A linha do Honda Civic 2020 passa a oferecer novos equipamentos de conforto e tecnologia em todas as versões. Modelo muda levemente o visual e traz a inédita versão LX, com custo-benefício como um dos seus atrativos. Mudanças visam oxigenar o sedã japonês para encarar os novos Toyota Corolla, que chega em setembro, e Chevrolet Cruze, já lançado.
O Honda Civic chega agora em cinco versões: LX (R$ 97.900), Sport (R$ 104.100), EX (R$ 107.600), EXL (R$ 112.600) e Touring (R$ 134.900). O câmbio manual, utilizado na versão Sport, deixa de ser ofertado na linha.
O Civic está equipado com motorizações 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5 kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível nas versões LX, EX, EXL e Sport, e 1.5 Turbo, de 173 cv a 5.500 rpm e torque de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm e 5.500 rpm, disponível apenas na versão Touring.
Nos dois casos a transmissão do Honda Civic é a continuamente variável (CVT), considerando que na versão Touring foi recalibrada para acoplar ao motor turbo.
A partir da nova versão LX, o Honda Civic 2020 já vem de série com sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro e botão ECON de modo de condução econômico.
Além disso, vem também com sistema de áudio (cinco polegadas para a versão LX e sete polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto para demais versões) e comandos no volante, câmera para manobras em ré, bem como rodas de liga leve de 17 polegadas e transmissão CVT em todas as versões.
Honda Civic 2020: Versão Sport não é mais a de entrada na linha
A versão Sport, que subiu de posto e não é mais a de entrada com a introdução da LX, passa a adotar o acendimento automático dos faróis de série. Ganha também multimídia touchscreen de 7 polegadas, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
Por sua vez, a versão EX vem com sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos em couro e retrovisor interno fotocrômico.
O modelo EXL incorpora todos esses itens e ainda oferece novas tecnologias, como o sensor de chuva, sistema Smart Key e partida por meio do botão Push Start.
Outra novidade que amplia o conforto para os ocupantes da versão EXL – e que também passa a ser oferecida na versão Touring – é a adição de saídas do ar-condicionado dual-zone para os ocupantes do banco traseiro.
A versão topo da linha, a Touring, oferece sistema Premium Audio, com 452 watts de potência e 10 alto falantes, incluindo alto falante central e subwoofer, que ampliam a qualidade do som para os ocupantes.
A Touring incorpora ainda o sistema de recarga de celulares sem fio no console central, por indução, bem como o assento elétrico do motorista ganha ajuste lombar com quatro direções por botões.
O Honda Civic recebeu mudanças pontuais em seu design. Na dianteira, destaque para o novo para-choque, que traz um design mais horizontal e refinado.
As versões LX, EX, EXL e Touring trazem grade frontal e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado, bem como novas rodas de liga leve de dez raios de 17 polegadas, com acabamento em grafite brilhante.
Na traseira, todas as versões recebem um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. Os modelos EXL e Touring trazem ainda as colunas de portas em preto brilhante.
Honda Civic 2020: versão Sport perde câmbio manual
A versão Sport, que não vem mais com câmbio manual, reforça seu caráter mais esportivo com a adoção dos acabamentos frontais e retrovisores em preto brilhante e um inédito aerofólio na tampa traseira. As rodas de liga leve de cinco raios, com acabamento diamantado escurecido finalizam o estilo externo do modelo.
Internamente, todas as versões passam a adotar revestimento do console central e laterais de porta em material sintético de qualidade. Os modelos LX e Sport trazem bancos em tecido premium na cor preta, enquanto as demais versões passam a ter duas opções de revestimento interno dos bancos em couro: preto ou cinza, dependendo da cor externa.
O porta-malas tem capacidade de até 525 litros nas versões LX e Sport, 519 litros nas EX e EXL e 517 litros na Touring), o maior dentre todas as gerações, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga. O console central possui 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de tablets ou de garrafas de água grandes, com a tampa fechada.
Equipamentos de segurança
O Honda Civic 2020 traz em todas as versões airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA) e sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA).
Traz ainda: luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED.
O Civic 2020 possui diversas opções de cores, de acordo com a versão. Para todos, são disponibilizadas as cores Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum (metálica), Preto Cristal (perolizada) e Branco Estelar (perolizada especial). Os modelos LX, EX, EXL e Touring também estão disponíveis nas cores Cinza Barium e Azul Cósmico (metálicas).
Nos modelos equipados com bancos de couro (EX, EXL e Touring), a cor do revestimento varia conforme a cor externa: interior cinza para as tonalidades Cinza Barium, Azul Cósmico e Branco Estelar e interior preto para as tonalidades Branco Tafetá, Prata Platinum e Preto Cristal.
Apesar de todas as inovações, o Honda Civic não copiou o irmão norte-americano na adoção do Honda Sensing,o pacote de tecnologias semiautônomas. Ainda não foi esta vez.
Versões e preços do Honda Civic 2020
LX: R$ 97.900
Sport: R$ 104.100
EX: R$ 107.600
EXL: R$ 112.600
Touring: R$ 134.900