O Troller TX4 agora é realidade no mercado. A Ford, dona da marca, lançou oficialmente a nova versão do seu jipão 4x4 estiloso e ao mesmo tempo radical no seu habitat natural constituído de lama, pedra, areia, aclives e declives e qualquer outro tipo de terreno.
O Troller TX4 foi apresentado como a de maior capacidade off-road que o modelo já teve e chega com preço de R$ 167.530.
Nós andamos no TX4 e mostramos aqui as primeiras impressões ao dirigir o Troller na versão topo de linha. Você vai saber porque o modelo impressiona quando colocado à prova em ambientes com trechos radiciais.
Mas saiba também que no asfalto se comporta muito bem, o que o torna apto para uso em centros urbanos.
Troller TX4: Versão é lançada com inédita transmissão automática
O TX4 traz como maior destaque a transmissão automática de seis velocidades, inédita no modelo Troller. Calibrada exclusivamente para o TX4, a transmissão é associada ao motor 3.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 47,5 kgfm de torque.
Esse câmbio dispõe de três modos de condução: Drive, Sport e Manual. O conjunto é o mesmo da Ford Ranger.
Com o lançamento do novo TX4, a Ford, dona da marca, conta agora com duas versões do modelo. Antes era somente o T4, vendido exclusivamente com câmbio manual e com preço de R$ 25.700 abaixo do valor sugerido para o TX4, mais completo e requintado. Uma pena não disponibilizar airbags, nem mesmo como pacote opcional.
Além do novo câmbio, empregada na versão apresentada para atender demanda recorrente dos clientes, o Troller TX4 ganha também outro importante item, não de conforto, mas de segurança. Trata-se do diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico. Seu funcionamento consiste na transmissão de torque contínuo para as rodas em pisos de pouca aderência.
Exclusividade no visual
Se tem novidade no câmbio e no diferencial blocante, o Troller TX4 tem exclusividade no visual. A versão topo da linha é pintada na cor Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e no snorkel.
O Azul Naval é sempre combinada com outras três opções de cores: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada. As três combinações são de muito bom gosto e garante visual exclusivo ao Troller TX4.
O TX4 conta com para-choque dianteiro e estribos laterais de aço e acendimento automático dos faróis (os auxiliares são de LED).
Completam a lista dos itens de segurança os freios ABS com EBD, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e cintos de três pontos para todos os ocupantes, contando com os do banco traseiro.
Equipamentos adicionais
Como equipamentos adicionais o Troller TX4 traz snorkel, para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço e pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17.
E ainda: faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático, faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis, pintura e interior exclusivo, ganchos Isofix, e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista.
A lista de equipamentos do Troller TX4 conta mais itens. São eles: teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.
Interior exclusivo
A exclusividade está presente também no interior do TX4. A versão tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção.
Como o T4, a central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, além de microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB.
O ar-condicionado do Troller TX4 é digital dual-zone. Os vidros e espelhos são elétricos e há também computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road .
Primeiras impressões ao dirigir
A Ford não se preocupou em colocar o Troller TX4 à prova. A marca liberou a pista off-road do Campo de Provas de Tatuí, interior de São Paulo, e permitiu que os jornalistas especializados testassem o veículo.
Assim foi feito. A pista radical, composta por poças de lama e água, pedra, areia, inclinações e tudo mais que pudessem dificultar a condução e a passagem do TX4, não intimidou o “bruto”.
O TX4 mostrou-se eficiente e corajoso nos pontos de maior dificuldade de passagem. Nada segurou o Troller e nem representou obstáculo para transpor os trechos com graus de dificuldades extremos.
Imagina uma poça com lama grossa quase encobrindo as rodas de 17 polegadas com pneus 245/70? Então, o TX4 passou fácil com o 4x4 reduzido. Os aclives barrentos também não foram problema.
Os ângulos de ataque, saída e inclinação do TX4 facilitam o uso de qualquer terreno. Na primeira situação são 53 graus, na segunda 50 graus e na terceira 45 graus. Essas características puderam avaliadas ao longo da pista.
Teste pesado
A Ford acreditou no potencial do Troller TX4 e deixou que seu mais poderoso veículo off-road fosse testado num ambiente de absoluta realidade. As dificuldades foram imensas e o Troller superou fácil.
Destaque para a força do motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e torque de 47,5 kgfm. Merece também referência elogiosa o conjunto de suspensão. Seu curso bem calibrado absorveu bem os impactos da pista acidentada. O interior é confortável e a posição de dirigir faz a diferença.
Não pense que o Troller TX4 é só para pegadas brutas. Nada disso. Pode colocar para rodar na cidade que cumprirá um bom papel. Levamos o veículo também para a pista asfaltada do Campo de Provas, simulando o que e corriqueiro nos pisos dos centros urbanos.
O Troller, apesar das suas características off-road, pode ser também um excelente carro de passeio.