O Novo Renault Duster 2021 chegou. O SUV de aparência robusta foi lançado demonstrando disposição de enfrentar à altura a concorrência no segmento dos utilitários compactos. Além dos SUVs que já estão consolidados no mercado, o novo Duster chega mirando os futuros Volkswagen Nivus e Chevrolet Tracker, este já pronto para ganhar as ruas.
O Renault Duster 2021 muda o visual externo e interno, ganha equipamentos inéditos e fica mais moderno e refinado. As mudanças agradaram muito e são visíveis já no primeiro olhar.
Os preços partem de R$ 71.790 e chegam a R$ 87.490. Se preferir dar uma incrementada a mais no SUV existem dois pacotes (Tech e Outsider) disponíveis. Nesse caso, o valor sobe R$ 3.000 no primeiro e R$ 2.300 no segundo. O motor 1.3 turbo tão esperado ficou para o próximo ano, sendo esta a única ausência que não passou despercebida.
Reformulação ampla
Foi a maior reformulação já feita no Duster desde o seu lançamento, em 2911. Esse novo SUV era esperado havia dois anos. É lançado agora muito melhor e bem mais bonito do que antecessor, além de mais moderno e equipado.
No novo Renault Duster 2021 a inclinação da coluna A e do para-brisa é notável e deu a aparência de um SUV que quer realmente se mostrar renovado e com linhas bem atuais.
Renovado por inteiro
O novo Duster foi totalmente renovado. As mudanças foram tantas que está sendo tratado como o SUV da nova geração. Todas as peças são novas. Embora no visual externo traga semelhanças em alguns pontos com o Duster anterior é bom que fique bem claro que as chapas utilizadas não são as mesmas. São todas novas e foram reforçadas para garantir mais segurança.
O novo Renault Duster mudou tudo mesmo? Não. A transformação não chegou abaixo do capô. O motor 1.6, de 120 cv, e 16,2 kgfm, foi mantido e passa a ser comum a todas as versões, assim como a transmissão CVT que simula seis marchas.
Motor 2.0 e tração 4x4 ficam de fora
Contudo, o novo Duster não utiliza mais o propulsor 2.0 aspirado, que foi aposentado, bem como a tração 4x4, descontinuada no modelo. O objetivo é reforçar ainda mais a posição do SUV Captor, seu irmão mais luxuoso, no segmento.
O Duster 2021 chega em quatro versões. A de entrada é a Zen, com câmbio manual de cinco marchas, as intermediárias Zen CVT X-tronic e Intense CVT X-tronic e a topo da linha, a Iconic CVT X-Tronic. Os preços são de R$ 71.790, R$ 77.790, R$ 83.490 e R4 87.490, respectivamente.
Versão PCD
A nova linha Duster 2021 passa a ofertar também a versão destinada ao público PCD, batizada de Life 1.6 CVT X-Tronic. O preço não foi anunciado, mas será abaixo dos R$ 70 mil para atender a legislação com a garantia da isenção de IPI e ICMS.
Fabricada sob a mesma plataforma, o Renaut Duster 2021 muda pouco nas dimensões. O modelo cresceu cerca de 4 cm no comprimento e agora mede 4.376. O entre-eixos com 2.673 metros justifica a generosidade do espaço interno do Duster. Na largura o Duster tem 1.832 metro e na altura 1.693 metro.
O vão livre do solo do Duster 2021 mede 237 mm de altura e os ângulos de entrada e saída têm 30 e 34,5 graus. O porta-malas tem capacidade para consideráveis 475 litros.
Itens de conforto e segurança
O SUV traz agora rodas de liga leve aro 17 polegadas, direção elétrica no lugar da eletro-hidráulica e a coluna de direção passa a ter ajuste de altura. O SUV conta também com controles de tração e estabilidade e assistente de rampa como equipamentos de série. No entanto, traz apenas airbag duplo.
As linhas visuais do novo Renault Duster garantem mais fluidez aerodinâmica ao modelo. Contribuíram para isso a inclinação da coluna A e do para-brisa (veja o vídeo do protótipo de argila com as mudanças nos volumes do Duster antigo, à esquerda, e do novo, à direita). Essas mudanças deixaram a frente mais comprida e aparência moderna.
Sem ruídos
A Renault fez um bom trabalho com relação a acústica. Praticamente não se ouve ruídos no interior da cabine. O Duster 2021 ficou mais moderno. No entanto, soube preservar a robustez característica do modelo. O capô ganhou vincos pronunciados e os faróis ficaram mais envolventes com luzes diurnas em LED.
O para-choque também é novo. Traz overbumper com faróis auxiliares embutidos e ampla grade inferior. A traseira ficou bem atraente. As lanternas traseiras com Led, em formato quadrado, remetem ao Jeep Renegade. Essa percepção foi geral. Alias, parecem mesmo. No interior chama a atenção com o novo acabamento, onde o material usado é de boa qualidade e textura.
Principais equipamentos de cada versão do novo Renault Duster 2021
Renault Duster Zen 1.6 MT: direção elétrica, ar-condicionado, faróis com luzes diurnas em LEDs, airbags dianteiros, controles de tração e estabilidade, cinto de segurança de três pontos nos cinco lugares, Isofix, start-stop, travas elétricas com detecção de afastamento, banco do motorista com regulagem de altura, alarme, rodas de 16" de aço com calotas, rádio com USB, Bluetooth e AM/FM e chave canivete. Opcionais: sistema multimídia EasyLink de 8", faróis de neblina e rodas de liga-leve de 16".
Renault Duster Zen 1.6 CVT: Traz todos os equipamentos da versão Zen MT e acrescenta câmbio CVT e ponteira de escapamento cromada. Como opcionais oferece sistema multimídia EasyLink de 8", faróis de neblina e rodas de liga-leve de 16".
Renault Duster Intense 1.6 CVT: Traz todos os equipamentos da versão Zen CVT e acrescenta grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico com acabamento cromado, rodas de liga leve de 16", vidros elétricos com função "um toque", volante em couro, sistema multimídia EasyLink de 8”, sensor de estacionamento com câmera de ré, ar-condicionado automático e piloto automático. Como opcional oferece apenas bancos em couro
Renault Duster Iconic 1.6 CVT: Intense CVT + sistema MultiView com 4 câmeras, alerta de ponto-cego, sensor de luz, chave presencial, rodas de 17" e apoio de braço. Opcional apenas bancos em couro.