O extrapesado Actros 2020 agora sem retrovisores externos? É isso mesmo. A Mercedes-Benz surpreendeu e lançou o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. A tecnologia inédita e opcional faz sua estreia no novo extrapesado Actros 2020 que será comercializado no próximo ano.
A tecnologia inédita foi apresentada no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran 2019), que está sendo realizada em São Paulo. Exclusivo da marca, o MirrorCam funciona por câmeras digitais externas que substituem os retrovisores convencionais.
As imagens captadas pelas câmeras externas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.
Extrapesado Actros 2020: sistemas inteligentes
“O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o novo Mercedes-Benz Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
“Com o MirrorCam estamos dando a opção para o cliente trocar os retrovisores externos convencionais e introduzir um sistema digital com câmeras em seu caminhão”, completou o Executivo.
O MirrorCam colocará os caminhões Mercedes-Benz em um outro nível de segurança e economia, contribuindo assim para o início de uma transformação em todo o ecossistema de transporte.
“Essa tecnologia irá trazer mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Roberto Leoncini destaca ainda outra grande vantagem do MirrorCam, que é a segurança e comodidade durante a noite. “Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora. Ele verifica as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia”, observou Leoncini.
Extrapesado Acros 2020: MirrorCam garante visão ampla ao motorista
O MirrorCam está localizado dentro do novo extrapesado Actros. O sistema foi projetado para marcha à frente em todas as velocidades e em todas as condições de trânsito, bem como também para marcha à ré. O motorista pode ajustar várias funções por meio do painel de comando na porta.
O sistema MirrorCam é ativado a partir de ações como destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. Após o desligamento do motor do veículo, o sistema também desliga automaticamente. Com a MirrorCam, o motorista pode visualizar claramente os veículos e objetos identificados em uma área de até 250 metros.
O MirrorCam também oferece a função “vista para manobra”, que permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela.
Ajuste digital
Já o campo de visão do sensor afastado do veículo é representado na área inferior. Isso permite observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a realização de manobras.
Com essa função, é possível ainda mover os campos de visão para cima ou para baixo usando as teclas de seta. Este ajuste é restaurado ao sair da “vista de manobra”. O ajuste do campo de visão é realizado de forma digital, não necessitando de nenhum giro mecânico da câmera.
As linhas de distância do caminhão em relação aos outros veículos são exibidas assim que o sistema é iniciado. A linha mais inferior mostra a extremidade do implemento, o que permite ao motorista uma estimativa melhor do comprimento do veículo.
Extrapesado Actros 2020: câmera acompanha o campo de visão
Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão do motorista para manter sempre na imagem a extremidade do implemento. Assim, é possível aumentar a segurança do veículo e da via, principalmente nas curvas mais apertadas.
Com a marcha à ré engatada, as duas telas do MirrorCam mudam automaticamente para a visão de manobra, facilitando o acesso a rampas de carga e descarga com precisão de centímetros.
Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga de modo autônomo, como um aquecedor do espelho retrovisor externo. O aquecimento da câmera também pode ser ligado manualmente pelo painel de comando.
Por meio de sensores de luminosidade, o brilho da tela do MirrorCam se ajusta conforme a claridade do ambiente. A faixa de transição entre "dia e noite" é ajustada automaticamente com base na claridade do ambiente.
Além disso, o motorista tem a opção de ajustar o brilho da tela manualmente. Neste caso, é possível um aumento da intensidade luminosa.
Frenagem automática
Além da inédita tecnologia MirrorCam, o novo extrapesado Actros 2020 será pioneiro em lançar no País o ABA 5 de série. O sistema é o único que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente.
O Novo Actros também é o primeiro caminhão digital do mercado. Isso porque o modelo traz inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e muitos outros recursos.