O Mitsibushi Eclipse Cross ganha nacionalidade brasileira. O modelo 2020 já está sendo produzido pela Mitsubishi na sua planta de Catalão, em Goiás. Junto com sua nacionalização o SUV estreia também duas novas versões, somando-se às já comercializadas HPE-S e HPE-S S-AWC.
O Eclipse Cross nacional parte de R$ 129.990,00 na nova versão de entrada GLS e chega a R$ 144.990 na também nova versão HPE. As já conhecidas HPE-S custa R$ 153.990,00 e a HPE-S S-AWC R$ 161.990,00.
Todas as versões do Mitsubishi Eclipse Cross contam com o motor MIVEC Turbo 1.5L com dupla injeção, 165cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. A nova tecnologia gera um torque robusto que inicia em uma faixa de velocidade baixa do motor.
Completando o Power Train, a transmissão é CVT de oito velocidades, com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista.
Conceito Dynamic Coupé
A família Eclipse Cross, de vocação off-road, tem em seu DNA o conceito Dynamic Coupé. A carroceria traz um estilo moderno aliado à estilosa frente frente Advanced Shield. A linha curva do teto está em perfeita harmonia com o desenho que se sobressai pelas laterais até a parte traseira, encontrando o vidro traseiro inclinado.
O design traseiro distingue-se pelo estilo criado em torno das luzes altas e perpendiculares ao solo, além de uma janela traseira dividida horizontalmente que não é só estética. Esta é também funcional, já que possibilita uma visão maior de dentro para fora do veículo.
O Eclipse Cross é o terceiro modelo mais vendido da linha Mitsubishi no Brasil.
Equipamentos de segurança
Desde a versão de entrada, o Eclipse Cross conta com TPMS (sensor de pressão dos pneus), sensores de chuva e farol. Conta também com ABS, BAS, BOS, HSA (assistente de partida em rampa), controles de tração e estabilidade (ASC + ATC), câmera de ré, ar-condicionado automático digital, sistema Full Airbags com nove airbags, DRL em led e faróis de neblina.
A versão HPE tem um pacote de cromados que a diferencia das demais. Vem equipada com bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e com regulagem elétrica para o motorista.
O Eclipse Cross traz também chave de presença para abertura das portas e partida por botão, ar-condicionado Dual Zone, Head-up Display, freio de estacionamento eletrônico, Paddle Shifters e retrovisores retráteis.
O sofisticado interior traz peças na cor Silver Metallic e painéis em Soft Touch e Black Piano, que deixam todo o ambiente ainda mais harmônico. Tudo isso está cuidadosamente integrado a um cockpit dinâmico e ergonômico. As lanternas traseiras em led garantem boa luminosidade e compõem o visual externo.
Bancos exclusivos
Os bancos dianteiros foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo e contam com design esportivo, espuma de dupla densidade. Eles têm retenção nas laterais e uma linha central que deixa o corpo em uma posição confortável para a condução.
Os bancos traseiros do Eclipse Cross são reclináveis e deslizantes, além de terem encosto regulável. São oito níveis de reclinação do encosto (16º a 32º) e deslizamento de até 200 mm, ampliando o espaço interno e o conforto de quem viaja no banco de trás. O recurso pode ser usado para dar um espaço extra ao porta-malas.
Graças ao formato da tampa do bagageiro, o espaço para colocar e tirar as bagagens é muito maior, facilitando o uso em diferentes condições. O porta-malas é versátil, espaçoso e conta 561 litros de capacidade, podendo chegar a 1.285 litros.
As rodas são de liga leve 18” com acabamento diamantado e pneus 225/55R18 que garantem a melhor aderência em todas as situações. O Eclipse Cross tem um excelente raio de giro, com apenas 5,3 metros, ideal para manobras em estacionamentos e lugares com pouco espaço.
Versões HPE-S e HPE-S S-AWC
A versão HPE-S é oferecida em duas configurações, com opções de tração 4x2 e 4x4. Ela recebe o pacote de tecnologia MiTEC com FCM, ACC, LDW, BSW + RCTA e AHB + UMS. Inclui também teto solar panorâmico, faróis em LED, limitador de velocidade, retrovisor eletrocrômico, sensores dianteiros e traseiros.
A HPE-S S-AWC, por sua vez, traz o exclusivo Super All Wheel Control (S-AWC), um sistema de controle dinâmico integrado ao 4WD, que garante uma rodagem segura em qualquer tipo de piso. Com um acoplamento eletromagnético, o sistema controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
O AYC (Active Yaw Control), outra exclusividade da Mitsubishi Motors, faz otimização do torque entre as quatro rodas.
