O Audi R8 2021 chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2020. O modelo superesportivo, que marca sua volta a Brasil, será comercializado em uma ação inédita por um valor único de R$ 1.234.990 na modalidade venda direta. Detalhe: os primeiros clientes poderão configurar seu próprio veículo antes mesmo de ser produzido.
Nenhum modelo com o logo das quatro argolas está mais próximo de um carro de pista que o Audi R8. O superesportivo possui motor central-traseiro V10 que gera 610 cv de potência e 560 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. A transmissão é a S tronic de sete velocidades e conta com renovado sistema de tração quattro.
A distribuição de torque se adapta às condições de direção. Em casos extremos, 100% do torque podem ser transmitidos para o eixo dianteiro ou traseiro. O modo performance no sistema Audi drive select permite a adaptação dos parâmetros mais importantes na dinâmica para diversas condições de clima e solo.
Audi R8 2021: proprietários poderão personalizar até 10 diferentes itens do superesportivo
Os compradores do Audi R8 poderão personalizar até 10 diferentes itens do carro, como cores externas, side blade, acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design de rodas 20”, pinças de freio, acabamento interno, revestimento do teto, e padrão do revestimento dos assentos.
Ao todo são quase 1,6 milhão de combinações possíveis para o novo Audi R8, o que possibilita um nível de personalização único.
Catálogo à disposição
Os interessados terão acesso a um catálogo da linha 2021 do Audi R8 em sua concessionária de preferência. Estes devem confirmar o pedido até 14 de maio. Nele constam todos os itens e os detalhes de cada um para uma escolha precisa de acordo com o desejo do cliente.
São 10 cores externas (Branco Íbis, Amarelo Vegas – sólidas; Azul Ascari, Prata Florete, Cinza Kemora, Preto Mito, Cinza Suzuka, Vermelho Tango – metálicas; Cinza Daytona – perolizada e Azul Arara – Cristal Effect).
Os side blades (lâminas laterais) podem ser personalizados em cinco tipos diferentes – carbono, preto mito, cinza kendo, prata e titânio fosco. O conjunto de saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor do escapamento também podem ser personalizado nas cores carbono, preto brilhante e titânio fosco.
Já a capa do retrovisor está disponível em quatro opções: carbono, preto brilhante, titânio fosco ou na cor do veículo.
Para finalizar o exterior, o logotipo da Audi e as inscrições R8 e V10 podem vir em cromado ou em preto. Existem ainda seis opções diferentes de rodas 20’’ disponíveis com três diferentes pinças de freio em vermelho, cinza e azul.
Dentro do Audi alguns elementos estão disponíveis em cinza antracite, carbono fosco e carbono brilhante. Dentre eles as soleiras, molduras e console central.
Para o revestimento do teto em Alcântara do modelo é possível escolher entre o acabamento com costura em diamante ou liso. Nos assentos esportivos são 18 possibilidades se considerar os dois desenhos (diamante ou liso) e cores de costura.
Cores especiais
Comercializado em versão única, o Audi R8 terá opções de cores especiais para os proprietários do esportivo. Entre as cores Audi Exclusive, há mais 19 alternativas. São nove cores foscas (Cinza Suzuka, Prata Florete, Cinza Daytona, Branco Ibis, Branco Geleira, Amarelo Vegas, Vermelho Tango, Marrom Argus e Azul Navarra).
Somam-se também duas perolizadas (Vermelho Misano e Azul Sepang), cinco sólidas (Cinza Nardo, Laranja Brilhante, Verde Avalon, Verde Camuflagem e Azul Kumulus) e três metálicas (Marrom Ipanema, Bege Carat e Verde Java). Todas essas cores podem ser encomendadas por valor adicional.
A combinação de alumínio e fibra de carbono abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento. O R8 tem 2,65m no entre-eixos relativamente curto, de 2,65m. Seu comprimento total é de 4,42m, altura de 1,24m e largura de 2,03m.
Condução diurna
As características luzes de condução diurna trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro. Toda a aparência do R8 transmite uma sensação de leveza e precisão técnica.
Uma característica que distingue o carro visualmente é o sistema de faróis a laser. O equipamento de série no modelo, ativo no modo farol alto, ilumina duas vezes mais que faróis de LED comuns. Além disso, evita ofuscar outros participantes no trânsito.
Os faróis de LED geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca. Esta luz branca pode ser ajustada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin.
Os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro. Eles tornam a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura.
Botões no volante multifuncional
O botão start-stop e o seletor do Audi drive select ficam localizados no volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso.
Conta também com um seletor que ajusta o veículo em diferentes condições de condução: seco, molhado ou neve.
O Audi virtual cockpit apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela. Pode ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências.
No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque.
O Audi R8 possui ainda as mais recentes tecnologias em termos de infotainment, com MMI touch, Audi smartphone interface e sistema de som Bang & Olufsen como equipamentos de série.