O Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC faz sua estreia no mercado brasileiro como o primeiro modelo mundial da marca 100% elétrico. O SUV compacto EQC 400, apresentado nesta terça-feira, em São Paulo, começa a ser vendido no próximo dia 20 com preço público sugerido de R$ 477.900.
As primeiras unidades do Mercedes-Benz EQC 400, fabricado na Alemanha, começam a ser entregues já a partir do mês de junho. Há exatamente um ano o EQC 400 foi mostrado no Brasil.
O novo utilitário esportivo da Mercedes-Benz, que não esconde linhas características de um coupé, tem dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e o frente e outro no traseiro – que rende, de forma combinada, 408 cv de potência e 78 mkgf de torque.
A força dos dois motores, que utiliza o torque total já na primeira aceleração, leva o EQC 400 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, conforme o fabricante.
Mercedes-Benz EQC 400 roda até 470 km com uma carga de bateria
Com carga completa nas baterias, o EQC 400 roda até 470 km, graças ao conjunto de baterias de lítio de 80 KWh, divididas em 384 células. As baterias ficam no assoalho do veículo e têm garantia de oito anos.
A recarga da bateria leva em torno de 8 horas com o uso de carregador convencional em tomadas de 220 Volts. Já com o emprego de carregador rápido, de 400 Volts, leva-se em média 50 minutos para alcançar 80% da carga.
Durante uma condução normal, o SUV alemão Mercedes-Benz EQC 400 utiliza tração traseira. Contudo, se necessário, o emprego de mais força para transpor um aclive, apenas para citar um exemplo, o motor traseiro entra em ação. Essa mudança ocorre de forma automática e faz do EQC um modelo 4×4 (4MATIC).
Carregador rápido
O elétrico EQC 400 da Mercedes-Benz traz pacote que oferece carregador rápido (Wallbox) e um ano de eletricidade para recarregamento das baterias franquiada pela empresa de energia elétrica Enel, parceira da Mercedes-Benz.
Outras novidades
Junto com o SUV EQC, a Mercedes-Benz fez a apresentação também dos novo sedã A 35 AMG e do coupe esportivo CLA 35 AMG. Além deles, a marca lançou também o GLE 400d 4MATIC e mostrou o carro-conceito EQA.
O EQA está previsto para chegar ao mercado europeu no próximo ano. Seu lançamento faz parte dos planos da marca de lançar de 130 novos modelos e versões eletrificados até 2023.
O modelo A 35 AMG tem preço sugerido de R$ 293.900 e de R$ 294.90 na versão Launch Edition (modelo 19/20). O CLA 35 AMG chega ao mercado por R$ 299.900.
Ambos utilizam o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros que entrega 306 cv de potência e 40,7 kgfm. Esse propulsor é associado à transmissão de dupla embreagem de sete velocidades e tração nas quatro rodas.
Mercedes-Benz GLE 400d 4MATIC
Por sua vez, o GLE 400d 4MATIC custa R$ 465.900 e é equipado com motor turbo de três cilindros e seis cilindros que entrega potência de 330 cv e até 71,3 kgfm de toque.
O SUV médio da Mercedes-Benz ficou mais conectado e agora conta com a tecnologia MBUX. A tela é de 12,3 polegadas. A transmissão é automática de nove velocidades e conta com tração é integral.
Segundo a marca, GLE 400d sai da imobilidade e vai a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 245 km/h, limitada eletronicamente. O modelo se destaca ambém no tamanho do porta-malas. São 630 litros de capacidade. No tanque de combustível, a capacidade é 65 litros de gasolina.
De série, o GLE 400D 4MATIC traz teto solar panorâmico, controles de tração e estabilidade, faróis de LEDs e sete air bags. Compõem o pacote ainda central multimídia com o assistente virtual MBUX, câmeras com visão de 360°, assistente de estacionamento e head-up display.
Os pneus são run flat. Eles rodam vazios até 80 km, numa velocidade de 80 km/h.
OBS: A sigla EQ sigla Eletric Intelligence