A linha 2020 da Iveco Daily foi apresentada na Fenatran 2019, nas configurações chassi-cabine, furgão e minibus, de 3,5 a 7 toneladas e cabines simples e dupla. As vendas começam em abril do próximo ano.
O modelo traz novas versões e nomenclaturas e chega com o propósito de se posicionar como referência no transporte de cargas e de passageiros nos grandes centros urbanos.
Seguindo o design dos produtos fabricados pela Iveco no mundo, a nova Daily, lançada há um ano na Europa, traz linhas arrojadas e com atributos aerodinâmicos na cabine.
Destaques para a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, ar-condicionado automático digital, novas luzes de posição e farol de neblina.
O novo visual do Iveco Daily foi projetado com foco na operação do cliente e o novo para-choque dianteiro é agora tripartido. A mudança reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
Iveco Daily: interior totalmente novo
O interior do Iveco Daily 2020 é totalmente novo e foi pensado para privilegiar a ergonomia. Como em um automóvel Premium, o novo pacote tecnológico torna a Daily digna de referências.
O novo painel de instrumentos do Iveco Daily 2020 tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz.
Destaque para o multimídia, com tela de sete polegadas. O sistema amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play.
A linha Daily 2020 apresenta novo ângulo de inclinação do parabrisa para melhorar a visibilidade. A direção passa a ter coluna ajustável e o volante foi reduzido de tamanho para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel.
Além disso, o Iveco Daily 2020 conta com melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.
Furgão com novas dimensões de chassi
A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total. O centro de gravidade e manobrabilidade foram aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.
No quesito consumo de combustível, a novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível.
A Daily 2020 mantém a linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.
Itens de segurança
A segurança do Iveco Daily 2020 fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros.
• Electronic Stability Program (ESP) = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veiculo se torna instável.
• Hydraulic Brake Assist (HBA) = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
• Hydraulic Fading Compensation (HFC) = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
• Hydraulic Rear Boost Assist (HRB) = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
• Extended Understeering Control (EUC) = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.
• Roll Movement Intervention (RMI) = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
• Roll-over Mitigation (ROM) = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
• Trailer Sway Mitigation (TSM) = mitigação da instabilidade do trailer.
• Load Adaptive Control Mode (LAC) = controle adaptativo de carga.
• Hill Hold Control (HHC-S) = mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veiculo em rampas.
Daily Minibus
A versão para o transporte de passageiros Daily Minibus ganhou novo entre-eixos alinhado com a Daily Furgão. O modelo agora tem vidros laterais colados e ar condicionado no teto com difusores ao longo do salão. Destaque para o diferencial blocante automático que maximiza a tração, fornecendo 50% do torque e potência para cada uma das rodas motrizes.
A nova Daily ganhou novos ‘nomes’: 30-130 ao invés de 30S13, por exemplo. O modelo também introduz três novas versões na linha para se adequar ainda mais as diversas missões e necessidades do mercado. São elas a de 65-170 e a 45-170, além da versão de 7 toneladas exclusiva para o mercado de motorhomes.
Atualmente, o segmento de leves representa 16% do total de veículos comerciais rodando no país. A Iveco tem cerca de 15% de participação nessa fatia de mercado.
Fenatran: Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga