A Volvo sai de vez da retaguarda e parte de para o ataque. A marca escandinava anuncia uma ação dura contra as alemãs BMW, Mercedes e Audi usando como arma o novo Volvo S60. A “caça” será em cima dos modelos Série 3, A4 e Classe C, mas a fabricante sueca não esconde que seu principal objetivo é atingir a BMW. Para tanto, adota a mesma estratégia de preços e acabamentos da rival.
O novo Volvo S60, modelo revolucionador do visual da marca, chega às concessionárias da marca sueca no próximo mês de setembro em quatro versões. A versão de entrada, a T4 Momentum, tem preço de R$ 195.950, a intermediária T5 Inscription de R$ 229.950 e a T8 R-Design de R$ 269.950. No final do ano chega a T8 Polestar, mas seu preço ainda não foi anunciado.
A motorização do Volvo S60 é sempre o 2.0 turbo, a gasolina, mas com potências diferentes. Na Momentum o motor rende 190 cv e 30,6 kgfm de torque, e na Inscription a cavalaria é de 254 cv e 35,7 kgfm de torque.
Versão híbrida de 407 cv
A híbrida Plug-in R-Design, por sua vez, oferece 407 cv e 65,3 kgfm de torque, na combinação do motor Drive-E Turbo Supercharger de 320 hp a combustão e 87 hp elétrico. O câmbio é sempre o automático de 8 marchas.
A futura versão Polestar virá também com o mesmo sistema híbrido Plug-in do R-Design. Esse Powertrain leva o S60 de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, o que torna o modelo híbrido um sedã de alta performance.
Na disputa direta com a BMW, a Volvo mira as versões Série 3 320i Sport, 330i M Sport e 330i Sport da marca alemã. E entra na briga com o T4 Momentum, o T5 Inscription e o T8 R-Design.
Novo Volvo S60: briga direta com o BMW Série 3
Os preços são exatamente os mesmos. O fato de querer desbancar principalmente os modelos da BMW não significa que a Volvo não tenha tanto interesse em tirar consumidores da Audi A4, com suas versões Ambition, Ambiente e Attraction, e dos Mercedes C 300 Sport, C200 EQ Boost e C180 Avantgarde.
“Vamos para cima dos alemães com nosso novo carro e ele tem plenas condições de buscar os resultados que almejamos”, disse Luiz Rezende, presidente da Volvo Cars do Brasil, na apresentação, em Santiago, no Chile, do utilitário de linhas modernas que refletem a nova cara da fabricante sueca.
A Volvo adota mudanças significativas no visual dos seus veículos a nível global e busca cada vez mais aprimorá-los tecnologicamente.
O Volvo S60, fabricado na nova plana da marca em Charleston, na Carolina do Sul, EUA, é seguramente o modelo com as mudanças mais acentuadas. Seu design é moderno e nem de longe se parece com o do passado conservador da marca.
O modelo é também o primeiro carro da Volvo em produção nos Estados Unidos. A fabricante escandinava faz uma previsão de vendas de 1.200 unidades mês, sendo 40% da Momentum, 35% da Inscription e 25% da R-Design.
O objetivo da Volvo é ser, por enquanto, a terceira em vendas no segmento dos sedãs premiun do mercado brasileiro, posição ela já detém no segmento dos SUVs. Os planos futuros, porém, são bem mais ousados no sentido de desbancar as marcas tradicionais que dominam as vendas.
O novo S60 adota a moderna plataforma modular SPA. Ele não é só mais longo do que seu antecessor. É também mais largo, baixo e tem espaçoso, medindo 4,76 m de comprimento (ganho de 12,6 centímetros), 1,85 m de largura (mais 3 cm), 1,43 m de altura (redução de 5,3 cm) e 2,87 m de entre-eixos (aumento de 9,6 cm). Todas as opções adotam o mesmo câmbio automático de 8 marchas.
Novo Volvo S60: Equipamentos das versões
A versão de entrada Momentum traz ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, Pilot Assist, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, função start/stop e sistema eletrônico de estabilidade.
O pacote oferece ainda faróis em Full LED com nivelamento automático, start-stop, sensor de chuva, sistema de som com 170W e central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque e integrada com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de alerta de mudança de faixa e City Safty, dentre outros
As versões Inscription e R-Design acrescentam teto solar elétrico, alerta de tráfego cruzado, alerta de colisão traseira, sistema de monitoramento de pontos cegos, faróis auto-direcionais, faróis de neblina dianteiros em LED e sistema Keyless Entry. O R-Design acrescenta ainda sistema de som Harmam Kardon com 600W.