O motorista pode optar por três tipos de condução: AUTO, SNOW ou GRAVEL, dependendo das condições de cada tipo de terreno, visando melhorar a precisão na condução, estabilidade e manobrabilidade em estradas escorregadias.
O visual externo agrega as luzes diurnas (DRL) e faróis auto e baixo em LED com Auto High Beam. Em locais com pouca iluminação, evita o ofuscamento de outros motoristas intercala automaticamente o farol alto e baixo.
Comodidade com tecnologia
O Mitsubishi Eclipse Cross traz sistema Keyless para abertura das portas com apenas um toque no botão, sensor de chuva e acendimento dos faróis, espelhos retrovisores elétricos com rebatimento automático.
Dispõe também de luz indicadora de direção e desembaçador, botão Start Stop para partida, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
O Mitsubishi Eclipse Cross incorpora Head Up Display. O sistema projeta informações full color sobre o painel do veículo, bem a frente do motorista. O condutor não precisa tirar sua atenção do trânsito para ver a velocidade e controlar o piloto automático, dentre outras funções.
Eclipse Cross: sistema multimídia
O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi. O Acesso a aplicativos é feito através do Waze.
O modelo é equipado com Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB) com Auto Hold. Depois de estacionar o veículo, basta acionar um simples botão para ativar os freios. Já o Auto Hold é prático para o dia a dia.
Quando acionado, o carro irá ativar automaticamente os freios de estacionamento em qualquer parada, até mesmo em ladeiras. Para destravar, basta voltar a acelerar.
O ar-condicionado é digital, automático e Dual Zone, permitindo a seleção de temperatura para cada lado do veículo. O volante reúne os comandos de voz, áudio e telefone, além dos botões do Speed Limiter e do Piloto Automático Inteligente.
A direção conta com assistência elétrica e o volante tem ajustes de altura e profundidade. O painel do Eclipse Cross tem tela de LCD de alto contraste com computador de bordo com display de multi-informações.
Sistema de freios
O Eclipse Cross é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS. Além disso, o modelo conta com uma proteção extra, o BOS, um sistema que monitora constantemente os pedais.
Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, as rotações do motor são reduzidas gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
O SUV é equipado também com o HSA (Hill Start Assistant), um assistente de partida em rampa que pode ser usado tanto para mover o veículo para frente, como em manobras em marcha a ré.
A suspensão dianteira é independente McPherson e barra estabilizadora e a traseira é independente Multi-Link, com molas helicoidais e barra estabilizadora, que garantem uma condução muito mais estável e precisa, aliando um excelente compromisso entre conforto e performance.
As versões HPE-S e HPES AWC contam com tecnologias para o bem estar e segurança do motorista e passageiros. São diversas funções e recursos que agem com inteligência para proporcionar segurança e comodidade. São elas:
BSW (Blind Spot Warning) – Aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego.
UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System) – Sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h.
RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré.
Speed Limiter – Limita uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista.
ASC (Active Stability Control) – Controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas.
ATC (Active Traction Control) – Controle Ativo de Tração, atua em pisos de baixa aderência ou em situações de aceleração brusca.
ACC (Adaptative Cruise Control) – Piloto automático inteligente de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente.
FCM (Foward Collision Mitigation) – Sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar.
LDW (Lane Departure Warming) – Aviso de saída de faixa de rolamento.
O Mitsubishi Eclipse Cross foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e os pedais e a coluna de direção são colapsíveis. Os cintos de segurança são de três pontos para os cinco ocupantes e os dianteiros têm pré-tensionador e limitador de força. O modelo é equipado com sistema Full Airbags, com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.
Prova de toda essa tecnologia é a mais alta classificação de cinco estrelas nos mais renomados institutos: Euro NCAP, ANCAP e Latin NCap.
As novas versões do Eclipse Cross já estão disponíveis nas concessionárias de todo o país. O modelo está disponível em diversas cores, que variam de acordo com as versões: Cinza Londrino, Prata Litio, Prata Cool, Marrom Laterita, Azul Baikal, Vermelho Lucid, Branco Alpino, Branco Fuji, Preto Ônix Pearl, Bronze Metálico, Azul Sporty Metálico, Cinza Titanium Metálico, Prata Sterling Metálico, Branco Pearl Perolizado, Preto Pearl Perolizado, além da Vermelho Diamond Tri-coat Metálica, desenvolvida exclusivamente para o HPE-S.
Versões e preços do Eclipse Cross 2020
Eclipse Cross GLS
– R$ 129.990,00
Eclipse Cross HPE – R$ 144.990,00
Eclipse Cross HPE-S – R$ 153.990,00
Eclipse Cross HPE-S S-AWC – R$
161.990,00