O Fiat 500 da terceira geração é o primeiro carro 100% elétrico da FCA (Fiat Chrysler Automobilies). O modelo 2020 revelado pela marca inspira mudanças e abre as portas para o ingresso do fabricante no segmento dos veículos zero emissões no Brasil. Será o primeiro veículo totalmente elétrico vendido pela marca no Brasil.
O modelo chega ao mercado brasileiro somente no final do ano. Seu lançamento mundial aconteceu em Milão, na Itália. O Fiat 500 elétrico seria revelado, na verdade, no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. A exposição, no entanto, foi cancelada devido ao Coronavírus.
As primeiras 500 unidades do Fiat 500 serão uma série limitada batizada de La Prima. Elas virão com carroceria cabriolet e terão um emblema na lateral com número do modelo que vai de 1 a 500. Essa numeração virá seguida pelo nome do país em que o carro foi vendido.
Cores
O Fiat 500 ou Cinquecento terá as cores Mineral Grey, Ocean Green e Celestial Blue.
As baterias de íons de lítio do Fiat 500 tem capacidade de 42 kWh e oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. Em apenas cinco minutos carrega energia suficiente para percorrer 50 km. Uma carga de 80% da bateria é feita em apenas 35 minutos.
Carregamento doméstico
Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, uma vez que o Novo Fiat 500 inclui o Easy Wallbox™. Esse sistema foi desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual.
O Easy Wallbox é uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia.
Além disso, o Easy Wallbox™ está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW. Com ele, uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.
Modos de condução
O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor.
O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Assim, o veículo pode alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima de forma conveniente.
Assim como um "Sherpa do Himalaia", que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).
Fiat 500 tem motor de 118 cv e alcança velocidade máxima limitada de 150 km/h
O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão, enquanto o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador.
De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro.
Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.
O motor do Novo Fiat 500 tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.
Ele é o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana.
Tecnologias a bordo
O Fiat 500 elétrico traz tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres.
A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.
O Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação. Por sua vez, o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor.
Pausa no cansaço
O sistema recomenda que o motorista que pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.
O Novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto: fácil, intuitivo e incrivelmente personalizável.
Com o de infotainment UConnect 5 é possível usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto. O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone e conta com uma tela sensível ao toque de 10,25" de alta definição.
Veículo conectado
O subcompacto Fiat 500 não mudou muito em relação à geração anterior, lançada em 2007. A nova geração, no entanto, nasceu mais conectada: ela dialoga dentro e fora do carro, permitindo que o motorista defina a rota de navegação com antecedência e encontre ar-condicionado na chegada.
Quando a porta do carro for aberta, o telefone celular do condutor será conectado em apenas 5 segundos. Assim, não será preciso mais usar o cabo de carregamento.
Também possui o sistema de interface Natural Language, com reconhecimento de voz avançado, sendo possível, por meio da conversa, controlar parâmetros, definir o controle climático e escolher sua música favorita.
A frente do Fiat 500 é vertical como na versão de 1957. Ela é menos ilusória e a sensação dinâmica do perfil foi acentuada. A linha divisória da primeira geração separou a moldura dos faróis circulares, enquanto hoje essa separação foi redesenhada.
Os faróis ficaram um pouco mais elípticos e ainda icônicos são tecnológicos e modernos. As maçanetas das portas estão completamente niveladas, com um compartimento para o desbloqueio elétrico.
Modelo ficou maior
A nova plataforma deu à terceira geração do Fiat 500 uma presença marcante: é 6 cm mais larga e 6 cm mais longa, a distância entre eixos foi aumentada em 2 cm. As rodas são maiores e mais afastadas, conferindo personalidade mais forte e maior conforto, apesar de seu comprimento permanecer com menos de quatro metros.
O interior do Fiat 500 tem painel amplo e delgado e pelas soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, houve melhoria significativa no conforto.
Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do compartimento de bagagem.