O Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid já está disponível para encomenda no Brasil. Os ineressados deverão desembolsar com preço de R$ 946.000,00. Ele é o novo e mais completo esportivo híbrido Plug-in da família Cayenne. A versão turbinada, de 680 cv, chega poucos dias após a marca anunciar a pré-venda do Cayenne E-Hybrid.
O Cayenne turbo obtém sua potência de sistema de 500 kW (680 cv) entre o motor V8 de quatro litros (404 kW/550 cv) e o elétrico (100 kW/136 cv). Integra o sistema a transmissão Tiptronic S de oito velocidades.
O Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Sua velocidade máxima é atinge 295 km/h. A versão turbinada pode rodar até 40 quilômetros sem nenhuma emissão local.
O consumo, segundo o ciclo NEDC, é de 3,9 -3,7 l/100 km (combustível) e 19,6-18,7 kWh/100 km (eletricidade). O torque máximo do sistema, por sua vez, é 900 Nm, disponibilizado logo acima da marcha lenta.
Motor elétrico alcança 135 km/h no modo E-Power
Os dois motores do Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid são interligados através de uma embreagem de separação dentro do módulo híbrido. Ela é batizada de Embreagem Atuadora Elétrica (Electric Clutch Actuator - ECA). No modo de condução E-Power, o motor elétrico pode, sem qualquer ajuda, impulsionar o veículo até uma velocidade máxima de 135 km/.
Ele pode também ser usado nos outros modos, para gerar um aumento de potência adicional.
Esses modos podem ser selecionados através do pacote Sport Chrono de série (Hybrid Auto, Sport e Sport Plus). A Porsche adotou essa estratégia de aumento de potência de sua experiência com o super carro: o esportivo 918 Spyder.
Carga total da bateria em 2,4 horas
A bateria de íons de lítio do Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid é instalada sob o assoalho da área de carga, Sua capacidade é de 14,1 kWh. A bateria de alta voltagem pode ser totalmente carregada em 2,4 horas. Isto com o carregador de bordo de corrente alternada de série de 7,2 kW, utilizando uma tomada de 400 volts com fusível de 16 amperes.
Usando uma tomada de corrente doméstica convencional, com 230 volts e 10 amperes, o empo é maior. Nesse caso, o processo de carga leva seis horas.
O processo de carga permite ser programado através do Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações) ou do aplicativo Porsche Connect (para smartfones e Apple Watch). O Cayenne Turbo S E-Hybrid vem com um amplo equipamento de série montado na fábrica.
Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid: Equipamentos de série
A lista de equipamentos do Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid é bem completa. Ela inclui o sistema de estabilização de rolagem Controle Dinâmico do Chassi, bloqueio do diferencial traseiro com Vetoreamento de Torque e sistema de freios de alto desempenho de composto de cerâmica.
E ainda: rodas de liga leve de 21 polegadas com design Aero, incluindo extensões dos arcos das rodas na cor da carroceria, direção assistida Power Steering Plus e o pacote Sport Chrono.
A suspensão pneumática adaptativa de três câmaras, incluindo o sistema de Gerenciamento Ativo. Este sistema assegura o amplo espectro da típica dinâmica de condução da Porsche. Sua função favorece também para uma rodagem confortável.
Rodas de liga leve com até 22 polegadas e eixo traseiro esterçável são opcionais extras. Além da versão Turbo S E-Hyrid, o Cayenne é vendido também na versão E-Hybrid. Seu preço é de R$ 435.000,00.