O Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca, chega ao mercado, importado da Bélgica. O SUV da marca alemã já pode ser adquirido em uma das 14 concessionárias com bandeira e-tron no Brasil. Goiás não foi contemplado com uma revenda. Desta forma, o consumidor goiano encontrará o novo modelo mais próximo da sua localidade em Brasília.
Audi e-tron está sendo comercializado nas versões Performance e Performance Black, com preços a partir de R$ 499.990 e R$ 539.990, respectivamente.
Contudo, quem adquirir o e-tron no seu período de lançamento ganha um bom desconto no valor de R$ 40.000, pagando R$ 459.999 na versão Performance e R$ 499.000 na Performance Black. Além disso, garante 4 anos de manutenção já inclusos e valorização de R$ 15.000 na troca do usado.
O Audi e-tron é montado sobre a plataforma MEB e equipado com dois motores elétricos, que com potência total combinada de 408 cv com 664 Nm de torque As forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro.
Como seu torque é instantâneo, vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h. Sua autonomia é de até 436 km (ciclo europeu WLTP).
Nova tração quattro
O SUV 100% elétrico que estreia no mercado brasileiro traz a nova geração da tração quattro (tração elétrica nas quatro rodas). Ela garante aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno, regulando a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo.
Na maioria dos casos, o SUV Audi e-tron usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.
O sistema de baterias de íons de lítio do Audi e-tron pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio.
O motorista pode variar as características de direção com o com o Audi drive select. São sete modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.
No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.
Tempo de recarga
O Audi e-tron pode receber cargas de várias formas. Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga.
O tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
Na maioria dos casos, os consumidores optam por carregar o veículo elétrico durante a noite, como os smartphones. Nesse caso, o Audi e-tron pode ser carregado com a potência máxima disponível. É preciso levar em consideração outros equipamentos elétricos no domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial.
Os clientes também podem definir suas próprias prioridades, como programar o horário de carregamento de acordo com o horário que oferece valor reduzido da energia.
Além da recarga em redes externas, o Audi e-tron pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos.
Recuperação de energia
Um fato totalmente novo é que o motorista pode selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis utilizando as aletas localizadas atrás do volante. No nível 0, o Audi e-tron não recupera energia quando o motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores elétricos geram torque de freio regenerativo.
O motorista pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do acelerador, criando a sensação de pedal único. Em baixas velocidades, praticamente não há necessidade de usar o pedal do freio.
Além de ajustar manualmente o nível de recuperação de energia com as aletas do volante, o motorista também pode selecionar o modo automático na MMI.
Assim, o modelo aproveita seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos. A Audi é o primeiro fabricante do mundo a usar esse tipo de sistema em um veículo elétrico produzido em série.
O sistema de bateria opera sempre na sua faixa ideal de eficiência de 25ºC a 35ºC. O total de 22 litros de líquido de arrefecimento flui através dos 40 metros de conexões no Audi e-tron, garantindo que as baterias não percam capacidade, seja em que temperatura externa for.
Audi e-tron: retrovisores virtuais melhoram eficiência e autonomia
Um dos destaques do Audi e-tron são os retrovisores externos virtuais. Trata-se de uma novidade mundial em modelos de produção em série. Quando equipado com esta tecnologia inovadora, o SUV elétrico obtém o melhor resultado no seu segmento, com um coeficiente de arrasto de 0,27. A tecnologia faz aumentar a eficiência, além de contribuir para sua autonomia.
O equipamento conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels. O brilho se ajusta automaticamente. Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado.
Graças ao processamento sofisticado de imagens, os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho convencional em várias situações, como o reflexo direto da luz solar e nitidez para visão noturna. Vale ressaltar que não embaça em dias chuvosos.
Suspensão a ar
O e-tron conta com suspensão a ar, que se ajusta individualmente às condições da estrada. Dependendo da velocidade e preferência do motorista, a altura da suspensão varia até 76 milímetros. Especialmente em viagens mais longas, uma altura de condução mais baixa melhora a aerodinâmica e também contribui para a autonomia.
O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.629 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron tem bom espaço para cinco ocupantes e bagagens.
Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de espaço para o passageiro no assento central do banco de trás.
A capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.
Audi e-tron: equipamentos de série
Na versão Performance, o Audi e-tron conta de série com bancos dianteiros elétricos em couro, com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura. Todas as portas recebem a projeção do logotipo e-tron e as luzes internas são personalizáveis com 30 opções.
Como itens de segurança, o e-tron Performance vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.
Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android.
A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural.
Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução.
Equipamentos opcionais
Como opcionais para a versão Performance existem apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico. Este contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.
A versão topo de linha Performance Black, por sua vez, traz todos os equipamentos da Performance e agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano e teto interior na cor preta.
No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.
Além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, na versão Performance Black os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist.
Tecnologias
O Audi Side Assist é um pacote que contempla tecnologias, como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).
As rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black o desenho é exclusivo. São 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom.
Cores
Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.
A Audi anunciou em fevereiro investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos para instalação de 200 pontos até 2022.
O objetivo é instalar os pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade.
Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se aliou à Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.
Concessionárias e-tron
As 14 concessionárias que terão a bandeira e-tron, chamadas de Audi Center, estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória e São Paulo, com quatro revendas.
Todas as concessionárias também têm pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.