A Mercedes-AMG lança o SUV de perfil esportivo GLC 63 4MATIC+ no mercado brasileiro, único em seu segmento com motor oito cilindros biturbo. O SUV de alta performance, que chega para completar a família GLC, já está sendo comercializado por R$ 549.900.
Enquanto isso, a versão coupê GLC 63 S, de 510 cv, do modelo tem previsão de vendas a partir do começo 2020.
O SUV GLC 63 4MATIC+ é equipado com motor 4.0 V8 biturbo de 476 cv. Esse propulsor é capaz de chegar aos 100 km/h em 4 segundos e alcança a velocidade máxima de 270 km/h, controlada eletronicamente. A transmissão é AMG SPEEDSHIFT MCT 9G.
O SUV esportivo traz novo design, além do sistema MBUX com funções e telas exclusivas da AMG. O novo controle dinâmico de dirigibilidade AMG Dynamics e o diferencial traseiro blocante é controlado eletronicamente.
O SUV tem suspensão pneumática Air Body Control com regulagem de altura. Ela é mais confortável, dependendo do modo selecionado: Comfort ou Sport+. Além disso, oferece tração nas quatro rodas que atua com distribuição de torque totalmente variável.
Mercedes-AMG 63 4MATIC: Destaques no visual externo
Externamente, o modelo se destaca na parte frontal pela grade exclusiva da AMG com barras verticais pretas capturam o olhar imediatamente. Os faróis dinâmicos Multibeam Led, com 84 Leds independentes e com um alcance de farol alto de 650 metros, reforçam a presença marcante do GLC 63 4Matic+.
O para-choque dianteiro com design remetendo a asa de um jato combina com o grande defletor frontal. Acentuando a aparência dinâmica, as rodas dianteiras e traseiras, contam com proteções mais largas e dois arcos. O modelo é oferecido no Brasil com rodas de liga leve com raios cruzados de 21’.
Também no exterior, os painéis das saias laterais fazem o SUV se assentar mais baixo na estrada. Ao mesmo tempo alongam suas linhas. As lanternas traseiras em LED também foram redesenhadas. Duas ponteiras duplas trapezoidais completam o sistema de escapamento.
Bancos esportivos
Já no interior o condutor e o passageiro da frente são abraçados por bancos esportivos de série em couro Nappa. Os assentos são disponíveis em 4 cores: preto, branco pérola com preto, vermelho pepper com preto ou cinza magma com preto.
O painel tem acabamento de série em couro sintético Ártico preto com costuras contrastantes, combinado com superfícies em fibra de carbono e frisos de alumínio.
A superfície de toque é ladeada pelo interruptor do AMG Dynamic Select e numerosos controles especiais da AMG. Exemplos são o botão para os 3 estágios da suspensão Air Body Conrol e o ESP (programa eletrônico de estabilidade) também com três estágios.
Esportivo fica mais conectado
A tecnologia MBUX, já presente nos novos modelos do portfólio Mercedes-Benz, está disponível também no Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+. A inovação, apresentada pela primeira vez em um utilitário esportivo da marca, contribui para um veículo ainda mais conectado. Seja quando operado pelo touchscreen, pelas teclas no volante ou controle de voz.
Como nos demais modelos, o controle por voz é ativado por meio das palavras chaves “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”.
Por meio do conjunto de instrumentos de 12,3 polegadas à esquerda e a tela touchscreen de 10,25 polegadas à direita, o condutor recebe um composto de informações visuais. Os três estilos de mostradores especiais da AMG, ("Classic", "Sport" ou "Supersport") tornan o ambiente visual das telas mais clássico.
SUV com DNA das pistas de corrida
O condutor do Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ pode obter um conjunto de informações adicionais para tornar a experiência de condução ainda mais esportiva: Warmup (aquecimento), Setup (ajuste), G-Force (forças de aceleração) ou Engine Data (dados do motor). As visualizações no display central permitem que mais funções do veículo possam ser exploradas.
As teclas Touch Control integradas podem ser usadas para controlar as funções do conjunto de instrumentos e o sistema de informação e entretenimento. Tudo isso apenas por meio do deslizamento horizontal ou vertical dos dedos. Os programas de condução AMG são controlados e mostrados no display LCD integrado.
Um diferencial, que foi atribuído da tecnologia de Fórmula 1, são as teclas AMG no volante: duas teclas do lado esquerdo, que podem ser customizáveis entre ajuste de suspensão, ajuste de som do escape, câmbio manual e ESP.
Além disso, dispõe de uma tecla rotativa do lado direito para selecionar o modo de condução do AMG Dynamic Select, entre Comfort, Sport, Sport+. Graças às posições ergonômicas dessas teclas, o motorista pode mudar suas características de condução sem tirar as mãos do volante.
Programas de dirigibilidade
Há cinco programas à disposição do condutor: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". Os programas estão conectados ao controle de agilidade AMG Dynamics. Estes permitem que as características de dirigibilidade do Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ possam ser selecionadas para atender a várias exigências e condições de condução.
O AMG Dynamics abriga as funções de agilidade "Basic", "Advanced" e "Pro", que são selecionadas automaticamente pelo respectivo programa de direção.
Sistema de freios
O modelo de oito cilindros tem um sistema de freios de grandes dimensões com discos de material composto ventilados internamente. Os discos são perfurados tanto no eixo dianteiro como no traseiro, com pinças fixas de seis pistões na frente e pinças flutuantes com um pistão na traseira.
O sistema impressiona pelas curtas distâncias de parada, respostas sensíveis e alta expectativa de vida, mesmo no caso de extremas exigências.
Entre os itens de conforto do veículo estão o assistente de partida em aclives, pré-ativação e secagem dos freios no molhado. Com a ignição desligada e o veículo parado, a transmissão seleciona automaticamente a posição de estacionamento "P" (Park). Ao mesmo tempo, o freio de estacionamento elétrico é liberado automaticamente ao arrancar.
O modelo conta também com sete airbags: dois dianteiros, laterais para motorista e passageiros, airbags em todas as janelas e de joelho para motorista.
Dados técnicos: Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+
Motor: V8 biturbo com 4,0 litros, injeção direta
Cilindrada: 3.982 cm³
Potência: 476 cv a 5.500-6.250 rpm
Torque (Nm/rpm): 650 Nm a 1.750-4.500
Sistema de tração: Tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de torque
Transmissão: AMG SPEEDSHIFT MCT 9G
Aceleração 0-100 km/h: 4,0 s
Velocidade máxima: 270 km/h (limitada eletronicamente)