A nova geração da picape Fiat Strada 2021 já não é mais segredo guardado para o lançamento. A chegada do modelo utilitário compacto, líder absoluto do mercado há duas décadas, será no segundo semestre.
Seria exatamente neste dia 6 de abril, mas a Fiat se viu obrigada a adiar o lançamento por conta da pandemia do coronavírus. Mas o que a picape traz de novidade foi tirado do baú de segredos pela própria fabricante, antecipando o que sua nova geração tinha guardado para ser mostrado quando fosse lançada.
A nova data do lançamento da Fiat Strada 2021 não foi definido, assim como a picape não tem ainda seu preço anunciado. A fábrica da Fiat, em Betim, Minas Gerais, está com as atividades de produção suspensas e por enquanto as atenções estão voltadas para a prevenção e apoio no combate ao coronavírus.
Marca italiana se dedica no memento a ajudar na prevenção e combate do coronavírus
Ao invés de fabricar carros, a marca italiana se dedica no momento a ajudar na manutenção de respiradores artificiais. Além disso, construiu dois hospitais de campanha, sendo um na planta de Betim e outro na fábrica da Jeep, em Goiana, no Pernambuco.
A Strada 2021 surpreende pelas inovações e não esconde aparência inspirada na sua irmã Toro, lançada em 2016. A nova Strada mudou tudo, mas será facilmente identificada. Isso, mesmo que seu novo design remeta à uma novíssima picape.
Na nova geração, o consumidor não conseguirá enxergar um detalhe importante, mas terá a certeza do benefício. É exatamente o fato de sua carroceria ser construída com 90% de aços de alta e ultra resistência. A Volkswagen Saveiro, mais próxima concorrente da picape da Fiat, terá que se esforçar muito para fazer sombra à nova Strada.
Cabine dupla com quatro portas
A nova Strada virá com cabines simples (duas portas) e dupla de quatro portas – esquece as três portas do modelo em produção atualmente. As versões que estarão disponíveis são a Endurance, Freedom e Volcano.
Contudo, a Fiat deve manter em linha a versão de entrada Working da geração do modelo atual, focando as atenções em frotistas e consumidores que utilizam a picape para o trabalho.
Motores 1.4 EVO e 1.3 16V GSE
O motor 1.8 E.TorQ é aposentado. A nova geração da picape virá equipada com as motorizações de quatro cilindros 1.4 EVO, que equipa a Strada atual, estará disponível em algumas versões da nova picape, e o 1.3 GSE. O câmbio em todas as versões, por enquanto, será o manual de cinco marchas. A transmissão CVT ficará para 2022.
O motor 1.3 16V GSE será oferecido na versão topo Volcano da nova Strada. Esse propulsor é o mesmo que equipa modelos como Argo e Cronos. Ele entrega 101 cv de potência a 6 mil RPM, com gasolina, e 109 cv a 6.250 rpm, com etanol. Seu torque máximo, alcançado a 3.500 giros, é de 13,7 kgfm, com gasolina, e 14,2 kgfm, com etanol.
Dentre as inovações, a nova Fiat Strada 2021 introduziu um sistema que alivia o peso da tampa traseira em 60%. É similar ao que a Ford traz na picape Ranger. Com a tampa aberta, surge uma oura boa novidade. O acesso ao elevador do estepe.
Estepe temporário
Na nova geração da Strada o estepe fica embaixo da carroceria. Mas não se anime tanto porque o estepe é de uso temporário na versão Volcano. Não é o ideal para um utilitário.
No interior, não passa sem ser percebido o quadro de instrumentos derivado do Mobi. O espaço interno é maior do que o modelo atual. No quesito segurança, a nova picape Fiat Strada 2021 ganhou de airbags laterais.
Nova Central Multimídia
O modelo estreia nova Central Multimídia Uconnect Wireless, de 7”, que espelha o celular via Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos e é integrada à câmera de ré.
A nova Strada terá controles de tração e estabilidade, direção elétrica, faróis em LED, câmera de ré, cintos de três pontos, assistente de partida em rampa e apoio de cabeça para todos os ocupantes.
A nova geração da picape Fiat Strada tem capacidade para transportar 720 kg de carga e volume de 1.355 litros na caçamba da versão com cabine simples. Por sua vez, a versão com cabine dupla, leva mais pessoas, mas em menos capacidade de carga e volume na caçamba. São 650 kg e 844 litros, respectivamente.
Líder há 20 anos
Lançada em 1998, a Strada assumiu a liderança da categoria de picapes pequenas dois anos depois e não perdeu mais o posto.
O mercado de picapes cresceu bastante nos últimos anos. No ano de 2015, representava 12% das vendas de automóveis e comerciais leves no país. Nos anos seguintes as vendas só aumentaram. Saltou para 13,2% em 2016, 13% em 2017, 13,2% em 2018 e 12,9% no ano passado.
Esse percentual correspondeu ao emplacamento de 342.804 veículos em 2019. Lembrando que 76.223 foram da Strada e 65.566 foram da Toro. Ou seja, 141.789 das picapes, mais de 40% das vendas da categoria foram de modelos da Fiat. (Com informações do Correio, da Bahia).