O Honda Accord será o primeiro modelo da marca a ser comercializado no Brasil com a tecnologia híbrida exclusiva e:HEV. O modelo é um dos três veículos híbridos que serão comercializados até 2023 no país, conforme compromisso firmado pela marca durante o Salão do Automóvel de 2018, realizado em São Paulo.
O Accord foi escolhido para estrear a tecnologia e:HEV no Brasil pelo fato de ser o modelo mais tecnológico comercializado pela Honda no País. A escolha se deu também por ser o veículo topo do desenvolvimento de sedãs da marca.
Conforme o site Motor1.com publicou, o segundo veículo híbrido que a Honda deve vender no mercado é o SUV CR-V. O terceiro, provavelmente, será o Honda Insight, modelo similar ao Civic.
"Com o Accord híbrido, a Honda pretende proporcionar aos consumidores brasileiros um produto que combina baixo consumo e emissões de poluentes, além de um comportamento dinâmico superior", explica Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.
A tecnologia e:HEV apresenta alguns pontos diferentes. O sistema híbrido do Honda Accord oferece performance aprimorada em diferentes cenários de condução. O sistema dispensa automaticamente que o condutor selecione entre os três modos de operação do conjunto motriz híbrido.
Além disso, a tecnologia e:HEV do Accord permite a otimização do espaço interno. Isto pelo fato de que os componentes do sistema terem sido alocados de forma inteligente, compacta e segura. Ele não ocupa, por exemplo, o porta-malas ou a área interna do habitáculo, dentro da premissa da Honda de oferecer o "Máximo para o Homem e o Mínimo para a Máquina".
Honda Accord: funcionamento do sistema híbrido e:HEV
A tecnologia Honda e:HEV é composta de um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina, ciclo Atkinson, e dois motores elétricos. O primeiro funciona tanto para propulsão como para fornecimento de energia elétrica. Já os elétricos atuam separadamente, sendo um para propulsão e o ouro para geração de energia.
A fabricante japonesa informa que o sistema híbrido do Honda Accord dispensa o conjunto de transmissão. A conexão do motor a combustão com o eixo motriz é controlada por um sistema de embreagem do tipo lock-up, com relação direta.
Modos de condução
Com essa combinação, o Accord pode rodar em três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. A seleção dos modos é feita automaticamente de forma a obter a melhor relação entre desempenho e eficiência energética.
O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes. Já no modo híbrido, o motor a gasolina fornece energia para o motor elétrico gerador, enquanto o excesso de energia produzido é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio.
No modo Engine Drive, por sua vez, o motor a combustão transmite diretamente para as rodas, permitindo a máxima eficiência de trabalho.
Na maioria das situações, o Honda Accord circulará nos modos Hybrid Drive e EV Drive, para alcançar a melhor eficiência possível. O modo Engine Drive é adotado apenas em situações de velocidades de cruzeiro, em condições de estrada.
Nomenclatura e:Technology
A sigla e:HEV é a nomenclatura que passa a ser empregada para os veículos da marca com tecnologia híbrida, no caso do Accord. O nome e:HEV susbstitui a identificação i-MMD. Para os veículos que virão totalmente eletrificados, a Honda vai adotar a nomenclatura e:Technology.