O Suzuki Jimny Forest é a nova aposta da marca para o segmento aventureiro. A série especial do ousado e atrevido jipinho, fabricado em Catalão, GO, é lançada com preço de R$ 94.990.
A novidade foi desenvolvida com inspiração nas florestas e expedições fora de estrada e recheada de elementos para se aventuras em qualquer tipo de terreno.
O Jimny Forest chama a atenção com sua cor única e exclusiva, o Verde Floresta. Ela contrasta com elementos em grafite, como para-choque, grade frontal, máscaras de faróis, snorkel e flares. Completa o visual externo as rodas de 15 polegadas na cor grafite dark.
Suzuki Jimny: Série Forest traz adesivos com alusão às florestas
A série especial Forest recebe adesivo que faz alusão às florestas. O grafismo “Forest” está em ambos os lados na parte externa e uma plaqueta no interior reforça a exclusividade da série especial.
Na parte inferior das portas, há o novo rack slider tubular protegendo a carroceria nos obstáculos. Além disso, foi instalada uma chapa para proteger a caixa de transferência na parte inferior e quatro protetores dos braços da suspensão, que reforçam suas habilidades no off-road.
Condução leve
O Suzuki Jimny Forest também recebe um amortecedor de direção, deixando a condução ainda mais suave, principalmente em terrenos muito acidentados. Essa mudança foi empregada pensando na comodidade do motorista.
O teto traz um bagageiro tipo cesta desenvolvido exclusivamente para a versão. Além de aumentar a capacidade para transportar objetos, o equipamento ainda reforça o visual off-road do modelo.
Exclusividade no interior
O interior do Jimny Forest também apresenta toques de exclusividade, especialmente no acabamento. Molduras das saídas de ar-condicionado e acabamento central do painel são na cor verde, harmonizando com o padrão de estilo visto no exterior, asseguram toques de exclusividade ao interior.
Os bancos ganharam capa em revestimento premium preto, com bolsos laterais, costura cinza e estampas com alusão às “marcas de pneu”. Por sua vez, a inscrição “Forest” aparece bordada no encosto.
A série especial Jimny Forest traz central multimídia de 7 polegadas, com espelhamento da tela de smartphones Android e IOS. Desta forma, conectividade e praticidade estão garantidos nos deslocamentos do dia a dia ou nas aventuras fora da rotina.
O painel de instrumentos conta com elementos prateados. O cluster tem tela digital, mais visibilidade e de fácil acesso as informações. O motorista é orientado por relógio, odômetro parcial A e B, odômetro total, temperatura do fluído de arrefecimento e volume de combustível no tanque nos seus desclocamentos.
Off-road
O Jimny Forest tem sistema de tração 4x4, que permite até 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e a reduzida 4WD-L. Esta dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road .
As mudanças na tração são feitas com apenas um toque no controle do painel, graças ao drive action 4x4. Ele contempla um sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico.
Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.
Jimny Forest, assim como as versões convencionais do modelo de série, possui chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão com eixo rígido na dianteira e traseira. A suspensão é composta por molas helicoidais na dianteira e é Trilink na traseira, que favorece em muito transpor terrenos acidentados.
Suspensão aprimorada
A suspensão do Forest foi aprimorada visando melhorar suas desenvoltura. A melhoria garantiu uma altura ainda maior do solo, com 268 mm. Isso gerou uma melhora nos ângulos de entrada, saída e rampa. Essas características fazem com o modelo ultrapasse obstáculos ainda maiores.
Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água. Além disso, evitam retenção de terra ou lama.
Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente. A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras.
O modelo tem um raio de giro de apenas 4,9 metros que auxilia manobras em trilhas estreitas e nas até nas menores vagas. Suas dimensões reduzidas garantem praticidade no trânsito movimentado das cidades. O jipinho pesa 1.060Kg.
Motor 1.3 em alumínio
O Suzuki Jimny é equipado com motor em alumínio, movido a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas. Esse propulsor rende 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm, acoplado à transmissão manual de cinco marchas.
A corrente de comando, velas de longa duração e escapamento em aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo.
Airbags frontais, freios com ABS e barras de proteção lateral nas portas são itens de segurança do modelo. A coluna de direção é retrátil e, em caso de colisão, protege bem o motorista.
Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes. Os bancos traseiros contam com Isofix, além de 2 ajustes de inclinação do encosto.