A Jeep, marca referência em off-road, celebra neste sábado, 4 de abril, o Dia 4x4. Poucas marcas conseguem ter um dia para chamar de seu e a Jeep é uma delas. Tanto que a data é batizada de Jeep Day. Diferentemente dos anos anteriores, as atividades desta vez não serão presenciais por conta do coronavírus.
A marca nasceu nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial e ajudou na industrialização do Brasil. Além disso, tornou-se sinônimo de robustez e autenticidade com carros tecnológicos. Estes também pensados para as grandes cidades.
De lá para cá, já são quase oito décadas de muita história para contar neste 4 de abril. A data é comemorada internacionalmente pela referência numérica à categoria 4x4, criado pela Jeep.
O Jeep Day terá uma agenda especial. Ela traz integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil. Contém também um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.
Jeep: sinônimo de aventura
“O Jeep Day é uma data celebrada em todo o mundo para aproximar ainda mais a marca dos consumidores, reforçando a história e tradição. A data exalta também o espírito da marca para a comunidade. Sinônimo de aventura, a Jeep tem muito o que comemorar por seus números no Brasil”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.
Além disso, complementa Alexandre Aquino, “queremos estar cada vez próximos dos consumidores. Assim, nossa ideia é propor um dia de aventura e diversão. Queremos enaltecer o senso de comunidade para a legião de mais de 450 mil clientes da marca”.
Vendas da Jeep
No início deste ano (até começar essa fase atípica pela qual todo o país está passando) a Jeep manteve o ritmo de vendas. Os números ultrapassaram a marca de 250 mil unidades do Renegade, lançado há cinco anos.
As vendas garantiram também a liderança do Compass no segmento de SUVs médios. O modelo responde por 22% do total de SUVs em geral vendidos no País. Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil. O País é o segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Filme
Produzido pela Conspiração Filmes, o vídeo mostra como a Jeep utilizou os obstáculos como oportunidade para conquistas. Repleto de imagens históricas, o filme destaca diversos momentos marcantes da trajetória da marca.
O filme passa também pelo nascimento da Jeep nos campos de batalha com o modelo Willys feito em apenas 49 dias e a chegada ao Brasil no meio do século passado.
O filme traz ainda o momento da solidificação da marca nos 1990 como uma marca de desejo e o seu retorno para o Brasil em 2015, com a inauguração do polo automotivo, em Goiana, Pernambco.
Ao final, o filme faz um convite à comunidade para celebrar as conquistas e pensar no futuro com esperança, mesmo diante da fase atual em que vivemos.
Infográfico com linha do tempo
Feito como uma linha do tempo, o infográfico mostra sete motivos para a Jeep comemorar o Dia 4x4 como se fosse o seu próprio aniversário. Sete porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos em produção.
Entre os principais momentos desta história em que não faltam razões para comemorar, a composição relembra fatos como o início da produção do modelo CJ-5 no Brasil, em 1957, e a inauguração do Polo Automotivo Jeep, em 20015.