Novo Mercedes-Benz GLC 220d 4Matic ganha visual mais esportivo e robusto, estreia motor diesel e traz pela primeira vez em um SUV da marca a tecnologia MBUX (Mercedes-Benz User Experience).
Reestilizado, o utilitário esportivo médio GLC que a marca fala ser da terceira geração, chega ao Brasil nas versões Off-Road e Enduro, ambas a diesel. Os preços sugeridos são de R$ 294.900 e R$ 329.900, respectivamente.
Com o lançamento do seu novo SUV, a Mercedes-Benz prepara uma ampla renovação de sua linha de utilitários esportivos até o fim do próximo ano. O Mercedes-Benz GLC 220d desembarca no mercado, onde já está sendo vendido, acompanhado do GLC 300 Coupé, equipado com motor 2.0, de 258 cv a gasolina Este, contudo, terá vendas iniciadas somente em novembro, com preço de R$ 362.900.
A inédita motorização 2.0 turbodiesel do GLC 220d Off-Road e Enduro tem 194 cv de potência (a 3.800 rpm) e torque de 40,8 kgfm (enre 1.600 e 2.800 rpm), associado à transmissão 9G-TRONIC, 194 cv de potência. O modelo alcança velocidade máxima de 215 km/h, controlado eletronicamente, e faz de 0 a 100 km em apenas 7,9 segundos.
Motor diesel de 190 cv
O GLC 220d que agora recebe motorização diesel só era oferecido no mercado na versão GLC 250 com motor 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, a gasolina. O novo GLC aposenta seu antecessor e deixa o motor a gasolina apenas para o GLC Coupé 300.
Por fora, o GLC 220d recebeu novos faróis e lanternas e para-choques, além de novas rodas. O interior foi mais agraciado com as mudanças. O SUV conta agora pela primeira vez com a tecnologia MBUX, reunindo duas telas. Uma das telas, de 12,3”, é o painel de instrumentos, enquanto a outra, com 10,25” touchscreen, é o multimídia, com comando de voz até para controlar as funções do carro.
As versões Off-Road e Edurance do GLC 220d se diferenciam no visual das demais pelo tamanho do para-choque dianteiro. Aqui é menor para melhorar o ângulo de entrada. Outros pontos são a suspensão com 18 mm mais alta e os modos Off-Road e Off-Road + no seletor de modos de condução.
Modos de condução
O condutor pode ainda escolher entre os modelos de condução Eco, Normal, Sport e Individual para alterar os parâmetros da direção, motor, tração e câmbio conforme cada situação em que se encontra o caminho à frente.
A versão Off-Road do novo GLC conta com câmera de ré que auxilia o condutor nas manobras em vagas, além do pacote de estacionamento, e faróis full led.
A versão Enduro, mais cara R$ 34.800 em relação à Off-Road, vem equipada com pacote de estacionamento com câmera 360°, frisos com a inscrição “Mercedes-Benz” iluminados, acabamento interno em madeira preta fosca, som Burmester® surround sound system, teto solar panorâmico e luzes internas configuráveis em 64 cores.
De uma forma geral, materiais de alto padrão, acabamento refinado e contornos bem desenhados caracterizam o interior do novo Mercedes-Benz GLC 220d.
O console central apresenta elementos com acabamentos sofisticados que tornam o interior do SUV ainda mais refinado, ao mesmo tempo em que traz toques de modernidade e esportividade que não deixam a proposta de um SUV de lado.
Mais conectado
O novo GLC 220d está mais conectado. Além do inédito MBUX, outra função presente do novo Mercedes-Benz GLC 220d é a tecnologia Keyless-Go. A partir da simples aproximação da chave ao veículo, o condutor pode acionar o start/stop para ligar o motor sem que haja a necessidade da utilização da chave.
O modelo conta também com a tecnologia para carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de cabos.
O novo GLC 220d traz assistentes que elevam o nível de segurança e conforto, como pacote de estacionamento e a tecnologia Hands-Free Access. Em sinergia ao Keyless-Go permite a abertura e fechamento da tampa do porta malas.
Porta-malas
Basta fazer o movimento de um dos pés a uma distância de 30 centímetros da superfície inferior do compartimento, entre os dois sensores de abertura. As versões contam também com tração integral 4Matic e controle de cruzeiro adaptativo.
As versões Off-Road e Enduro do novo GLC oferecem sistemas de assistentes que tornam a condução estável e confiante. São estes a tecnologia Blind Spot Assist, que alerta o condutor sobre a presença de outros veículos em regiões periféricas ao seu campo de visão; o Active Lane Keeping Assist, que avisa ao motorista quando ele deixa a faixa acidentalmente, Airbag para os joelhos do motorista.
Mercedes-Benz GLC 220d: Impressões aos dirigir a versão Enduro do novo modelo
Não espere uma pegada mais esportiva do Mercedes-Benz GLC 220d, na versão Enduro. Se esse é seu objetivo, aguarde pela chegada do modelo GLC 300 Coupê. Aí, sim, você vai experimentar um Mercedes com essas características. O GLC 220d não chega a ser, porém, um brutamonte que não oferece conforto e bom rendimento.
Esquece brutamonte e foca no conforto e desempenho. Acrescente ainda tecnologias de assistência à condução que você conheceu no texto acima e o MBUX que permite uma experiência de conectividade de ponta que é uma verdadeira revolução.
Nossa experiência no contato que tivemos com o novo Mercedes-Benz GLC 220d 4Matic, na versão Enduro, foi bastante exitosa. Incrível como um SUV é capaz de proporcionar impressões tão boas do ponto de vista de condução. Foi exatamente o que sentimos durante o test drive realizado durante a apresentação do modelo.
Precisava de mais tempo para aproveitar tudo de bom que o SUV médio oferece. De qualquer forma, o GLC 220d mostrou perfeito e eficiente. O Modelo tem conforto de sobra, motorzão diesel de 194 cv e 40,8 kgfm de torque de excelente desempenho e um câmbio de nove marchas que trabalha em perfeita harmonia com o motor 2.0 turbodiesel.
Visual robusto
O GLC 220d ficou mais robusto e com visual bastante agradável no novo modelo. Agrada também pela acústica interna, onde só se houve o som do atrito do pneu com o asfalto menos liso. Na terra, a suspensão mais elevada trabalha confortável.
A versão Enduro agrada em cheio. Anda muito na estrada, respondendo bem às acelerações, e na cidade é bastante ágil. O novo motor a diesel, embora menos potente do que o gasolina, tem mais força e fôlego.
Não é tudo que temos de bom para falar do novo GLC 220d 4Matic, mas dá bem uma ideia do que de bom traz o modelo que ganha novos visual, motor e tecnologias.
Os detalhes que fazem a diferença, como a novíssima tecnologia MBUX, colocam o modelo em condições favoráveis para ganhar a briga com o Audi Q5 e o BMW X3, seus concorrentes diretos.
Novo GLC 300 Coupé
O novo GLC na versão 300 4Matic Coupê será vendido no Brasil a partir de novembro. O modelo virá com motorização quaro cilindros em linha, potência de 258 cv, 37,8 kfgm de torque. Sua velocidade máxima é de 240 km/h e traz suspensão esportiva, teto solar e rodas de 20”.
O GLC é o primeiro de uma série de utilitários esportivos que a Mercedes-Benz anunciou para os próximos meses no Brasil. Dentre as novidades que virão até o final de 2020 estão o as versões 42 e 63 AMG.