O Volkswagen Nivus, novo carro que a marca anuncia para quando junho chegar, é um New Urban Coupé, Crossover, SUV Coupé ou tão somente um Carro-design? A fabricante alemã prefere classificá-lo de um pouco de tudo que o leitor viu ai.
O Nivus começa a dar as caras no mercado, mesmo que com camuflagem rubronega. As imagens oficiais foram liberadas pela Volkswagen dentro da estratégia de pré-lançamento do modelo.
O novo Volkswagen Nivus, garante a fabricante, vai inaugurar um novo segmento no País, com design inovador e tecnologias encontradas entre os carros de luxo. O modelo está em fase final de testes pelas estradas brasileiras e será lançado em junho.
Vendas na América do Sul
A partir do segundo semestre, o Volkswagen Nivus, que não esconde suas linhas de coupé, chegará aos demais países da região América do Sul.
O novo Nivus será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O novo modelo é derivado do Polo e será produzido sob a global Estratégia Modular MQB. Essa plataforma é a mais moderna em conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.
Nivus foi totalmente desenvolvido por desigers e engenheiros da VW América do Sul
O Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul. Será o primeiro modelo desenvolvido localmente e passará a ser produzido e comercializado também no mercado europeu.
Com uma queda suave da coluna ‘C’, característica típica dos cupês, o Volkswagen Nivus suas linhas esportivas. Sua personalidade ganha argumentos ainda mais marcantes com os faróis e as lanternas em LED, além do DRL (daytime running light) totalmente em LED.
O conjunto de iluminação traz uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o pacote visual exclusivo.
Sistema de infotainment
O novo sistema de infotainment, totalmente desenvolvido no Brasil, tem nome e sobrenome: VW Play. Ele traz uma nova tela de alta definição e diversas funcionalidades. A novidade estabelecerá um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro.
Graças à Estratégia Modular MQB, o Nivus oferece espaço interno para ser chamado de confortável. Cinco ocupantes viagem sem aperto. A traseira mais alongada permite oferece também um excelente porta-malas, com capacidade para até 415 litros, maior até do que a posição original do seu irmão T-Cross.
Tecnologia Premium
O Nivus, informa a Volkswagen, será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos. Alguns dos seus itens são disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.
Frenagem autônoma
O SUV Coupé Nivus, assim vamos tratá-lo, inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake). O sistema, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma. Com isso, evita, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros.
O pacote de segurança traz ainda o Front Assist. Por meio de radar e sensores, o Front Assist monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.
Faróis de LED
Outro diferencial do Nivus é o conjunto de faróis e lanternas de LED, exclusivos nesta classe de veículo no mercado. Ele traz uma identidade visual completamente nova, adotada pela primeira vez em um modelo Volkswagen, com DRL (daytime running light) de LED em formato envolvente.
O motor do Volkswagen Nivus é o 1.0 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Esse propulsor é batizado oficialmente de 200 TSI. Ele entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 mkgf de torque, com etanol.
A transmissão é automática de seis marchas. Esse conjunto mecânico é o mesmo que atualmente faz muito sucesso entre os clientes de Polo, Virtus e T-Cross.