agosto, mas o sedã esportivo da marca já está em pré-venda na rede de concessionárias. O modelo S60 será comercializado em quatro versões: a de entrada T4 Momentum, por R$ 195.950, as intermediárias T5 Inscription e T8 R-Design híbrida, por R$ 229.950 e R$ 269.950, respectivamente, e na T8 Polestar híbrida, ainda sem preço definido.
"Com o novo S60, a Volvo retorna definitivamente para o segmento de sedãs premium com uma proposta inovadora e com uma lista de equipamentos de série mais completa entre os concorrentes", afirma João Oliveira, diretor geral de operações da empresa. A expectativa é de que o S60 promova um crescimento nas vendas da Volvo, que fechou o primeiro semestre com 33% do segmento premium.
O Volvo sedã S60 foi totalmente renovado e agora é produzido sobre a moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos modelos da série 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60). O S60 é produzido na mais recente unidade industrial da fabricante sueca em Charleston (Carolina do Norte), nos Estados Unidos.
Volvo S60 T4 será comercializado em quatro versões
O novo sedã Volvo S60 está mais longo (+12,6 cm), mais baixo (-5,3 cm) e com distância entre os eixos maior (+9,6 cm) comparado ao seu antecessor, garantindo proporções inéditas. Os faróis Full LED com diversas funções em formato "martelo de Thor" marcam sua personalidade forte e expressiva.
As quatro versões do sedã esportivo chegam equipadas com controle dinâmico de estabilidade e tração. O T4 Momentum traz motor de 190 hp, o T5 Inscription de 254 hp e as híbridas T8 R-Design e Polestar, ambas com 407 hp. Todas as motorizações estão associadas com transmissão automática de 8 velocidades.
O modelo oferece cinco modos de condução – Eco, Comfort, Dynamic, Individual e Pure (nas duas versões híbridas), permitindo que o condutor tenha distintas sensações ao volante. A suspensão dianteira tem duplo braço triangular e a traseira é integral.
O interior minimalista oferece ao motorista apenas os controles necessários. A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável. O display central com tela antirreflexo sensível ao toque é a principal forma de controlar a navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva.
O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.
Tecnologias a bordo
O S60 traz novas tecnologias, como o inovador City Safety, com freio automático e assistente de direção, para evitar colisões com manobras evasivas e na frenagem com aproximação de carros no sentido contrário. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.
Conta também como itens de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e traseira e sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert. O modelo oferece como equipamento de série em todas as versões controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h.
As fotos utilizadas o texto são da versão R-Design