A nova Mercedes-Benz Sprinter 2020 chega ao mercado no final do ano com inovações inéditas no segmento de comerciais leves. A nova linha do modelo ganha as ruas no Brasil pouco mais de um ano depois de ser lançada no mercado europeu.
As configurações van (líder em vendas do mercado, com mais de 48% de participação), furgão e chassi da Mercedes-Benz Sprinter 2020 ganham itens tecnológicos inéditos, Cockpit e toda a comodidade de carros de passeio.
A Mercedes-Benz Sprinter 2020, que estabelece um novo patamar de comerciais leves, foi revelada na última quarta-feira à noite, em Curitiba. O modelo será uma das atrações da Mercedes-Benz na Feira Nacional do Transporte - Fenatran 2019, onde terá seus preços revelados, que acontece em outubro, em São Paulo.
Inovadora, a Mercedes-Benz Sprinter 2020 estreia itens de segurança, como Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e Assistente de Fadiga, além do Assistente de Subida em Rampa e direção elétrica progressiva.
A marca oferece ainda na linha 2020 o exclusivo sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré. – total interação do motorista com o veículo para mais conforto, segurança e produtividade.
Além disso, a nova Sprinter, com capacidade para transportar entre 3,5 e 5 toneladasde PBT – peso bruto total - inova com direção elétrica progressiva, Keyless Start (acionamento do motor por botão) e Cockpit similar ao de um automóvel, com alto de nível de ergonomia, praticidade e bem-estar a bordo.
Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Circulação Diurna (DRL - Daytime Running Light).
“Cada vez mais, a Sprinter se consolida no nosso País pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Com sua agilidade e conforto de dirigibilidade, ela é ideal para entregas rápidas especialmente nos centros urbanos, cada vez mais congestionados e complicados”, completou.
A nova Mercedes-Benz Sprinter mantém o mesmo motor OM 651 CDI da versão anterior. Contudo, esse propulsor passou por melhorias, anhando mais potência e torque.
O motor 314 CDI Street rende agora 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm). Esse mesmo motor, mas nas especificações 416 CDI e 516 CDI, disponibilizam 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm).
A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.
Com o novo portfólio, a Sprinter continua oferecendo a maior linha de veículos comerciais leves para atender todos os clientes e todas as demandas do segmento.
São 60 modelos à disposição do cliente, entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços.
Externamente, a Sprinter recebeu aprimoramento nas suas linhas aerodinâmicas, resultando em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível. Os novos faróis agregam valor estético e econômico aos clientes. A nova posição de altura do farol permitiu que o parachoque ganhasse uma aparência mais robusta.
Mercedes-Benz Sprinter 2020: tecnologias a bordo
O Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.
Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário. O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres.
Por sua vez, o Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção. Esse sistema indica ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.
O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.
O Assistente de Subida em Rampa (HSA - Hill Start Aid) auxilia o condutor nas partidas em aclives. A Sprinter permanece com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o veículo. Isso traz mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás. Outra grande vantagem é a redução no consumo de embreagem e de combustível.
Pioneiro ESP Adaptativo 9i® é um diferencial da marca já consagrado no mercado brasileiro. Este programa de estabilidade é um dos principais diferenciais tecnológicos da Sprinter, que foi a primeiro veículo comercial leve a trazer essa inovação para o Brasil em 2012.
O ESP reduz significantemente o risco de derrapagem e capotamento, mesmo em situações críticas, além de garantir maior estabilidade do veículo.
Além de suas 9 já conhecidas funções, o ESP ganhou 4 novos sistemas como o MRS (Controle de torque de saída), o TSM (Redução de Oscilação do Trailer), ELC (Mudança de faixa com conforto) e EUC (Controle Aprimorado de Subviragem) que juntamente com os demais itens do ESP visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.
O programa integra os sistemas ABS (Sistema Antibloqueio de Freios), ASR (Sistema de Controle de Tração), BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem), LAC (Controle de Carga Adaptativo), ROM (Controle de Rolagem), RMI (Interação de Movimento de Rolagem), EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio) e BDW (Limpeza dos Discos de Freio).
O Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) faz o acionamento unilateral dos freios para amenizar o efeito de ventos laterais, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória sem a intervenção do motorista. O motorista é informado que o sistema está ativo por meio de uma mensagem no painel. O sistema é ativado a partir de uma velocidade de cerca de 80 km/h, utilizando os sensores do ESP para detectar fortes rajadas de ventos laterais.
As correções da trajetória são realizadas automaticamente pelo sistema, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. O sistema é ativado por meio de frenagem das rodas do lado que o veículo recebe a rajada de vento, reduzindo significativamente a mudança de trajetória.
Também já disponível na Sprinter, as Luzes de Circulação Diurna (DRL - Daytime Running Light) ligam-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, desde que o interruptor das luzes esteja na posição de desligado.
Novidade para vans e furgões da nova Linha Sprinter, a câmera de ré, integrando o novo sistema multimídia MBUX, traz mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras. Isso resulta em mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros e objetos.
Outros itens já disponíveis na linha atual seguem com a nova Mercedes-Benz Sprinter. São eles os freios a disco, airbag duplo, sistema SRS (tensionador do cinto de segurança), luzes de freio adaptativas e piloto automático com limitador de velocidade.
Além disso, a nova Sprinter passa a sair de fábrica com alarme na chave, o que resulta em mais segurança para o veículo e a carga.
Em termos de conforto, a nova Sprinter traz duas inovações exclusivas para o mercado brasileiro: o Keyless Start e a direção elétrica.
O Keyless Start permite a partida do veículo sem o engate da chave. Basta o motorista estar dentro da Sprinter e com a chave do veículo (no bolso, por exemplo) para ligá-lo sem a necessidade de colocar a chave no contato. O sistema tranca automaticamente o veículo assim que o motorista se afasta.
Já a direção elétrica progressiva se caracteriza por uma operação mais leve, com conforto similar ao de um automóvel. Isso se traduz em maior facilidade e praticidade de condução e manobras, aliviando esforços do motorista.
O novo sistema de ar condicionado é outra novidade na nova Sprinter 2020. Agora com 9 mil BTUs a mais, ficou mais eficiente, contando com dois compressores para todas as versões. Com mais capacidade (11 kW), está disponível também para furgões com vidros
A nova Sprinter dá um salto marcante em interatividade, com o MBUX, sistema multimídia exclusivo da Mercedes-Benz, oferecido como item opcional na linha 2020.
O MBUX utiliza uma tela touch screen de 7 polegadas, com controle por touch screen e também por botões no painel. Além de um novo rádio AM/FM, conta com entrada USB tipo “C” (para ocupantes da frente e passageiros) e caixas de som de duas vias na parte dianteira.
Outras inovações que chegam para a Sprinter com o MBUX são o espelhamento de aplicativos de smartphones (compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto), a função “hands-free” (mãos livres) com telefone e transmissão de áudio via Bluetooth® e câmera de ré na tela do MBUX.
Como item de série, a nova Sprinter sai de fábrica com o Mercedes-Benz Audio System, com o novo rádio AM/FM. Todas as funções do painel de instrumentos e do MBUX podem ser utilizadas pelos botões do volante multifuncional, inclusive o piloto automático (TEMPOMAT).